segunda-feira, 25 de outubro de 2010

22 a 24 OUT 2010: Águas de Lindóia

No último final de semana  (22 a 24/10/10) estive participando de um congresso de mulheres promovido pela igreja adventista, para nossa região. Aconteceu no Hotel Vacance, Águas de Lindóia, localizado a 180 km da cidade de São Paulo. Cerca de 450 mulheres participaram do evento e foi maravilhoso. As palestras de variados temas e os devocionais foram muito enriquecedores e com certeza aprendi bastante. Estavam presentes também os médicos Dr. Luiz Fernando e Dra. Daniela e foi um prazer reencontrá-los e ter a oportunidade de ouvi-los novamente, desta vez falando sobre "Sáude da Mulher" e "Prevenção de Doenças". Um  amiguinho do Vitor (Vinícius) também foi, acompanhando a sua avó Wilma, e por este motivo também levei o Vitor. Meus filhos Bruno e Davi preferiram ficar com o pai, pois disseram que só "crianças" acompanham a mamãe em evento de mulheres... O Hotel Vacance está localizado no alto de uma montanha, de onde é possível avistar toda a cidade de Águas de Lindóia. As instalações são muito boas, com extensa área verde em meio à natureza. Dispõe também de serviço de recreação infantil, com muitas atividades dirigidas e as crianças menores de 10 anos ficaram com os monitores enquanto acontecia o congresso. Teve até passeio no bosque, com direito a água mineral diretamente da fonte...
Foi um final de semana bastante especial e o Vitor gostou muito ... Quem não gostaria?

Vitor no elevador panorâmico do Hotel. Bela vista da cidade de Águas de Lindóia

Eu e meu pequeno

Vitor e Vinicius na sala de recreação do Hotel

Agora prontos para um passeio no bosque
Vitor e Vinícius na piscina... O leite e o chocolate...rsr

*Hoje, 25/10/10, está completando 3 anos que meu filho Vitor realizou pela primeira vez uma ressonância magnética e jamais suspeitaríamos que após outros 2 exames, um tumor seria diagnosticado em 30/11/07. Não tinha qualquer sintoma e este exame só foi solicitado porque um anjo na forma de uma médica (a neuropediatra Dra. Adriana), fez o pedido sem qualquer justificativa para o mesmo. Apenas para nos deixar tranqüilos e provar que nosso filho não tinha nada de grave que pudesse justificar nossa preocupação e que sua dificuldade em falar com pessoas fora do círculo familiar era apenas emocional...

Deus é bom e têm cuidado do Vitor a cada dia e só temos motivos para agradecer!
“Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!”

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

IMA950 : Esperança para portadores de Glioblastoma Multiforme

O tipo de tumor da qual meu filho é portador é da mesma linhagem do temível Glioblastoma Multiforme ou Astrocitoma grau IV. Infelizmente ainda não é considerado curável pela ciência, pois apenas um percentual ínfimo sobrevive depois de 5 anos de diagnóstico. Mas a cada notícia de novos testes as esperanças se renovam e peço a Deus que a notícia abaixo seja o início do caminho da descoberta de um medicamento capaz de curar esta doença tão terrível. Eu particularmente acredito muito nas linhas de pesquisa que envolvem o sistema imunológico...

Britânico será cobaia de nova droga contra câncer no cérebro
Remédio IMA950 treina sistema imunológico a destruir células cancerosas; paciente tem forma mais agressiva de tumor no cérebro.
Elliot acredita que seu tratamento pode ajudar outros pacientes com câncer
Um jovem britânico que há dois meses descobriu que tem um câncer no cérebro será o primeiro paciente a testar um novo medicamento contra esse tipo de tumor.
Calum Elliot, de 21 anos, será medicado com uma droga ainda em fase experimental chamada IMA950. Ela é indicada para pessoas que foram diagnosticas há pouco tempo com glioblastoma - a forma mas agressiva de câncer no cérebro.
O tratamento para esse tipo de tumor normalmente envolve cirurgia, seguida de radioterapia e quimioterapia. Ainda assim, o glioblastoma é difícil de ser tratado.
O oncologista que acompanha o jovem, Allan James, explicou que o remédio ajuda o corpo a se recuperar, treinando o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerígenas que formam o tumor cerebral.
Para o médico, a droga não pode ser considerada a cura para o câncer cerebral, mas sim um grande avanço no tratamento da doença.
"É um passo importante que pode ajudar a controlar esses tumores em muitos outros pacientes e permitir que eles vivam por muito mais tempo", afirmou James.

