quinta-feira, 31 de março de 2011

31 MAR 2011: Vitor completa 10 anos!

Hoje é um dia muito especial, pois o Vitor, meu caçulinha, está completando 10 anos!!!
E nesta data, meu sentimento é de gratidão a Deus, por nos ter concedido tantas vitórias. Claro que foram muitas lutas, mas sempre podemos ver a mão de Deus nos livrando e conduzindo a nossa jornada.
Filhos são dádivas de Deus e são o que de mais preciosos temos nesta vida. Deus me agraciou com três tesouros, minha razão de viver. Cada um tem as suas características e peculiaridades... Do Vitor, posso ressaltar que é uma criança muito dócil, amorosa, de bem com a vida, pois raramente o vejo triste. Não economiza demonstrações de afeto. Adoro todas as vezes que me abraça, beija e diz : te amo!
Vitor, meu amor, agradeço ao Papai do Céu por ter me honrado com a dádiva de ser a sua mãe... Você é um filho maravilhoso e saiba de te amo muito!
Que Deus lhe conceda muitos e muitos anos de vida, repletos de alegria, saúde, paz, amor e felicidade.
Milhões de beijinhos!!!

Meu bebê...





Com 1 aninho!!!

 2 aninhos...












3 anos!!!
4 anos...
5 anos
6 anos...
Março de 2008... 7 anos!

8 anos...

9 anos

Atual...


José Alencar: um brasileiro de honra

No dia 29/03/2011 o Brasil ficou entristecido, pois perdeu um nobre cidadão, um corajoso guerreiro, nosso ex- vice- presidente da República, José Alencar.

Foram 14 anos de luta contra o câncer, sem jamais desanimar ou esmorecer. Fez de tudo que existia de mais moderno para o seu caso. Tratamentos de ponta aqui no Brasil e exterior, mas infelizmente ainda não foram suficientes para livrá-lo de forma definitiva desta doença tão cruel. Mas diferentemente de muitos outros brasileiros, que não tem acesso a estes tratamentos sofisticados, conseguiu uma excelente sobrevida, pois a doença ficou sob controle bom tempo, mas sempre insistia em reaparecer.

De origem humilde, subiu na vida com muito trabalho e perseverança.

E o que mais encantava os brasileiros era o seu otimismo diante das adversidades... Confiava em Deus e demonstrava isto publicamente.

“Primeiro, tenho fé em Deus. Jesus Cristo tem um discurso, o Sermão da Montanha, e lá tem o Pai Nosso, no qual ele diz: ‘Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu’. Porque, se Deus quiser te levar, ele leva, a hora que ele quiser.”

“Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve.”

“Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra.”

Com certeza seu exemplo de hombridade não será esquecido pelo tempo. Ele foi uma pessoa que fez a diferença...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alimentos orgânicos são mais nutritivos

Alimentos orgânicos, ou seja, cultivados sem o uso de agrotóxicos, são mais nutritivos que os alimentos convencionais. Foi o que divulgou uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná, após testar alguns alimentos em laboratório.

Na última sexta-feira o Globo Repórter foi sobre os Orgânicos. E o mais interessante da matéria, foi a divulgação dessa pesquisa citada acima.

Interessante notar que as pessoas estão mais atentas, procurando um estilo de vida mais saudável.
E o reflexo já foi visível na feira de orgânicos, no parque da Água Branca, aqui em São Paulo. No domingo, meu marido disse que estava bem mais lotada, que o habitual. E segundo os produtores disseram, no sábado foi uma “loucura”, pois os produtos acabaram em apenas 1 hora.

Acho muito bom este tipo de reportagem, pois ajuda difundir hábitos saudáveis, que só vai ajudar na saúde.

Creio que seu houver mais procura, mas produtores surgirãor pra atender a crescente demanda.

Abaixo os links da matéria:

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=HJ7OPpJNQlQ

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=NWj_rH2IgIY

Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=_qZyh37ChUA

Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=NWj_rH2IgIY

terça-feira, 29 de março de 2011

Substâncias Tóxicas: Crianças são as maiores vítimas

No dia 21/03/11 assisti a reportagem no jornal da Band sobre a contaminação do leite materno por agrotôxicos, o que mais uma vez mostrou a vulnerabilidade das crianças com relação a agrotóxicos e outras substâncias química tóxicas.

Na reportagem, foi apresentado o resultado de uma pesquisa, onde foi testado o leite materno de 62 mulheres da cidade de Lucas do Rui Verde, no Mato Grosso. O resultado foi estarrecedor, pois comprovou que em 100% das amostras testadas havia contaminação de pelo menos um tipo de agrotóxico.

O que é intrigante, é que essas “mamães” não são trabalhadoras agrícolas e apenas 3 delas moravam na parte rural da cidade... São pessoas comuns, que de uma forma ou de outra ficaram expostas e assim contaminadas. Seus bebês, desde muito cedo, já entraram em contato com substâncias comprovadamente deletérias à saúde.

Outro fato assustador, é que nestas amostram de leite materno foram encontrados resíduos de substâncias proibidas no Brasil desde 1998...

Conforme já mencionei algumas vezes, tenho fortes suspeitas de que meu filho Vitor tenha sido contaminado por agrotóxicos, quando tinha 1 ano e 2 meses, numa ocasião em que visitamos uma lavoura de tomate e ele comeu 2 tomates recém colhidos... Explico como foi neste post:
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/04/jun-2002-sabino-agrotoxico.html

Depois de tudo que li e pesquisei, esta hipótese ganha bastante força. Abaixo, algumas considerações sobre o assunto, baseadas no livro que estou lendo no momento, chamado: "Cem anos de Mentira", do jornalista  investigativo da área de ciencia e medicina, Randall Fitzgerald. O livro é repleto de citações de artigos científicos, publicados nos mais importantes periódicos da área.

Vivemos num mundo tóxico
Durante as últimas décadas, mais de 100 mil substâncias quimicamente sintéticas foram registradas como componentes de produtos públicos, destinados à utilização na agricultura e nas atividades industriais. Infelizmente, a ciência não pode testar de forma efetiva os efeitos de tamanha carga tóxica sobre nossos organismos. Os estudos analisam geralmente a substância “isoladamente”, o que não traduz um resultado real, pois milhares de substâncias químicas tóxicas “interagem” entre si. Isso se chama sinergia, que á a ação simultânea de 2 ou mais substâncias químicas, cujo efeito total resulta muito maior do que a mera soma dos efeitos individuais das partes envolvidas. Considerando a enormidade do desafio de testes dos efeitos sinérgicos, um especialista calculou que se somente as mil substâncias químicas mais comuns fossem testadas quanto às diferentes combinações obtidas a partir de três substâncias misturadas entre si, a cada combinação, seriam necessários 166 milhões de experimentos distintos para cobrir todas as possibilidade. É por este motivo que existem tão poucos estudos acerca de efeitos sinérgicos das substâncias entre si.

