quarta-feira, 23 de novembro de 2011

23 NOV: Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil

Todos os anos no dia 23 de novembro instituições que trabalham em prol de crianças e adolescentes com câncer se unem para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil. A data foi instituída em 2008 e tem como objetivos estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infanto-juvenil, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção  integral às crianças e adolescentes com câncer, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol da causa, difundir os avanços técnico-científicos relacionados e apoiar os pequenos pacientes com câncer e seus familiares.

GRAACC 
Hoje, 23/11/11, o GRAACC, em parceria com a agência de publicidade OgilvyOne, lança a campanha "Doe seu Perfil", com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o combate ao câncer infantil.

A campanha tem como padrinhos os jogadores Kaká e Neymar, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, as cantoras Ivete Sangalo e Wanessa Camargo, os apresentadores Angélica, Otávio Mesquita e Marco Luque, o lutador Anderson Silva e o cantor Nando Reis, que nesta data doarão seu perfil no Twitter a uma criança do GRAACC. Cada artista escolheu um paciente do GRAACC e colocará em seu perfil por 24 horas, deixando um recado dizendo que neste dia está representando a criança da foto em apoio ao "Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil". O objetivo é que os amigos, seguidores, fãs e admiradores dos famosos possam retwittar a postagem e abraçar a causa.

"Para nós do GRAACC é muito importante ter o apoio desses respeitados artistas que tiraram um pouquinho do seu tempo para ajudar no tratamento das crianças com câncer. Só temos a agradecer a eles e contamos, também, com a participação dos demais usuários da rede social nesta luta constante", diz Dr. Sérgio Petrilli, superintendente médico do GRAACC. "Participar de uma ação assim é muito simples, não toma tempo, não custa nada e nos ajuda na causa", conclui.


Apelo às autoridades
Meu filho Vitor também é paciente do GRAACC e sou testemunha do que esta Instituição tem feito em prol das crianças e adolescentes com câncer. Crianças de todos os estados do Brasil e também muitas do Mercosul são amparadas nos momentos mais delicados de suas vidas. Não há distinção entre elas e todas são atendidas com igualdade independente de ser pelo SUS ou plano de saúde. Tenho certeza que o atendimento excelente não seria possível sem a ajuda da iniciativa privada, tanto de pessoas físicas, como também de empresas parceiras.

Existem muitos outros centros de tratamento de câncer infantil pelo Brasil afora, mas infelizmente poucos com a condição de oferecer atendimento de ponta, com médicos sempre atualizados, para com isto aumentarem as chances de cura contra esta doença tão cruel. Acompanho bem de perto este meio, e sei do que estou falando. Meu pedido neste dia é pra que as autoridades se atentem para esta questão e façam com que mude a realidade, para que todas as crianças acometidas com câncer tenham direito ao que existe de mais avançado e moderno. Com isto, além da qualidade de vida com dignidade, poderá fazer a diferença entre a vida e a morte.

Pra você que é de Maceió
O Instituto Arthur Amorim (criado pelo Cláudio e July, pais do Arthur Amorim) estará promovendo dia 27 de novembro (Domingo), na orla de Maceió, em frente ao Clube do Pirata na Ponta Verde, uma mobilização com panfletagem e orientações do diagnóstico precoce, em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, a partir das 9h.

Participe você também nessa luta pela vida!

O site do instituto é 
www.arthuramorim.org.br, e ainda essa semana estará no ar.

Postagens sobre o Arthur Amorim:



Pra quem é de Manaus
O Instituto ALGUEM (fundado pelos pais da Ana Luiza e também da Giulia Wallace), estará hoje na Câmara Municipal de Manaus, realizando um pronunciamento em homenagem ao Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil.




Outras postagens:
Agrotóxicos X Vulnerabilidades das crianças

Substâncias Tóxicas: Crianças são as maiores vítimas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

11 a 15 NOV 2011: Primeiro Campori do Vitor - campeões do QSP

Desde sexta-feira, 11/11, meus 3 meninos estão participando de um acampamento do clube de Desbravadores (Campori), que está acontecendo na Fazenda Itaipava, na cidade de Eldorado/SP, a pouco mais de 250 KM aqui de São Paulo, bem próximo da divisa com o Paraná.