Injeções
Cerca de 45 pessoas vão participar dos testes, no hospital Beatson Cancer Centre, em Glasgow, na Escócia.
Na primeira fase, os cobaias vão tomar 11 injeções de IMA950 durante seis meses.
Em entrevista à BBC, Elliot disse que está animado com o tratamento. "As injeções podem arder por até dez minutos, mas eu vou aguentar a dor se ela me ajudar a melhorar", disse o jovem.
"E provavelmente estou ajudando outras pessoas, porque elas tiverem a chance de passar por esse tratamento já sabem o que esperar."
Elliot contou que antes de ser diagnosticado com câncer, ele passou um ano e meio sendo tratado por epilepsia.
Depois de tomar uma série de remédios, sem que nenhum surtisse efeito, ele passou por uma nova bateria de exames. Foi então que os médicos descobriram que ele tinha um glioblastoma.
"Fiquei em choque, arrasado", disse Elliot. "Os primeiros dias foram os mais difíceis. Contei para minha família e para meus amigos mais próximos."
Apesar de já estar fazendo radioterapia, Elliot vem tentando ter uma vida semelhante à que tinha antes de ser diagnosticado com câncer.
"Quando recebi a notícia, fiquei paranoico, achando que as pessoas iam me tratar de maneira diferente", afirmou.
"Mas quando meus amigos vêm me visitar, continua tudo igual, você nem diz que tem algo errado comigo." BBC Brasil -

Link da mátéria:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/britanico-sera-cobaia-de-nova-droga-contra-cancer-no-cerebro.html

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Notícias do Felipe: falta pouco para regressar a Maceió

Depois de mais de 10 meses realizando tratamento aqui em São Paulo, finalmente o Felipe está prestes a regressar para sua tão amada terra natal Maceió, Alagoas.

Recentemente ele realizou mais uma ressonância com espectroscopia , cujo resultado foi “sem alterações”, comparando-se com as imagens anteriores à radioterapia.

Mas existe uma grande dúvida, pois ainda aparece nas imagens algumas alterações, que ainda não se sabe o que é (pensava-se que era tumor e até seria operado a um tempo atrás), mas a equipe médica optou por radioterapia e como não houve modificações após o término da mesma, a conduta adotada é expectante, sendo feitos exames periódicos para acompanhamento. Foi solicitado um exame de liquor para confirmar a ausência de células malignas (será realizado na próxima semana) e após este exame, muito provavelmente nosso guerreiro será liberado, devendo voltar ao GRAACC apenas para exames de controle periódicos. Em Maceió, deverá ser acompanhado por médicos que façam a ponte com os médicos do GRAACC nos intervalos entre os retornos de controle.

O Felipe segue bem, mas com oscilações de altos e baixos, pois ainda sofre bastante com os efeitos colaterais de todo o tratamento pesado pelo qual foi submetido em pouco mais de 2 anos. Só para relembrar, ele passou por diversas intervenções médicas, sendo 8 cirurgias, 3 meses de UTI, vários ciclos de quimioterapias, diversas seções de radioterapia, transplante, inúmeras internações, antibióticos, antinflamatórios, antifúngicos, etc, etc. Deve levar ainda um certo tempo para que seu organismo se recupere.

Há dias que sente-se fraco, com pouca disposição e sonolência. Sua tia Jane disse que ele anda bem devagarzinho, dando a impressão que está “arrastando pedra”... Continua tomando as 4 medicações para controle da pressão e é acompanhado por especialistas da visão e audição também.

Claro que a jornada do Felipe não têm sido fácil, mas Deus jamais o abandonou e os milagres que aconteceram com ele são grandiosos. É um vitorioso, pois mesmo tendo passado por tudo isso, agüentou firme e está aí, com a vida inteira pela frente e com um testemunho de vida que incentivará a todos nós jamais desistir ou perder a fé frente às dificuldades.