Na reportagem da Band, o toxologista Wanderley Pignati informou que as pessoas são atingidas pelos efeitos dos agrotóxicos, independentes de estarem na lavoura, no momento da aplicação. Ele explicou que parte do agrotóxico é levada pelo vento, outra parte contamina o lençol freático (atinge água potável), e ainda outra parte evapora, condensa e desce na forma de chuva, podendo então atingir outras regiões.
Já li alguns livros e também artigos sobre os efeitos das substâncias nocivas, que podem ser os agrotóxicos e inseticidas ou também substâncias químicas sintéticas na forma de aditivos alimentares, como conservantes, corantes, adoçantes ou na forma de produtos de uso pessoal e geral, como plásticos, vernizes, tintas, cosméticos, produtos de limpeza ou de higiene pessoal. São substâncias invisíveis, que invadem nosso corpo e são capazes de malefícios inimagináveis.

Meios de contaminação
Somos contaminados por toxinas através da pele, dos pulmões ou do estômago, por intermédio da alimentação. Todas estas intrusas terão inevitavelmente de se confrontar com o fígado, onde serão detectadas e a maioria delas enviadas para eliminação. Mas nem todas as substâncias toxinas tem este destino... Algumas se concentram em certos órgãos ou tecidos, que podem ser os ossos, fígado, rins ou até mesmo o cérebro. Há substâncias tóxicas que conseguem transpor a barreira hemato-encefálica que protege nosso cérebro, e ali se alojam, tornando muito difícil a eliminação. Algumas substâncias químicas se decompõe muito lentamente, outras são indecomponíveis.

Falhas nos sistemas de Desintoxicação e Excreção
“Nossos corpos não foram projetados para se proteger contra esse verdadeiro massacre quimico”, observa Paula Baillie-Hamilton, autoridade britânica nos efeitos das toxinas químicas sobre a saúde. “Como resultado disso, nossos sistemas geralmente falham ao tentar processar e eliminar a maioria dessas substâncias químicas que entraram em nossos corpos; então, os níveis de concentração começam a se elevar dentro de nós”. E muitas dessas substâncias permanecem aguardando para desencadear um processo sinérgico que resultará em uma doença.

Minimizando os efeitos da contaminação
As toxinas químicas não respeitam fronteiras ou quaisquer outros limites e nos invadem incessantemente, à medida que respiramos, comemos ou bebemos. Nossa única esperança razoável é aprender como minimizar os riscos e controlar a exposição às toxinas sintéticas, de modo a aumentar as chances de viver vidas mais saudáveis.

Um corpo saudável é um eficiente eliminador de toxinas. Os sitemas envonvidos são: intestinos, rins, respiração, onde eliminamos o dióxido de carbono tóxico dos nossos pulmões, o fígado, que filtra o sangue que circula em nosso corpo para purificá-lo. O sistema linfático é responsável pela remoção de toxinas e do excesso de líquidos do nosso organismo, como ocorre com as glândulas sudorípadas e a pele (maior órgão do nosso organismo), também responsável pela eliminação de toxinas. Qualquer restrição ou mau funcionamento desses sistemas de eliminação fará com que as toxinas comecem a se acumular. Todos somos capazes de tolerar certos níveis de toxinas em nosso organismo. Esse nível de tolerância, porém, é diferente de pessoa para pessoa e depende da exposição a cada determinada substância, do estilo de vida, da dieta alimentar, dos remédios consumidos e dos hábitos em geral.

Suscetibilidade Genética
A exposição a certas substãncias químicas desencadeia a nossa suscetibilidade genética para alguma doença ou mal. Em que momento esses níveis de exposição serão suficientes para desencadear doenças ou males específicos, depende de uma variedade de fateres, incluindo predisposições genéticas, e a extensão dos danos sofridos pelo sistema imunológico, afetado pelas toxinas químcias. A genética e os fatores ambientais interagem nas células humanas, ocasionando modificações em suas moléculas que iniciam certo tipo de reações em cadeia e que levam ao surgimento das doenças. Os cientistas comparam estas modificações ao efeito de uma cascata – uma série de quedas d´água, cada vez maiores, de cada uma para a seguinte – que proporciona o aparecimento do câncer, do mal de parkinson, da artrite, dos males cardíacos e de outras doenças.

Influência da Nutrição Inadequada
O funcionamento dos nossos sistemas imunológicos está comprometido pela nutrição inadequada, o abuso de antibióticos e as toxinas químicas que absorvemos e armazenamos em nossos corpos.

“Agentes causadores de câncer podem amplificar os efeitos uns dos outros”, observou o Dr. Wogan, numa reportagem publicada no jornal The New York Times, de 13 de dezembro de 2005: “Como um complicador adicional, a dieta de uma pessoa – ou alguns componentes dessa dieta – pode aumentar a atividade de algumas enzimas que convertem substâncias químicas em carcinogênicos enquanto outros componentes da dieta podem desativar enzimas que anulam a toxidade de certas substâncias químicas”

Aquilo que nós, seres humanos, consumimos como alimento passou por transformações mais profundas nos últimos 100 anos. Embora, geneticamente, nossos corpos tenham conservado as mesmas necessidades nutricionais dos nossos ancestrais. Essa discrepância entre o que somos fisicamente e o que colocamos dentro dos nossos corpos plantou a semente da atual variedades de epidemias, males e doenças com que sofremos. O argumento de que a nossa dieta de alimentos processados, saturados de substâncias químicas sintéticas, está em conflito com a dieta para a qual fomos geneticamente programados surgiu, pela primeira vez, em 1985, no relatório escrito por S. Boyd Eaton, publicado no The New Engalnd Journal of Medicine. A idéia foi, mais tarde, desenvolvida por Loren Cordain, professor do departamento científico de saúde e fisiologia da Universidade do Estado do Colorado, e publicada em seu livro The Paleo Diet (A Dieta Paleontológica), em 2002. “Nossos genes determinam nossas necessidades nutricionais”, escreveu Cordain, e “vários alimentos modernos estão em conflito com a nossa conformação genética”, uma situação que, consequentemente, redunda na causa de muitas das doenças atuais”.

Temos utilizado nosso conhecimento científico para modificar os alimentos que nos foram dados pela natureza, desrespeitando, assim, as leis da própria natureza quanto à manutenção da saúde. ”A natureza dispõe os alimentos em embalagens que contêm as combinações adequadas de minerais e outras substâncias essenciais à nutrição dos nossos vários órgãos”.

Crianças são as maiores vítimas
Voltando ao caso do leite materno contaminado na cidade de São Lucas do Rio Verde:
A presença desses contaminantes no leite materno indica que o feto também foi exposto durante a vida intrauterina. Simpósios da Society of Toxicology destacam a relação entre o estresse ambiental na vida fetal e a ocorrência de doeças e condições de caráter neurológico e imunológico durante a infância e vida adulta. Já sabemos que quanto mais precoce a exposição, maiores os riscos. O nível de atividade de determinadas enzimas, que ajudam na desintoxicação de certos pesticidas, ainda é bem ineficaz nos primeiros anos de vida.