Estão acampadas cerca de 3000 crianças/adolescentes , juntamente com seus líderes. No Clube de Desbravadores são desenvolvidas atividades envolvendo as partes física, mental e espiritual, para juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos. Eles aprendem muitas coisas, incluindo atividades ao ar livre, acampamentos, inúmeras especialidades, além de orientações que os ajudem a serem bons cidadãos, bons filhos e tementes à Deus. É vinculado à igreja adventista, mas não é necessário ser membro da igreja pra ingressar no clube...

No sábado, 12/11, fomos visitá-los e ficamos felizes ao vê-los animados e participando das atividades. O Vitor entrou para o clube este ano e é o primeiro acampamento que ele participa como desbravador. Deu pra notar que está gostando e aproveitando bastante.

No sábado à noite assistimos a final do  “Quem Sabe Prova”, que é um concurso bíblico que aconteceu durante todo o ano, em várias eliminatórias e o Vitor e o Davi se destacaram e chegaram à final. Fiquei muito emocionada, pois os dois foram campeões. O Davi em primeiro e o Vitor em segundo.

Fiz um vídeo destes momentos especiais e compartilho aqui:


Meus meninos retornam amanhã, mas já estou com saudades... A casa fica vazia e sem vida sem o barulho que eles fazem...

Abraço a todos e ótimo feriado!

Vitor, Vinícius e Vinícius - companheiros de barraca

Grande Final do Concurso "Quem Sabe Prova"

Lula na luta contra o câncer

Nos últimos dias de outubro de 2011 todo o Brasil foi surpreendido com a notícia de mais uma personalidade pública com câncer. Trata-se do nosso ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com um tumor maligno na laringe.

Há 20 tipos de câncer de laringe, com 150.000 novos casos por ano no mundo – dos quais 10.000 no Brasil. O de Lula, carcinoma epidermoide, é o mais comum e também um dos mais agressivos. Foi classificado como “localmente avançado”, ou seja, é um tumor grande, mas ainda está confinado à laringe.

Bom seria se todo o povo brasileiro tivesse a chance de ter o atendimento que nosso ex-presidente está tendo. A começar pela rapidez do diagnóstico e início de tratamento. A doença foi descoberta no sábado e já na segunda iniciava-se o tratamento, no Hospital Sírio Libanês, um dos mais modernos e avançados do mundo, mas que infelizmente, poucos têm acesso.

Fico na torcida pra que dê tudo certo e ele fique completamente curado!

07 SET 2011: Arborismo em Águas de São Pedro

No feriado de 07 de setembro de 2011, aproveitamos para fazer um passeio em família e fomos a Águas de São Pedro, uma estância hidromineral, localizada a cerca de 200 KM da cidade de São Paulo. Fomos e voltamos no mesmo dia, e tivemos um dia bem agradável. Lá os meninos quiseram fazer “arborismo”, que é um circuito radical com cordas, pontes e cabo de aço, montado na copa das árvores a 10, 15 metros de altura do chão... Tem que ter muita coragem pra praticar este esporte. Meus filhos Bruno e Davi já haviam feito em 2 ocasiões, mas o Vitor ainda não... Ele quis fazer desta vez e achei que seria bom para treinar o equilíbrio, força e coordenação motora, que foram prejudicados na cirurgia, devido ao tumor. O instrutor o preparou com os equipamentos de segurança, e caso perdesse o equilíbrio, ficaria “dependurado” pela corda, mas não seria legal, devido ao “tranco” da queda, pois na situação dele é prudente evitar todo tipo de impacto... Mas mesmo assim ele foi e fiquei surpresa e feliz com o seu desempenho. Eu e meu marido ficamos emocionados, pois a algum tempo atrás, não sabíamos se algum dia poderia praticar atividade deste tipo, devido as seqüelas de perda da força muscular do lado direito do corpo, equilíbrio e coordenação motora. Ficamos impressionados quando conseguiu agüentar o peso do corpo, segurando na tirolesa com as duas mãos... Mas teve um momento de apreensão, pois justo na tirolesa entre 2 árvores houve um incidente... Ele não deu o impulso necessário e pouco antes de chegar à segunda árvore, ficou dependurado no ar, segurando o peso do corpo com as mãos... Sabíamos que não agüentaria muito tempo naquela posição, por causa da força diminuída do lado direito e a qualquer momento poderia soltar e na queda, ter o “tranco”... Mas graças a Deus foi possível que o instrutor o ajudasse e deu tudo certo!