Felipe com seu pai e sua mãe que tanto o amam

Outras postagens relacionadas:
Felipe: não existem sonhos impossíveis (03/09/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/felipe-nao-existem-sonhos-impossiveis.html

26/08/2010
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/25-ago-2010-resultado-ressonancia.html

Felipe, grande exemplo de fé (01/07/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/07/felipe-grande-exemplo-de-fe.html

Um presente especial (01/03/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/03/um-presente-especial.html

27/01/2010
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/01/resultado-ressonancia-jan-2010.html

Janeiro 2010 – Museu do Futebol (26/01/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/01/janeiro-2010.html

Notícias do Felipe (24/12/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/12/noticias-do-felipe.html

Vamos ajudar o Felipe (29/11/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/11/vamos-ajudar-o-felipe.html

Vamos orar pelo Felipe (06/11/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/11/vamos-orar-pelo-felipe.html

SET 2009 – Maceió / Alagoas (08/09/2009)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/09/chegamos-hoje-pela-manha-de-uma-viajem.html

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Câncer – O poder da Alimentação na Prevenção e Tratamento

Caroline Bergerot e Paulo Gustavo Bergerot, Editora Cultrix

Com uma linguagem simples, este livro contém informações gerais para todos os que se interessam em saber algo sobre o câncer, com descrição dos principais tipos da doença, suas prováveis e múltiplas causas e também fatores que ajudam em seu tratamento e prevenção.

A necessidade de mudança de hábitos alimentares é enfatizada, e a autora preparou 28 dietas vegetarianas com mais de 400 receitas. O livro é enriquecido com tabelas de composição química dos alimentos.

Sem dúvida trata-se de um livro que, associado ao tratamento médico, muito poderá contribuir na melhora da qualidade de vida de todos nós.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Expo Saúde

No último domingo, 17/10, estive envolvida na coordenação de um projeto comunitário denominado “Expo Saúde”. A igreja Adventista tem como uma de suas doutrinas o cuidado com a saúde, pois segundo a bíblia somos “Santuário do Espírito Santo” (I Corintios 6:19 e 20) e portando devemos cuidar do nosso corpo da melhor forma possível. Cremos que há oito fatores principais relacionados com a prevenção de doenças e a saúde física, emocional e espiritual: nutrição, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso e confiança no poder divino.

Cada igreja adventista ao redor do mundo tem um diretor de saúde responsável por desenvolver trabalhos de educação e conscientização junto aos membros e interessados. Aqui na minha igreja sou a diretora de saúde neste ano de 2010 e estou muito feliz, pois tenho percebido que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância desta questão. Eu mesma não dava a devida importância que este assunto merece. Foi  após o diagnóstico da doença do meu filho que passei a estudar e compreender melhor e confesso que descobri um universo que antes não conhecia. A cada dia fico mais fascinada com o assunto e disposta a compartilhar com o máximo de pessoas possível.

Em julho passado participei de um treinamento de saúde ministrado por dois jovens médicos (Dr. Fernando Seller e Dra. Daniela), que trouxeram a idéia da Expo Saúde para o Brasil, após treinamento nos Estados Unidos. Quem desenvolveu o conceito da “Expo Saúde” foi o Instituto Weimar, o Centro Hospitalar de Estilo de Vida Wildwood e o H.E.R. (Health Education Resources – Recursos Educativos de Saúde).

A “Expo Saúde” consiste numa feira, onde são montados stands dos 8 fatores principais relacionados à prevenção de doenças (nutrição, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso, confiança no poder divino). A pessoa visita cada stand, e além de orientações práticas, realiza alguns testes (IMC, glicemia, pressão arterial, step, fluxo expiratório) e ao final, após a inserção dos dados num software no computador, e de acordo com as respostas sobre seu estilo de vida, é possível saber sua idade biológica em relação à idade cronológica. O grande objetivo da Expo Saúde é a conscientização de que os hábitos saudáveis podem melhorar a saúde do organismo como um todo.