No maior estudo sobre exposição a produtos químicos com seres humanos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças norte-americanos encontraram mais de 100 substâncias tóxicas nos corpos de 2400 pessoas analisadas. Constatou-se que as crianças têm uma carga de substâncias químicas maior em seus corpos, do que a dos adultos.

Um estudo conduzido por uma organização chamada Environmental Working Group, utilizando dois laboratórios diferentes para mensurar o nível de toxinas químicas presentes no sangue do cordão umbilical de dez bebês recém-nascidos, escolhidos aleatoriamente em hospitais norte-americanos, em agosto e setembro de 2004. Uma média de 200 substâncias químicas sintéticas foram detectadas – o que significa que aqueles bebês haviam sido expostos a um violento ataque de toxinas, através dos corpos de suas mães, durante uma fase crítica de desenvolvimento pré-natal. Entre as substâncias sintéticas encontradas no sangue das crianças, incluíam-se 8 perfluoroquímicos, utilizados como repelentes de oxidação e gorduras em embalagens de fast-food, dúzias de substâncias antiinflamáveis e pesticidas, e PFOA (ácido Perfluorooctanóico), a substância química do Teflon. Quase todas as toxinas encontradas têm sido relacionadas ao desenvolvimento de câncer, distúrbios do cérebro e do sistema nervoso, defeitos congênitos e,problemas no desenvolvimento infantil.

A maioria das substâncias químicas tem-se revelado entre três e dez vezes mais tóxicas para os fetos e recém-nascidos do que para adultos. Essa contaminação pode começar no próprio ato da concepção, como resultado da carga química que o corpo da mãe comporta ou devido ao esperma do pai servir como transporte para toxinas que serão introduzidas diretamente no óvulo.

Algumas crianças já iniciam a vida com algum defeito degético que afeta suas funções metabólicas e torna seus organismos menos eficientes no tocante à excreção das toxinas. Tal predisposição pode comprometer o bom funcionamento dos seus sistemas imunológicos. No ano 2000, a Academia Nacional de Ciências notifica que metade das gerações ocorridas nos Estados Unidos resulta em bebês não completamente saudáveis.

Danos ao Cérebro
Os pesticidas Dieldrin e Diazinon contém toxinas conhecidas por provocar danos ao sistema nervoso. São perigosos carcinogênicos, encontrados em grande parte da carne e laticínios testados nos Estados Unidos.

Um estudo laboratorial foi conduzido, durante 2 anos, na Universidade de Liverpool, Inglaterra, para analisar 4 aditivos alimentares comuns: o adoçante artificial aspartame, o glutamato monosódico (MSG), e os corantes artificiais quinolina amarela e azul brilhante. Constatou-se que todos eles interagiam sinergicamente de maneira a interferir com o desenvolvimento normal das células nervosas. As misturas entre eles mostraram-se capazes de produzir efeitos neurotóxicos sobre o crescimento das células nervosas até 7 vezes mais potentes do que se as mesmas substâncias fossem utilizadas individualmente – de acordo com os resultados do estudo, publicado em 2005 pela revista científica britânica Toxicological Sciences (Ciências Toxicológicas). A combinação dos aditivos estudados foi encontrada, tipicamente, na circulação sanguínea de crianças imediatamente após a ingestão de um lanche acompanhado de refresco.
Em 1968, um cientista da universidade Washington, em Saint Louis, Missouri, administrou doses de glutamato monosódico a ratos de laboratório e constata uma alta incidência de danos cerebrais, especialmente em indivíduos imaturos e recém nascidos. Este aditivo está na maioria dos alimentos processados, inclusive nos alimentos para bebês.

Estudos sobre a questão
São muitos os estudos que mostram esta conexão entre substâncias tôxicas X danos cerebrais, principalmente em crianças. Indico 3 livros bastante interessantes, recheados de artigos científicos, que apresentarão maiores detalhes deste assunto::

Livro “Cem anos de Mentira”
Livro escrito pelo jornalista investigativo Randall Fitzgerald, mostra de que maneiras substâncias químicas manufaturadas são misturadas à nossa comida, água, medicamentos e no próprio ambiente, fazendo da espécie humana a mais contaminada dentre todas as que habitam o planeta. Randall Fitzgerald escreveu diversas reportagens investigativas para os diários The Washington Poste The Wall Street Journal e trabalhou por vinte anos como editor assitente da revista Reader´s Digest – para a qual ele pequisou, escreeu e editou inúmeros artigos sobre ciência e medicina.

Livro “Agrotóxicos – Mutações, câncer e reprodução”
O Dr. Cesar Koppe Grisolia, professor do departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasilia, faz uma abordagem sobre os agrotóxicos, resultante de muitos anos de pesquisa a respeito de seus efeitos indesajados sobre o material genético e sobre os sistemas reprodutivos das mais diferentes espécies.
 
Livro: “Meio Ambiente e Câncer”
Dos médicos Antonio Franco Montoro e Diogo Pupo Nogueira. Os autores analisam as causas do câncer (muitas vezes desconhecidas pelo público) e a proposta de medidas capazes de removê-las ou diminui-las constituem a contribuição deste livro.




Até onde vamos chegar, eu não sei. Acho difícil os governantes conseguirem reverter a dramática situação, a menos que tenham boa vontade...

Postagens relacionadas:
Estudo Aponta Agrotóxico em Leite Materno
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2011/03/estudo-aponta-agrotoxico-em-leite.html

Agrotóxicos X Vulnerabilidade das crianças
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/05/agrotoxicos-x-vulnerabilidade-das.html

Substâncias tóxicas:
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/substancias-toxicas.html

Contaminação por chumbo em crainças
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/03/contaminacao-por-chumbo-em-criancas.html

Agrotóxicos
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/agrotoxicos.html

Como conter a crescente epidemia de câncer?
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/05/como-conter-crescente-epidemia-de.html


Proposta Dieta Inteligente para tratamento CA
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/proposta-de-dieta-inteligente-para-o.html

Como evitar a formação de célucas cancerosas
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/como-evitar-formacao-de-celulas.html

segunda-feira, 28 de março de 2011

Estudo Aponta Agrotóxico em Leite Materno

O leite materno de mulheres de Lucas do Rio Verde, cidade de 45 mil habitantes na região central de Mato Grosso, está contaminado por agrotóxicos, segundo uma pesquisa da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres, 3 delas da zona rural, entre fevereiro e junho de 2010. O município é um dos principais produtores de grãos do Estado.

A presença de agrotóxicos foi detectada em 100% das amostras. Em algumas delas havia até seis tipos diferentes do produto.

Essas substâncias podem pôr em risco a saúde das crianças, diz o toxicologista Félix Reyes, da Unicamp. "Bebês em período de lactação são mais suscetíveis, pois sua defesa não está completamente desenvolvida."