Compartilho um vídeo com alguns momentos desta aventura:

Meus 3 tesouros prontos para a aventura...

Vitor corajoso na copa das árvores...

Ele gostou do desafio...

SET a NOV 2011 – Treinamento, Expo Saúde e Congresso de Mulheres

16 a 18 SET 2011: Treinamento em Saúde e Vida Saudável
Entre os dias 16 a 18 de setembro de 2011 estive mais uma vez participando de um treinamento em Saúde, na cidade de Cotia/SP e foi promovido pela minha igreja. Assisti palestras maravilhosas e também demonstração prática de culinária, no caso doces e sobremesas saudáveis, com o culinarista Ricardo Fioravanti. Muito interessante. Também assisti a professora Eliza Biazzi, conferencista e escritora de diversos livros na área de saúde e alimentação, incluindo um que gosto muito, que é “Recursos para uma vida natural”.

29 OUT 2011 – Expo Saúde
A igreja adventista, da qual faço parte tem como uma de suas doutrinas o cuidado com o corpo,  pois segundo a bíblia somos “Santuário do Espírito Santo” (I Corintios 6:19 e 20). A cada dia, a ciência tem comprovado que hábitos saudáveis podem prevenir inúmeras doenças, além de trazer bem estar geral. Em cada igreja adventista é escolhida uma pessoa para desenvolver ações nessa área, e aqui na minha igreja, sou a “diretora de saúde”, e apesar de leiga, tenho compartilhado o que tenho aprendido. No ano passado, desenvolvemos um projeto aqui na nossa região denominado “Expo Saúde”, originalmente desenvolvido pelo Instituto Weimar, o Centro Hospitalar de Estilo de Vida Wildwood e o H.E.R. (Health Education Resources – Recursos Educativos de Saúde). Consiste numa feira, onde são montados stands dos 8 fatores principais relacionados à prevenção de doenças (nutrição, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso, confiança). A pessoa visita cada stand, e além de orientações práticas, realiza alguns testes (IMC, glicemia, pressão arterial, step, fluxo expiratório) e ao final, após a inserção dos dados num software no computador, e de acordo com as respostas sobre seu estilo de vida, é possível saber sua idade biológica em relação à idade cronológica. O grande objetivo da Expo Saúde é a conscientização de que os hábitos saudáveis podem melhorar a saúde do organismo como um todo. Utilizamos a quadra de uma escola pública e muitas pessoas participaram e gostaram bastante e desde o início do ano, recebemos o convite por parte da escola para repetir o projeto, o que aconteceu no dia 29 OUT 2011. Durante a Expo, recebemos a visita de uma vereadora da cidade de São Paulo, que também é médica e gostou muito do projeto.

Ah, até o Vitor participou... sua função era digitar os dados no computador e encaminhar a pessoa ao próximo stand... 

Abaixo, um vídeo com uma pequena amostra de como foi a “Expo Saúde”


04 a 06 NOV 2011 – Congresso de Mulheres em Águas de Lindóia
Participei novamente este ano do Congresso de Mulheres promovido pela Igreja Adventista no estado de São Paulo, que aconteceu na cidade paulista de Águas de Lindóia e foi muito proveitoso. Compareceram cerca de 1800 mulheres, no salão de convenções do Hotel Monte Real e no meio de tanta gente, encontrei casualmente uma pessoa que ainda não conhecia pessoalmente, apesar de já termos nos falado diversas vezes por telefone e e-mail. Trata-se da Dione, sogra do Wendel Matos, que faleceu em novembro do ano passado, aos 32 anos, vítima de um tumor cerebral da mesma linhagem que do meu filho . Relatei a história dele aqui no blog: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/11/wendel-matos-sublime-esperanca.html 

 Foi muito emocionante encontrá-la e parecia que já éramos amigas a muito tempo... Devo ser boa de fisionomia, pois somente a havia visto em fotos num dos clipes do Wendel e quando a vi lá em Águas de Lindóia, consegui reconhecê-la.