Desde o treinamento em julho/10 fiquei bastante empolgada em promover uma “Expo Saúde” e com a graça de Deus e a colaboração de uma equipe bastante eficiente de quase 100 pessoas, este sonho se tornou possível.

Realizamos a Expo Saúde na quadra de um colégio, que de bom grado nos cedeu o espaço e ainda disponibilizou um grupo de universitários voluntários que ajudou na divulgação do evento. Confesso que trabalhei muito nos últimos dias em função deste projeto, mas foi recompensador. É muito gratificante quando podemos ajudar de alguma forma o nosso semelhante!

Deus abençoe a todos!

Link de um video com algumas cenas da nossa Expo Saúde:
http://www.youtube.com/watch?v=7MTYw0SCqYQ

 Eu, Pr. Manuel, Pr. Paulo e esposa Elci


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Noam: um garoto encantador

Dias atrás tive a feliz oportunidade de conhecer pessoalmente o garotinho Noam. Já havia ouvido falar muito dele, mas ainda não o conhecia. Ele também é de Maceió, assim como o Felipe e o Arthur, e mais uma criança guerreira, que mesmo acometida por uma doença grave, não perdeu a alegria de viver.

Ele tem apenas 4 aninhos e fiquei impressionada com sua agilidade e disposição para brincar, mesmo com a sua mobilidade um pouco comprometida.

Em fevereiro 2010, enquanto sua mãe ainda estava hospitalizada para dar à luz a sua irmãzinha, seus familiares notaram que o pequeno Noam apresentava dificuldades para andar. Foi levado ao pronto socorro e após RX e outros exames, constatou-se um tumor na bacia. Foi realizada biópsia, mas o resultado saiu como inconclusivo. Dizia tratar-se de tumor de “células gigantes”, mas segundo alguns radiologistas, “sarcoma de ewing”.

Realizou a quimioterapia em Maceió, mas não teve efeito e então a família buscou outra opinião em Recife, Pernambuco. Lá os médicos falaram em amputação e perda dos movimentos inferiores e das funções sexuais e loco motoras. A família ficou desesperada com esta possibilidade e sua tia Poli usou a internet para pesquisar sobre algum tratamento menos devastador. Numa dessas buscas, relatou o caso do Noam numa comunidade do Orkut. A Jane Selma (tia do Felipe) ao ler o relato, imprimiu e levou ao GRAACC aqui em São Paulo (Hospital de referência no tratamento do câncer infantil), onde o Felipe, o Vitor e tantas outras crianças são acompanhadas . Em seguida entrou em contato com a tia do Noam e até disponibilizou hospedagem por algum tempo aqui em São Paulo. Apesar das duas famílias serem da mesma cidade (Maceió, Alagoas), não se conheciam. Atitude louvável a da amiga Jane, sempre disposta a ajudar no que estiver ao seu alcance.

O Noam veio para São Paulo no dia 22 de julho de 2010 e desde o início foi muito bem atendido no GRAACC. Durante uma semana realizou os mais variados e sofisticados exames e no dia 27/07/10 saiu um laudo: o caso do Noam não era tão grave como se imaginava e a amputação foi descartada!

O tratamento proposto foi cirúrgico, com a retirada do tumor e de 2 ossinhos comprometidos (Ilíaco e Acetábulo). Foi uma cirurgia bastante complexa e com a graça de Deus correu tudo bem no dia 23/08/10. Após alguns dias na UTI, continuou sua recuperação no quarto e iniciou a fisioterapia motora. A biópsia constatou tratar-se de um tumor benigno e os 3 ciclos de quimioterapia realizadas em Maceió foram em vão, pois não responderam a este tipo de tumor.

Atualmente o Noam se locomove com a ajuda de muletas, mas é incrível a agilidade que desenvolveu. Chegou ao aniversário do Arthur e não quis saber de ficar sentado não... Foi direto para os brinquedos e para a piscina de bolinha. É um encanto de garoto, falante e super simpático.