Fontes:
http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000412545

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/pesquisa-realizada-em-mato-grosso-revela-contaminacao-de-leite-materno.html

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/892662-estudo-aponta-agrotoxico-em-leite-materno-em-mt.shtml

domingo, 27 de março de 2011

Epidemia de Conjuntivite na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo vive uma epidemia de conjuntivite viral. Nas últimas sete semanas foram registrados quase 60 mil casos da doença. O centro de controle de doenças da capital já enviou comunicados para escolas e creches com informações sobre os sintomas e prevenção da doença. São Sebastião, Ilhabela e Peruíbe, no litoral, também enfrentam epidemia de conjuntivite.
De acordo com os médicos, esse tipo de conjuntivite não costuma ser muito grave e passa em poucos dias. Mas a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou se a pessoa tocar um objeto tocado por outra doente que tenha coçado os olhos.

Segundo os médicos, cuidar da higiene é o melhor jeito de evitar a contaminação. É recomendável lavar as mãos com muita frequência e evitar usar a mesma toalha e a mesma roupa de cama de uma pessoa que está doente.

Rosa Nakazaki, gerente do Centro de Controle de Doenças, afirma que não há necessidade de procurar diretamente um oftalmologista. O clínico, pediatra, ou médico de família da unidade de saúde está apto a identificar a doença e a orientar o tratamento.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/03/cidade-de-sp-enfrenta-epidemia-de-conjuntivite-com-60-mil-casos.html

Conheço várias pessoas que contraíram conjuntivite nesta “temporada”. Pessoas que trabalham com meu marido e amigos. Crianças que estudam com meus filhos também. Fico preocupada, pois é muito fácil o contágio, ainda mais que meus filhos Bruno e Davi pegam metrô lotado todos os dias, num ambiente bastante favorável à contaminação. Claro que é uma doença que geralmente não causa maiores conseqüências, mas se evitar pegar, melhor!

Muito trabalho para o seu anjo da guarda...

Na última sexta-feira passamos por mais um susto... Desta vez foi um acidente com um portão automático de madeira, por sinal, bastante pesado...

Estávamos chegando da escola (eu e o Vitor), e em casa tem 2 portões automáticos (um de ferro e outro de madeira) e tenho que por o carro de ré, pois tem uma rampa... Tenho costume de apertar o controle remoto assim que passar pelos portões, pra não ficar muito tempo abertos. E enquanto eu ainda estacionava na garagem, o Vitor abriu a porta do carro e saiu correndo, na tentativa de passar pelo portão de madeira que já estava fechando e entrar em casa pela frente e não pelo fundo, como de costume... E faltava pouco para o portão encostar no chão e ele tentou passar assim mesmo... E não deu e só escutei o barulho do motor e do portão forçando nas costas dele e ele preso... Meu Deus, que desespero! E eu com o controle na mão e em vez de apertar o botão certo, apertava o botão do portão da rua. Nessas horas fico sem ação e faço tudo errado! É um portão pesado, mas Deus o livrou de novo da enrascada, pois o portão fez “track” e travou. Aí quando apertei o botão certo, o portão subiu e o Vitor foi solto. Estava com medo de ele ter machucado a coluna, mas saiu andando e com um “vergão” vermelho nas costas... Nem chorou e sua reclamação foi somente da “ardência”....

O portão quebrou (não abaixa mais até o chão), mas isso não tem problema... Já ouvi várias histórias de crianças que perderam a vida neste tipo de acidente. Teve um garotinho de 4 anos que ficou preso “de frente”, na altura do tórax e infelizmente foi fatal...

E ontem mais um incidente: fez um galo na cabeça, enquanto brincava na casa do amiguinho Vinícius. Parece que ele e o amiguinho se “esbarraram” enquanto brincavam com a bola, e o Vitor caiu, e bateu com a cabeça numa quina da escada. Mas graças a Deus foi apenas “mais um” galo...

Haja coração!

Brasil tem a maior carga tributária sobre medicamentos

Na última quinta-feira ouvi uma reportagem na radio CBN que me deixou perplexa: o Brasil tem a maior carga tributária do mundo sobre os medicamentos. O percentual chega 33,9%, ou seja, para cada R$ 3,00 gastos em medicamentos, R$ 1,00 é de imposto. É um absurdo!

Alguns países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México, e até a Colômbia, entre outros, têm isenção de impostos para medicamentos. Nos países em que não há isenção, a média da carga tributária sobre os remédios fica em torno de 6% -7%. Porque no Brasil é tão diferente?

E sem dizer, que tratando-se de doenças como o câncer, o povo brasileiro fica totalmente na mão. A maioria dos médicos dos serviços públicos e também de parte dos convênios, utilizam protocolos defasados e desatualizados, deixando de oferecer a chance de tratamento com maiores possibilidades de cura. Os médicos ficam meio que “de mãos atadas”, pois sabem da existência de tratamento de ponta, mas não podem prescrever. Geralmente, são os médicos “desvinculados” ao SUS ou convênios que “trabalham” mais livremente.

Mesmo quando há prescrição médica para tratamento de ponta ou medicamento novo, o brasileiro ainda encontra obstáculos humilhantes. Quase nunca se consegue sem a necessidade de entrar com ação judicial. E nisto o tempo vai passando, sem contar no estresse que toda esta situação ocasiona.

O caso da Isa é um bom exemplo de como as coisas podem ser difíceis. A pequena Isadora de 5 anos é portadora de um tumor cerebral muito grave, denominado “Astrocitoma Anaplásico Grau III”, de alto grau de malignidade, cujo tratamento é o mesmo adotado ao Glioblastoma Multiforme, o Astrocitoma de grau IV. São tumores de crescimento muito rápido e sem tratamento, podem “dobrar” de tamanho em até 23 dias. Pacientes portadores destes tumores não podem “esperar” a morosidade da justiça.

E na quinta-feira a Aline, mãe da Isa passou por mais um momento de aflição, em busca de uma saída para a situação de sua filhinha. Eis o depoimento dela:

“Amigos Queridos eu quero agradecer de Coração ajuda de todos!! Preciso desabafar hoje fui na secretaria de saude perdir ajuda para o secretario de saude para tentar juntar com o que eu estou conseguindo arrecadar e fiquei mais em panico ainda que antes. Ele me disse que tem grandes chances do juiz negar que a medica tem que seguir o tratamento que o estado fornece não ficar prescrevendo outro tipo de tratamento que a verba to gorverno tem que ser usada no coletivo não pode priorizar somente uma pessoa que ele veio de um curso agora e foi falado sobre isso. Que eu uma hora vou ter que escolher e aceitar a realidade dela Meu deus meu coração ta partido eles vão tentar me ajudar tbm gente que mundo é esse que agente Vive eu DISSE pra ele eu so mae eu tenho que lutar eu não posso esperar simplismente ela morrer bom mais eles ficaram de tentar Ajudar. Eu consegui uma ampola com a luci que vou conseguir trazer amanha ja vou ligar para a medica da isa pra ver para ela fazer ja antes de operar,O rotare club aqqui tbm disse que vãi tentar ajudar eu to tentando te tudo com a prefeitura , rifa, promotor. Eu estou pensando seriamente na IDeia de Levar a isa para São Paulo o que vcs acham? tenta outros Recursos Eu não vou desistir dela Nunca QUERIDOS AMIGOSSS MUITO OBRIGADOO MAIS UMA VEZ. POR TUDO NÃO SEI O QUE SERIA DE MIM SEM VCS”