Querida Dione, foi muito bom tê-la encontrado!


Participação no Programa "Sala de Notícias em Debate"

Conforme mencionei na postagem anterior, recebi o convite para participar do programa “Sala de Notícias em Debate”, no Canal Futura, Fundação Roberto Marinho. O programa do dia 08/11/11 teve como tema “Como lidar com o câncer“ e os convidados foram o médico oncologista, Dr. Eduardo Côrtes, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Câncer do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e professor da faculdade de medicina da UFRJ  e também a psicóloga Ana Valéria Miceli , coordenadora de ensino da área de psicologia do INCA . No meu caso, fui para relatar um pouco da experiência que vivemos nos últimos 4 anos. A TV Futura fica no Rio de Janeiro, e o programa “Sala de Notícias em Debate” vai ao ar às terças-feiras, 21:00 horas, “ao vivo”. Apesar de eu ter ficado nervosa e apreensiva, correu tudo bem, graças a Deus. A jornalista e apresentadora Amanda Pinheiro tem muita habilidade e conduziu bem o programa e  foi proveitoso.

Abaixo, os vídeos publicados no youtube:

Bloco 1:

 Bloco 2:

Bloco 3:

Os convidados juntamente com a apresentadora Amanda Pinheiro

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sala de Notícias Debate sobre Saúde

Fui convidada para participar da Sala de Debates Notícias que acontecerá hoje, às 21:00 horas, no canal Futura e logo mais embarco para o Rio de Janeiro. Confesso que estou ansiosa, pois prefiro escrever a falar, mas mesmo assim aceitei o desafio e seja o que Deus quiser. A paula do programa de hoje será sobre câncer e espero contribuir de alguma forma, pois vivenciamos esta experiência e muitas outras famílias também passam ou passarão por isto, pois é uma doença, cuja incidência tem crescido assustadoramente a cada dia.

Muito obrigada a todos que leem este espaço e também pelas mensagens que recebo a cada dia. Ainda estou enrolada com o meu tempo, mas assim que possível respondo a cada uma delas. Continuem orando e torcendo por nós, por favor.

Deus abençoe a todos e grande abraço!


Abaixo, a sinopse do programa:


Como lidar com o câncer?

 Tratado por muito tempo como tabu ou um assunto a ser evitado, o câncer pode não ser uma doença exclusivamente moderna, mas tem avançado com hábitos e excessos do nosso tempo. Na última década, a incidência de tumores cresceu 20% no mundo e, de acordo com a ONG World Cancer Research Fund e dados da Organização Mundial da Saúde, são registrados 12 milhões de novos casos por ano, 2,8 milhões deles relacionados aos hábitos da população.

No fim de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula as Silva foi diagnosticado com um tumor maligno na laringe de agressividade intermediária, um tipo de câncer que costuma estar associado ao fumo e à bebida alcoólica. A doença de Lula dividiu opiniões e levantou uma série de polêmicas na internet sobre os hábitos do ex-presidente e o tratamento da doença nos sistemas público e privado de saúde.

O Sala de Notícias Debate da próxima semana vai discutir a forma como o câncer é tratado - do ponto de vista médico e também no imaginário das pessoas - e como pacientes e as pessoas próximas a eles lidam com a doença. Quais os fatores que pesam na formação de um tumor e no sucesso do tratamento? O que muda com o diagnóstico da doença? Como lidar com o câncer dos outros?

Ao longo do programa, o público pode enviar perguntas e opiniões sobre o tema para serem comentados pelos convidados, ao vivo. No endereço www.futura.org.br/saladebate é possível ter acesso aos canais de contato com a produção: chat online, Twitter e Facebook. É possível também enviar mensagens de texto para o número 65865, ao custo de R$0,31 + impostos (serviço disponível para as operadoras Vivo, Claro e Tim). E assistir ao programa online no endereço www.futura.org.br/aovivo. Terça-feira, 25 de outubro, às 21hs.

Pesquisar este blog