Continua sendo acompanhado no GRAACC, realizando tratamento fisioterápico e terapia ocupacional. Assim que for possível, fará outra cirurgia, para colocar um osso no lugar, que será retirado da panturrilha de seu pai, que ficou muito feliz em poder realizar este grande gesto de amor, de retirar um osso seu e doar para seu amado filhinho, que tem a vida inteira pela frente para continuar sendo muito feliz e abençoado.

Naom encantado com os dinossauros da festa do Arthur

Noam e Vitor

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resgate dos mineiros no Chile

Foi muito emocionante acompanhar o resgate dos mineiros que estavam há 69 dias presos a 700 metros de profundidade na mina San José, no Chile.

Os custos com a operação de salvamento ficaram entre US$ 10 e US$ 20 milhões, mas que importância tem isso?

O próprio presidente chileno, Sebastián Piñera, reconheceu todo episódio como um milagre.

Quantas histórias terão esses 33 mineiros para contar para seus filhos, netos, bisnetos!

Arthur: aniversário de 9 anos

Na semana passada o Arthur completou 9 anos e seus pais fizeram uma linda festinha para comemorar esta data tão especial. A decoração não poderia ser outra: dinossauros!

Falando em dinossauros, o Arthur foi entrevistado pelo jornal Folha de São Paulo (Folhinha), edição de 02/10. A jornalista Flávia Mantovani solicitou que ele fizesse a crítica de um livro sobre o assunto e o teor da matéria está a seguir:

Garoto fã de dinossauros faz crítica de livro sobre o assunto

Na Folhinha de 2/10, a repórter Flávia Mantovani entrevistou o menino Arthur Amorim Santos, 8, de Alagoas.
Ele é fã de dinossauros e tem mais de 20 livros sobre o tema.
Selecionamos a obra "Enciclopédia dos Dinossauros" (ed. Nobel; R$ 55) para que Arthur comentasse.
Confira a opinião do garoto e aprenda um pouco mais sobre o assunto:
"O livro é muito interessante, com várias ilustrações e texto bem acessível, vocabulário claro e bom tamanho da letra. As imagens e as fotos são muito boas e despertam o interesse das crianças.
Gostei da separação dos dinossauros pela localização dos seus achados. O livro fala também de outras espécies, o que é bom, mas se prende muito aos répteis, esquecendo dos dinossauros.
Não gostei da capa, o tiranossauro Rex está com penas, e este dinossauro não tem penas.
Na página 15, fala que o Herrerassauro era o animal mais semelhante ao dinossauro, mas na verdade ele é um dinossauro.
Na pág. 83, o Compsognatus não possui o focinho adequado para pescar, quem possui esse tipo de focinho eram as espécies de espinossauros. Na foto, o Compsognatus aparece com três garras nas patas dianteiras, ele tem apenas duas garras.
Na pág. 93, achei muito interessante ter sido encontrado um esqueleto completo, o que é muito raro em achados paleontológicos dessa época.
Senti falta da tabela mesozóica que separa os períodos triássico, jurássico e cretáceo.
Os capítulos não seguem a ordem dos períodos, e isso dificulta para separar a época em que viveu cada dinossauro.
Senti muita falta dos dinossauros brasileiros no livro. O Brasil é um país que tem grande diversidade de restos paleontológicos, viveram várias espécies de dinossauros no nosso país, tipo Estauricossauro, Unayssauro, Uberaba Titan, Angaturama, Amazonossauro. Gostaria de aprender mais sobre eles.
Gostei bastante do livro porque tem bastante conteúdo e fotos ilustrativas."


Link da matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/810699-garoto-fa-de-dinossauros-faz-critica-de-livro-sobre-o-assunto.shtml

Lembram quando eu disse que o Arthur é uma das crinças mais inteligentes que eu conheço? Pois é, dá pra se notar, né?

Graças a Deus ele está bem, fazendo acompanhamento também por um médico imunologista e um nutrólogo (o mesmo do Vitor), no objetivo de melhorar sua imunidade, com adoção de medidas complementares.

O Arthur é um guerreiro que segue lutando bravamente e continuemos orando por ele!