Abaixo, mais um depoimento da Aline, este na data de ontem:

"Gostaria de citar aqui um trecho do processo da Isa: VEJA EXCELÊNCIA, QUE SEM O USO DO MEDICAMENTO, A REQUERENTE ESTA SUJEITA A VIR A ÓBITO A QUALQUER MOMENTO, POIS COM O USO CONTÍNUO DA MEDICAÇÃO É ESTABILIZADA A PATOLOGIA DE NATUREZA GRAVÍSSIMA DA REQUERENTE, DESACELERANDO SUA EVOLUÇÃO, OBTENDO ASSIM, UM PROLONGAMENTO DE VIDA, POIS TRATAMOS AQUI DE UMA CRIANÇA DE 5 ANOS DE IDADE, CUJA A VIDA ESTÁ APENAS INICIANDO, EMBORA A GRAVIDADE DA DOENÇA, A REQUERENTE DEMONSTRA UMA GRANDE VONTADE DE VIVER, VONTADE ESTA, QUE TRAZ MUITA ESPERANCA AOS SEUS FAMILIARES,POIS ACIMA DA MEDICINA ESTÁ O NOSSO CRIADOR....

Acima de Tudo a DEUS mesmo com toda a GRAVIDADE eu creio na cura. Amo vcs meus amigos."


No Brasil, existem milhares de pessoas que passam por isto...

E concluo com uma pergunta: Quando nós, brasileiros, seremos tratados com mais respeito?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Apelo em prol da pequena Isa

Já relatei a história da Isa aqui no blog em julho do ano passado. Essa pequena princesa foi diagnosticada com um grave tumor cerebral, denominado “Astrocitoma Anaplásico grau III” há cerca de 2 anos e meio atrás e desde então vem lutando bravamente por sua vida.

Postagem em julho 2010:
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/07/princesinha-isa.html

Atualmente tem 5 aninhos. Desde julho 2010, muita coisa mudou... Conforme mencionado, havia aparecido nas imagens da ressonância de JUN 10 uma alteração. Como os médicos não tinham certeza do que era, recidiva ou radionecrose (efeito colateral da radioterapia), decidiram que iriam acompanhar com imagens e foi prescrito apenas corticóide. Infelizmente era tumor e a massa que era de 2 centímetros, já estava maior do que o tamanho de uma laranja em SET 2010, quando foi realizada nova cirurgia e graças a Deus correu tudo bem. Em seguida, foi prescrito “Avastin”, uma droga antiangiogênica (atua nos vasos sanguíneos desenvolvidos pelo tumor) e que tem trazido ótimos resultados para muitas pessoas. Como não havia outra opção de tratamento para a Isa, esta foi a alternativa encontrada pelos médicos que a acompanham em Florianópolis, Santa Catarina. Após o início do tratamento a pequena Isa ficou muito bem e nem parecia ser portadora de uma doença tão grave.

Infelizmente o tumor voltou a crescer em OUT 2010. O neurocirurgião não recomendou nova cirurgia naquele momento e desde então o tratamento têm sido feito com Avastin, com o objetivo de frear o crescimento do tumor. Os médicos disseram que é uma medicação que precisará tomar continuamente,
Mas em FEV 2011, devido à burocracia e total descaso do poder público para com os cidadãos, o processo para a continuidade do tratamento com Avastin teve uma negativa. O processo estava na Defensoria Pública e como “não andava”, contrataram um advogado particular na tentativa de “acelerar” as coisas, pois dia 22/03/2011 a pequena Isa iniciaria um novo ciclo com Avastim e o remédio precisaria estar em mãos. Infelizmente não deu certo e segundo os advogados, pode levar ainda 2 a 3 meses. Eu não sei os pormenores do processo, mas a situação está complicada.

Cada ampola de Avastim 400 mg, do laboratório Roche, necessária para cada mês de tratamento, custa por volta de R$ 6000,00 e foram feitos vários apelos em fóruns da internet, na intenção de conseguir o medicamento em doação. Infelizmente no dia 22/03/2011 a pequena Isa não tomou a medicação, pois não havia conseguido o remédio.

Seus pais, desesperados, tentaram um empréstimo bancário, sem sucesso. Alguns amigos começaram então a se mobilizar para conseguir a importância necessária para as Ampolas de Avastim, pelo menos até conseguirem ganho de causa da ação judicial.

Amigos e conhecidos em Navegantes e Itajaí, Santa Catarina, estão promovendo rifas e iniciou-se também uma ação solidária na Internet, mais especificamente na Comunidade “Glioblastoma Multiforme” do Orkut.
Conheço a luta desta família, que não tem sido fácil. Já conversei com a Aline, mamãe da Isadora, por telefone algumas vezes. É uma mãe dedicada e lutadora, que não mede esforços para fazer sempre o melhor por sua amada filhinha.

E para agravar ainda mais a situação, o resultado da última ressonância constatou que o tumor está ativo, já com mais de 3 centímetros. Os médicos vão tentar nova cirurgia... Estão apenas aguardando vaga na UTI, pois será necessária no pós-cirúrgico.

Fica aqui o apelo, pra todos que puderem colaborar, qualquer quantia será bem vinda.
Abaixo, o apelo que a mamãe da Isa fez na Comunidade Glioblastoma Multiforme, no dia 21/03/11:

“Amigos pra mim não é facil vim aqui e falar sabre isso. Varias pessoas da comunidade no Orkut Glioblastoma Multilforme me conhecem e sabem que eu sou uma pessoa seria. A ISA teria que fazer o proximo ciclo de avastin HOJE e eu não tenho mais e o processo dela a advogado me falou que ainda vai levar de 2 a 3 meses para sair.Eu entrei em contato com o laboratorio ROCHE por telefone eles me informaram que o avastin pode ser comprado em Porto alegre Ou Parana e o Preço esta na Media de 6 mil reais. Bom a medica da isa ja me informou que a isa fara para sempre o Avastiin. Amiga fui no banco tentei um emprestimo foi negado to em panico. Gostaria de pedir para vcs Ajuda Financeira 1 real 2 reais qualquer coisa que me ajude a juntar esse dinheiro para comprar para esse mes. Eu estou pedindo ajuda para familia amigos. e vou tentar um rifa tbm aqui para minha cidade, por favor quem poder me ajudar."

Dados Bancários:
Banco Itau
Ag: 0292
conta: 778685
Esta é do nome do pai da Isa: Kleon H. Costa P.
Em caso de dúvidas, e-mail da Aline: li_gaya@hotmail.com

Abaixo, um banner que uma amiga da comunidade fez:


Ninguém está livre de um dia, no futuro, vir a passar por situação semelhante... E é nesta hora que poderemos contar com nosso semelhante para nos socorrer. Sozinhos, somos pouco. Juntos, somos muito!