Outras notícias do Arthur:
Arthur: um garoto mais que especial (31/08/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/arthur-um-garoto-mais-que-especial.html

Arthur Escritor (03/09/2010)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/arthur-escritor.html

Arthur ao centro com seu irmão Vinícius, juntamente com algumas crianças na sua festinha. À esquerda meus filhos Davi e Vitor e mais ao fundo o Felipe. À direira, de camisa verde, o Noam.
 Hora do parabéns. Arthur com sua família

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cúrcuma: poderoso antiinflamatório

A cúrcuma é uma raiz que parece com o gengibre. Os indianos consomem em média 1,5g a 2 g por dia de cúrcuma, o principal condimento do curry, ao qual ele dá sua cor alaranjada. Nenhum outro ingrediente nutricional é tão poderosamente antiinflamatório quanto o pó amarelo desta raiz. A principal molécula responsável por este efeito é a curcumina. Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres: cólon, fígado, estômago, mama, ovário e leucemia, por exemplo. Age também sobre a angiogênese e força as células cancerosas a morrer (apoptose). Entre camundongos, a curcumina previne o surgimento de vários tipos de tumores induzidos por carcinogêneses químicas. Não é, pois, surpreendente, que em idade idêntica os indianos tenham 8X menos cânceres de pulmão do que os ocidentais, 9X menos cânceres de cólon, 5X menos cânceres de mama ou 10X menos cânceres de rim. E isso apesar de uma exposição a múltiplos cancerígenos presentes no meio ambiente, numa escala provavelmente pior do que o Ocidente...

No M.D. Anderson Cancer Center de Houston, o professor Bharat Aggarwal é considerado um brilhante iconoclasta. Um dos pesquisadores de oncologia mais citados no mundo, é um dos chefes do laboratório de terapêutica experimental do câncer. Sua preeminência em bioquímica e farmacologia não o impediu de manter mente aberta a tudo que possa contribuir para a luta contra o câncer... Aggarwal mostrou primeiramente que a curcumina é muito ativa nas células cancerosas em cultura. Depois, em 2005, provou que ela era capaz de agir em tumores de mama implantados em camundongos que não reagiam mais à quimioterapia com Taxol.

Nos camundongos, a adição de doses nutricionais de curcumina reduzia de maneira impressionante a progressão das metástases. Ainda se encontravam microtumores disseminados nos pulmões, mas, na maioria dos casos, eles não podiam mais aumentar e não apresentavam mais perigo real. Para os oncologistas do muito sério M.D. Anderson Cancer Center, esses resultados improváveis obtidos por remédios das vovós não mereciam ser levados em consideração. Até o dia bem recente em que o Dr. John Meldelsohn, presidente do centro e oncologista dos mais influentes nos Estados Unidos, se encontrava na mesma conferência que Aggarwal e ficou para ouvir sua apresentação até o fim. Na mesma hora ele foi lhe falar: “Eu não tinha a mínima idéia de que as provas científicas do que o senhor apresentou pudessem ser tão sólidas”, declarou.

Aqui no Brasil, é possível encontrar esta raiz com certa facilidade. Meu marido tem comprado na feira de orgânicos do parque Fernando Costa, em São Paulo. Tenho acrescentado diariamente nos sucos de vegetais que preparo na centrífuga, e as crianças não reclamaram do sabor... Uso a cúrcuma de forma crua, in natura, mas segundo estudos, na forma de tempero misturada à pimenta é melhor absorvida pelo organismo.

Fonte: Livro Anticâncer, David Servan-Schreiber, 131-133

Outras informações sobre a cúrcuma:
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/curcuma.html

A raíz da esquerda é gengibre e a da direita é cúrcuma

Primo Ed : Conclusão da radioterapia

Meu primo Ed, diagnosticado com um tumor cerebral (Glioblastoma Multiforme) em agosto 2010, concluiu na última quarta-feira (06/10) as 30 seções de radioterapia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, minha prima Liliane o levava ao Hospital para realizar o tratamento. O quimioterápico Temodal tomava diariamente em casa, algum tempo antes de sair para fazer a radioterapia. As reações e efeitos colaterais não foram muitos até então, e com a graça de Deus superou estes momentos.