E continuemos em oração pela Isa!

Deus abençoe a todos!

sexta-feira, 18 de março de 2011

18 MAR 2011: Aniversário de 12 anos do Felipe!

Hoje, 18 de março de 2011 é um dia muito especial para um garoto muito mais especial ainda. Estou me referindo ao nosso querido Felipe, que muitos daqui conhecem bem a sua incrível história de força, fé e superação. Hoje Deus lhe concedeu a graça de completar mais um ano de vida. Felipe está completando 12 anos!!!

É difícil voltar atrás e imaginar o que ele já passou nessa vida... Os desafios foram imensos: diagnóstico de um tumor grave cerebral, cirurgia, erro médico, 3 meses de UTI, decisão acertada de sua família ao transferi-lo para outro hospital em outra cidade, quimioterapia, radioterapia, retorno da doença, desenganado no Recife, decisão de trazê-lo para São Paulo, recusa de alguns hospitais em aceitar o caso, GRAACC acendeu uma luz de esperança, terapia de resgate, mais quimioterapia, efeitos colaterais, infecções, bolsas de sangue, plaquetas, dose máxima de Granulokine, colheita das células CD-34, mais quimioterapia agora em doses “cavalares”, transplante autólogo, recuperação pós transplante, “pega” da medula, mais radioterapia, muita oração, muita fé, muito amor e a cura chegou!! Pôde enfim regressar para Maceió e retomar a sua vida de criança “normal”, antes impossibilitada. Claro que ainda segue com um intenso acompanhamento multidisciplinar, para “minimizar” algumas seqüelas da tamanha luta. Mas com a benção de Deus muito em breve também serão vencidas.

Felipe, você é um garoto muito especial, que ilumina a vida das pessoas próximas e também distantes geograficamente de você. Seu exemplo de vida não tem igual e o mínimo que poderíamos desejar neste dia, é que continue sendo este garoto sincero, amável, altruísta, leal, forte, temente a Deus. Você será um grande homem, pode ter certeza!

Parabéns, querido! Amamos você!!!

Abaixo, uma linda homenagem que a sua querida tia-madrinha Jane Selma escreveu neste dia tão especial:

Felipe...
 Eu nasci com o Dom de amar você !
HOJE 18/03 no dia do seu aniversário.....Aqui estou para confirmar o quanto sou feliz por te amar!!!!!!

Decidi "invadir" este espaço para mostrar o grande amor quer vai dentro de mim por uma criança que entrou na minha vida há cerca de 12 anos, desde o momento em que soube que foi gerado.
O tipo de amor que se tem por um sobrinho não é nada comparado com o que se tem por um filho (é o q dizem NÃO o q sinto), O q sinto por VC é algo de tão forte que não cabe em nenhum plano visível e palpável. Decidi fazer esta homenagem ao meu sobrinho para que ele, um dia mais tarde, quando souber o que aqui escrevo, saiba que é para mim um tesouro, uma pérola sagrada, meu exemplo...meu BEM MAIOR.
O destino me reservou algo tão valioso e perfeito que mesmo que eu tente agradecer pelo resto da vida a DEUS, nada seria perante o que ganhei. E você sabe o que ganhei né?! Ganhei seu amor, seus beijos(suplicados por mim) e carinhos... e o melhor de tudo... ganhei você. Simples e unicamente você, o amor da minha vida CURADO! O que mais posso querer?!.... Você faz da minha vida um sonho tão perfeito, que é fazer parte da sua vida.

Apredi tanto com vc...na alegria busque DEUS...na Tristeza busque Deus, sua tragetoria d vida me ensinou...Q sempre devo buscar DEUS..
Nesse longo e sofrido tratamento ...VC em todos os momentos SEMPRE agradeceu a DEUS...Me sentia tão peqna diante d vc...sua FÉ e confiança q sua CURA iria acontecer era o meu combustível pra aguentar tamanha dor.
Obrigado por me fazer alguém melhor... amo-te incondicionalmente ...
Nosso amor é puro, real, sincero, gigantesco e sem fim. Nada nesse mundo é grande o bastante pra acabar com toda felicidade que me dá!

Para ti meu amor, meu sobrinho adorado, meu doce, a madrinha deseja que a tua vida seja uma soma de vitórias, e que a saúde te abençoe ao longo da tua vida, porque para susto, tristezas e sofrimento já chega.
Te amo tanto meu vencedor....
Aniversário de 11 anos... Tantas incertezas, mas sem jamais esmorecer

Seu testemunho na igreja em Maceió. Gratidão a Deus acima de tudo

Pessoas boquiabertas diante de tamanha fé.
 
Outras postagens relacionadas:
Felipe de volta a Maceió (09/11/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/11/felipe-enfim-de-volta-maceio.html

Notícias do Felipe: Falta pouco para retornar para Maceió (21/10/2010) http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/10/noticias-do-felipe-falta-pouco-para.html

Felipe: não existem sonhos impossíveis (03/09/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/felipe-nao-existem-sonhos-impossiveis.html

26/08/2010
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/25-ago-2010-resultado-ressonancia.html

Felipe, grande exemplo de fé (01/07/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/07/felipe-grande-exemplo-de-fe.html

Um presente especial (01/03/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/03/um-presente-especial.html

27/01/2010
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/01/resultado-ressonancia-jan-2010.html

Janeiro 2010 – Museu do Futebol (26/01/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/01/janeiro-2010.html

Notícias do Felipe (24/12/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/12/noticias-do-felipe.html

Vamos ajudar o Felipe (29/11/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/11/vamos-ajudar-o-felipe.html

Vamos orar pelo Felipe (06/11/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/11/vamos-orar-pelo-felipe.html

SET 2009 – Maceió / Alagoas (08/09/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/09/chegamos-hoje-pela-manha-de-uma-viajem.html

03 a 10/03/11: viagem maravilhosa em família

Na quinta-feira da semana passada, dia 10/03/11, regressamos de uma viagem maravilhosa. Apreciamos viagens e não desperdiçamos quando surgem oportunidades... Meu marido é “antenado” nestas promoções da internet e conseguimos condições e preços incríveis para um cruzeiro até Buenos Aires, na Argentina. E claro que não desperdiçamos a oportunidade! Inclusive foram conosco minha mãe, um casal de tios e também minha avó Luiza, de 81 anos. Foram 3 dias de navegação, saindo do Porto de Santos e descendo pela costa brasileira, pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois passamos pela costa do Uruguai e depois adentramos pelo Mar Del Plata e enfim chegamos a Buenos Aires. Vivemos momentos simplesmente incríveis em família e o tempo passou muito rápido. A programação do navio MSC Opera, de Cia Italiana era intensa e nem deu pra desfrutar de tudo... Atividades na piscina, recreação infantil, academia, torneio de ping-pong, demonstrações de escultura em vegetais, música de excelente qualidade ao vivo, show´s de variedades, almoços e jantares espetaculares, além da beleza e grandiosidade do mar. As crianças conseguiram “desbravar” boa parte dos 13 andares do imenso navio, que comporta quase 3000 pessoas, entre passageiros e tripulantes. E por falar em tripulantes... Como são simpáticos! São oriundos de toda parte do mundo e conversando com alguns deles, descobri que passam entre 9 meses a 1 ano, ou até mais, longe de casa... 

Como a “promoção” só compreendia a viagem de ida, planejamos a volta de uma forma que pudemos passar por Foz do Iguaçu e até dar uma esticada em Ciudad Del Este, no Paraguai, para delírio dos meninos. Meu marido não pôde fazer esta segunda parte da viagem conosco, pois teve que regressar antes, por causa do trabalho, mas eu, os meninos, minha mãe, avó e tios fizemos este trajeto.

Gostei muito de conhecer a cidade de Buenos Aires. O que mais me chamou atenção foram as muitas áreas verdes, como praças, parques, reservas ecológicas e também os edifícios e prédios antigos, muito bonitos e bem conservados. Para conhecer melhor a cidade, pegamos um ônibus turístico, denominado “Buenos Aires Bus”, que passou pelos principais pontos turísticos da cidade.

De Buenos Aires, pegamos um ônibus com destino a Foz do Iguaçu, já no Brasil e nem sentimos as 19 horas de viagem que gastamos para percorrer os 1625 Km de distância... Quando estamos passeando, tudo é festa. Esticamos até o Duty Free, em Puerto Iguazu, na Argentina fronteira com o Brasil e também em Ciudad Del Este, já no lado paraguaio e também fronteira com o Brasil.

De Foz do Iguaçu, pegamos um vôo para São Paulo e assim terminou nossa “aventura”. Esse vôo foi muito emocionante, pois tanto minha mãe, quanto minha avó Luiza de 81 anos nunca haviam viajado de avião anteriormente e ficaram completamente deslumbradas.
A vida passa muito depressa e devemos aproveitar cada instante ao lado de quem amamos. E viagens são ótimas oportunidades de curtirmos intensamente estes momentos!


Navio ancorado no porto de Santos. Vó Luiza, minha mãe, tia Iavaneide, tio Luiz, meu marido Fernando, meus filhos Bruno, Davi e Vitor

Vitor e Bruno. Café da manhã com esta vista incrível dá até mais fome....rsr

 
Vitor com a vovó Izalina

Vitor apreciando o mar e comendo gelo... Foram muitos copos de gelo...rsr

Olha eu aí...hehehe

Que vidão, heim Vitor!

Na Casa Rosada, em Buenos Aires, Argentina

Vitor no meio das pombas da Casa Rosada...

Agora ouvindo as informações turísticas no Buenos Aires Bus

Em Ciudad Del Este, no Paraguai. Ao fundo, rio Paraná, que divide os dois paises.

Vitor, o irmão Davi, a vovó Izalina e a bisavó Luiza embarcando no avião de volta pra São Paulo

terça-feira, 15 de março de 2011

Solidariedade para com nossos irmãos japoneses

Na última sexta-feira, 11/03/11, a terra tremeu mais uma vez e dessa vez de forma raramente sentida. O terremoto, seguido de tsunami que atingiu o nordeste do Japão já é considerado o pior da história daquele país. Foi considerado inicialmente como magnitude 8,9 na escala Richter, mas ontem os especialistas já alteraram esta medição para 9,0. Isso quer dizer que foi mais de 900 vezes mais intenso do que o que ocorreu no Haiti no início do ano passado e terminou por ceifar mais de 300.000 vidas. No Japão, a quantidade de mortos até o momento é bem menor, pois o país, por situar-se em uma localização de falha geológica, bem em cima do encontro de 2 placas tectônicas, região esta conhecida como “Anel de fogo do Pacífico”, já “esperava” este tipo de tragédia natural e procurava se precaver o máximo possível. As crianças desde pequenas já são ensinadas a como proceder em caso de terremotos e as construções são super reforçadas, de modo a resistir aos abalos sísmicos. Mas apesar de toda “preparação”, não foi possível evitar a dor e o sofrimento daqueles que perderam sua casa, e principalmente amigos e familiares. São milhares de desaparecidos, que foram “varridos” pela fúria das ondas gigantes. E para agravar ainda mais a situação, houve incêndios e consequentes vazamentos de radiação oriundos de usinas nucleares danificadas pelo tremor...

Admiro demais o povo japonês, pois é um povo forte, batalhador e com uma capacidade imensa de recuperação e superação. A história como um todo confirma isto.

Minha oração neste momento é pra que Deus conforte os corações enlutados e também dê forças à nação japonesa, para que possam superar mais este enorme desafio de reconstruir o que foi destruído e seguir em frente.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mobilização Nacional em prol de Ana Luiza

Estive fora da internet por cerca de uma semana e quando regressei de viagem, fiquei maravilhada com a corrente de solidariedade que se formou pelo mundo afora diante da necessidade de doadores de sangue e plaquetas em prol da Ana Luiza.

A pequena Ana Luiza é uma linda garotinha de 7 anos que foi diagnosticada com um tipo muito agressivo de câncer, denominado rabdomiossarcoma, descoberto em fase adiantada, inclusive com metástases distantes do tumor principal, localizado no crânio. Ela é do Amazonas e sua família a trouxe para São Paulo (Hospital A C Camargo), em busca de tratamento eficaz. Com a graça de Deus tudo tem corrido bem até agora e a pequena Ana Luiza têm experimentado um milagre em cada fase do tratamento. Ela já passou por exaustivos procedimentos médicos, incluindo seções de quimioterapia, cirurgia e mais recentemente o transplante autólogo. Após a coleta das células específicas, recebeu altas doses de quimioterapia, cuja finalidade é “acabar” com qualquer rastro do câncer, mas como efeito colateral “mata” a medula óssea, órgão responsável pela produção do sangue e seus componentes (leucócitos, plaquetas e hemácias).

O transplante das células tronco hematopoiéticas, anteriormente colhidas e armazenadas, ocorreu no dia 01/03/2011. No dia 03/03/2011 ela foi diagnosticada com uma pneumonia fúngica, complicação comum neste tipo de situação e foi encaminhada para a UTI pediátrica para melhor monitoramento, no intuito de evitar maiores complicações. Ficará na UTI até a medula voltar a funcionar e em virtude disso, tem recebido, diariamente, bolsas de sangue e plaquetas.

E sua mãe Carol fez um apelo na internet, através das redes sociais como twitter e facebook, com o objetivo de conseguir os doadores de sangue e plaquetas, para suprir o que Ana Luiza vinha utilizando diariamente. E a resposta foi fenomenal!!!

Formou-se então uma imensa corrente do bem, que tomou dimensões inimagináveis. A história de vida da pequena Ana Luiza mobilizou o Brasil!

Famosos como Ivete Sangalo, Bruno Gagliasso, Claudia Leitte, Jô Soares, Carol Castro, Gustavo Kuerten, Patrícia Poeta, Mariana Belém, Marco Luque e Marcelo Tas do CQC, além de milhares de anônimos ajudaram a retuitar o apelo e o resultado foi este movimento maravilhoso, em pleno feriado de carnaval. E dezenas de doadores compareceram e efetivaram este ato de amor e solidariedade.