Toda semana eram realizados exames para monitorar os índices sanguíneos, que se mostravam em declínio devido às ações adversas da radio e quimio no organismo. Porém nos últimos dias o declínio foi bastante acentuado. As plaquetas (componentes sangüíneos responsáveis pela coagulação) chegaram a 10.000 por mm3 (o normal está entre 150.000 e 400.000). Já os leucócitos (defesa do organismo), estavam 0,2, praticamente zerados (o normal seria entre 4,5 a 11,00 mil/mm3). A hemoglobina (que transporta oxigênio às células), marcou 7 (normal para homens é entre 13 e 17), mostrando nível bastante crítico.

No último sábado teve febre e ao ser levado para o hospital, foi internado imediatamente, pois com as taxas sanguíneas baixas, os riscos são imensos. Está recebendo transfusão de sangue e plaquetas, além de medicamentos para melhorar a imunidade. Como os médicos ainda não sabem qual a origem da febre, já entraram com antibiótico profilaticamente. Ainda ontem a febre persistia e a causa ainda não tinha sido descoberta.
Dia 31/10 fará a primeira ressonância pós-radioterapia, e no dia 03/11 será a consulta com o oncologista, sendo possível saber dos efeitos do tratamento. Por causa das taxas baixas, o quimioterápico temodal foi suspenso, pois seu organismo não suportou sua toxidade. Assim que a situação se normalizar, os médicos irão decidir como proceder.

Peço a Deus que mostre aos médicos a causa desta febre, pra que possa ser tratada o quanto antes, e a situação fique sob controle.

Queridos primos, estamos orando por vocês!

Outras postagens sobre o primo Ed:
• Notícias do primo Ed (14/09/10)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/09/noticias-do-primo-ed.html

• Orações pelo primo Ed (05/08/10)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/oracoes-pelo-primo-ed.html

06/10/10: Conclusão da radioterapia
Recebendo plaquetas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Anticâncer

Um dia, um brilhante psiquiatra e pesquisador na área de neurociência resolveu substituir o estudante que ficara de comparecer para uma de suas experiências neurológicas. Entrou na máquina de ressonância magnética, mas seus colegas logo interromperam o procedimento com uma alarmante notícia: haviam encontrado um tumor em seu cérebro. E pior: pacientes diagnosticados com esse tipo de tumor poderiam esperar, no máximo, seis meses de vida.

O episódio, que ocorreu há mais de 15 anos, desencadeou uma mudança radical no pesquisador – autor deste livro. Antes um jovem arrogante e auto-suficiente, David Servan-Schreiber passou a interagir com as pessoas de uma maneira diferente. Determinado a compreender sua doença, fez um extensivo levantamento de estudos científicos e terapias alternativas que culminou numa abordagem inédita: a proposta de uma prática de prevenção e acompanhamento dos tratamentos clássicos que resulta numa biologia anticâncer.

David Servan-Schreiber é médico psiquiatra e professor da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lyon, na França. Sua tese de doutorado, orientada pelo prêmio Nobel Herbert Simon, foi publicada na prestigiada revista Science. O premiado neuropsiquiatra, um dos fundadores do Centro de Medicina Complementar de Pittsburgh, defende o valor da medicina ocidental tradicional aliada a práticas integradas de mente e corpo.

“Todos temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las.”

Com essa convicção, o Dr. Servan-Schreiber aposta em nossa poderosa biologia anticâncer, capaz de nos prevenir contra a doença e até de curá-la definitivamente.

Um tumor no cérebro, seis meses de vida. Esse foi o diagnóstico que o neuropsiquiatra David Servan-Schreiber recebeu ao fazer um exame de ressonância magnética. Determinado a conhecer a doença e a vencê-la a qualquer custo, ele traçou seu caminho de cura aliando a medicina convencional a práticas e alimentação saudáveis.

Quinze anos mais tarde, após ter superado um segundo câncer, Servan-Schreiber resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento neste livro que se consagrou como sucesso internacional, publicado em 26 países.

Nota:
Este foi o primeiro livro que li sobre o assunto a pouco mais de 2 anos atrás.