Este movimento chamou a atenção da imprensa, que noticiou e ajudou a divulgar a história de luta e superação desta pequena grande guerreira. Alguns lnk´s:

Reportagem na TV Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=IWeIMdukSN8&feature=player_detailpage

8 mil pedem doação de sangue a criança no Twitter
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,8-mil-pedem-doacao-de-sangue-a-crianca-no-twitter,688334,0.htm

Mobilização 'Força Ana Luiza' espera doadores nesta segunda-feira (07)
http://acritica.uol.com.br/noticias/Mobilizacao-Forca-Ana-Luiza-segunda-feira_0_439156137.html

A bondade de desconhecidos
http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Manaus-Amazonia-Cancer_0_375562458.html

Famosos usam Twitter para ajudar menina com câncer
http://contigo.abril.com.br/noticias/famosos-usam-twitter-para-ajudar-menina-com-cancer-forca-ana-luiza


E com a graça de Deus, Ana Luiza têm superado cada desafio e a melhor de todas as notícias é que a sua medula “pegou” e já está produzindo os vitais componentes sanguíneos, que muito ajudarão na sua completa recuperação.

Que este exemplo sirva de lição para nós, e que possamos nos tornar assíduos doadores de sangue, plaquetas e também medula. Eu infelizmente não posso, pois tive hepatite quando criança, mas procuro incentivar amigos e conhecidos e inclusive meu esposo tornou-se doador. É um singelo ato de amor!

E continuemos as orações em prol desta linda guerreira!!!

Visite o blog que sua mãe Carol escreve, contando detalhes do tratamento:
http://vidanormal.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de março de 2011

Mais um livramento!

Na quinta-feira da semana passada levamos outro susto: Mais uma queda do Vitor!!!

Como já mencionei, devido à lesão do tumor na região do tronco cerebral, após a cirurgia houve perda da força do lado direito do corpo e o equilíbrio ficou um pouco prejudicado. Os progressos até hoje foram fantásticos e quem não o conhece não nota esta deficiência. Mas em razão disto, cai e tropeça com mais freqüência que uma criança sem este problema. Foram muitas quedas e algumas delas tivemos que correr para o Pronto Socorro.
Na última quinta-feira à noite estava brincando de pular com um pé só... Achei ótimo, pois é um excelente exercício para o equilíbrio. Antes ele não conseguia fazer isto... Mas não parou por aí... Não vi o momento que resolveu descer a escada pulando com um pé só e ainda segurando o Lep Top do irmão nas mãos... Quando ouvi aquele barulhão, minhas pernas ficaram bambas... Ele rolou por 11 degraus numa escada de granito. O Lep Top foi até em baixo, mas o Vitor parou alguns degraus após uma curva que tem no meio da escada. Na hora fiquei sem ação, do tamanho susto que levei... Meu marido chegou primeiro e por incrível que pareça, se levantou e saiu andando, sem qualquer sintoma que justificasse preocupação... Pude sentir que foi o anjo de Deus que o protegeu naquele momento. Parece que os Anjos da Guarda das crianças são mais rápidos que o dos adultos... Só pode ser! (rsr)

Ah, e o Lep Top, por tabela, também não sofreu qualquer dano...

Apesar dele ter 9 anos, em vias de completar 10, ainda continua arteiro e curioso... Alguns dias atrás, pegou a tesoura e deu uma de cabeleireiro... Eu tinha encontrado “pedaços” de cabelo pelo chão e não sabia o que era. Quando fui ver, tinha uns “buracos” na sua cabeça... Fazer o que?!?

Mas também continua bastante dedicado e interessado na escola... É um excelente aluno. Faz as tarefas de casa sozinho, só que não gosta de estudar para as provas... Diz que já sabe! Diz também que sua matéria preferida é matemática. Continua gostando bastante de livros e nos últimos dias, têm "devorado" o Atlas Geográfico... Onde fica Butão, Botsuana ou Nepal? O Vitor sabe...rsr Inventa jogos envolvendo países e temos que responder. No trajeto até a escola vai fazendo perguntas e quer que eu responda... Às vezes atrapalha, pois preciso prestar atenção no trânsito, mas sei que é uma ótima forma de aprender. Ontem foi perguntando sobre os numerais romanos até 1000.

Quanto aos óculos, parece que está se acostumando com a idéia e já usa em alguns momentos. Mas leva na mochila e me diz que usa na sala de aula...

Na última segunda, dia 28/02 tivemos consulta com um imunologista, que havia solicitado exames para ver como anda seu sistema imunológico. Fez dezenas de exames, incluindo Linfócitos T e B e também Linfócitos Natural Killer CD 56, que são conhecidos como “matadores” naturais de células cancerígenas. Graças ao bom Deus está tudo ótimo! A única alteração que apareceu, foi a dosagem sérica de IgE – Imonoglobulina E, que estava bastante elevada. Segundo o médico, é a constatação de alergia. Isso eu já sabia, pois havia feito este exame quando tinha 4 anos, após ficar internado por causa de uma crise de asma. Chegou até usar bombinha... Ele é geneticamente propenso a alergias. Isso explica as repetidas crises de sinusite que tinha até cerca de 1 ano e meio atrás... Chegava a ter 3, 4 ao ano, sendo necessário tomar antibiótico, antiinflamatório , etc. Mas já faz mais de 1 ano e meio que não fica doente. O que teve a alguns dias atrás foi diarréia, mas de pouca intensidade. Nem faltou na escola por causa disso. Talvez este exame tenha dado alterado devido à diarréia, provavelmente decorrente de algum componente da qual é alérgico.

Agora o médico vai investigar a qual substância é alérgico e pra isto solicitou um exame bastante detalhado, chamado RAST. Pessoas que são alérgicas tem um organismo mais propício a infecções e tudo que fizermos para evitar estas intercorrências é muito válido!

Sou muito grata a Deus porque meu filho continua muito bem! Só ansioso pelo seu aniversário, pois fará 10 anos no próximo dia 31/03 e também para uma viagem que faremos amanhã. Faz 1 mês que ao acordar diz: faltam “tantos” dias para o meu aniversário e “tantos” dias para a viagem...

Amanhã vamos para Buenos Aires, Argentina. Será uma viagem diferente, pois vamos de navio... Eu e meu marido já fizemos um cruzeiro e sabemos o quanto é legal, mas para as crianças será tudo novidade. Minha mãe, minha vó Luiza, de 81 anos e um casal de tios também irão conosco. Não conhecemos Buenos Aires e creio que aproveitaremos bastante. Só a alimentação natural que vai para o espaço nesses dias...Mas quando voltar a gente retoma e recupera. Vou levar as cápsulas de clorofila, ômega-3, multi-vitamínicos, etc.

Tenham todos um ótimo feriado!

Grande abraço!

Pesquisar este blog