Postagens relacionadas:
Tumor cerebral (David Servan-Schreiber)
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/07/tumor-cerebral-david-servan-schreiber.html

JUN 2008 – Livro Anticâncer
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/jun-2008-livro-anticancer.html

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Notícias do Vitor

Graças a Deus meu filho Vitor tem gozado de boa saúde e leva uma vida normal, indo à escola, à natação, brincando, etc. Sou muito grata Deus, pois neste mês completa 13 meses que não fica doente com gripes, resfriados ou viroses. Isto é maravilhoso, tendo em vista que moramos numa cidade grande, poluída, com constantes alterações climáticas e expostos a muitos vírus e bactérias. Quase que diariamente nos relacionamos com pessoas doentes na escola, na igreja e nos mais variados ambientes públicos. Meu sobrinho inclusive passou a semana passada com episódios de febre e dor de garganta e foi levado ao pronto socorro por duas vezes...

A última vez que o Vitor teve febre foi em setembro de 2009, e na época estava no auge os casos de gripe suína e inclusive o trataram como portador da doença. Postagem em que relato o episódio: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/09/gripe-suina.html

No último sábado 09/10 o Vitor amanheceu reclamando de uma dor na parte frontal da cabeça. Com o passar das horas a dor se intensificou e dei então pra ele gotinhas de “Tylenol”. Como fazia mais de um ano que não tomava qualquer remédio pra dor ou febre, o efeito foi super rápido e teve bastante sono e passou algumas horas dormindo. Acordou melhor, mas a dor ainda persistiu, mas de forma mais branda. Notei então que estava um pouco quente e ao medir a temperatura marcou 37,6. Antes de medicá-lo, resolvi colocar uma compressa de argila em seu abdômen e observar mais um pouco. Após uns 30 minutos, medi novamente a temperatura e marcou 37,4. Passou mais um pouco e marcou 37,0 e depois 36,9 e assim sucessivamente e não teve mais febre e nem indisposição. A dor de cabeça também passou e os únicos remédios que dei foram: 1 dose de tylenol e própolis + óleo de copaíba que continua tomando 2 vezes ao dia. Não sei se trata-se de alguma infecção ou sinusite, mas independente do que seja, seu organismo está batalhando e vencendo. Não tem qualquer outro sintoma que mereça preocupação, portanto vou continuar observando.

Creio que na última semana suas defesas baixaram um pouco, pois foi semana da criança na escola, com festa e brincadeiras, e ele consumiu doces. É fato que alimentos açucarados interferem na imunidade. Existe até uma pesquisa que mostra a relação entre a quantidade de açúcar ingerido e a ação dos leucócitos na interceptação dos vírus que tentam invadir nosso organismo. Quanto mais açúcar, mais vulnerável fica nosso sistema imunológico.

Mas só temos motivos a agradecer, pelo cuidado e proteção de Deus para conosco. E vamos seguindo em frente!

Ótimo feriado a todos!
Foto tirada sábado 09/10/10. Vitor na Programação de encerramento das atividades dos Aventureiros 2010

Yan: superando desafios a cada dia

O Yan é um belo garoto, atualmente com 14 anos, que mora em Belém, capital do estado do Pará, na região norte no nosso querido Brasil. É mais um guerreiro, e a sua jornada não é fácil, mas com a graça de Deus têm superado todos os desafios.

Foi no começo do ano de 2008 que realizou pela primeira vez uma neurocirurgia para remoção de um tumor cerebral localizado no Lobo Temporal Esquerdo. O resultado da biópsia, relativo aos exames anátomo –patológico e imunohistoquímico foi sugestivo de um tumor denominado “DNET”, ou seja, Tumor Neuroepitelial Desembrioplásico, de grau I segundo a OMS, considerado benigno e de bom prognóstico.

Após 3 meses dessa cirurgia, uma ressonância magnética mostrou que havia rejeição do material sintético colocado no crânio para estancar o sangramento na ocasião da cirurgia e foi necessário que nosso guerreiro Yan realizasse uma segunda cirurgia para corrigir este problema, o que aconteceu no dia 18 de abril de 2008. Teve edema cerebral e a recuperação foi difícil, mas superou com muita garra todos estes obstáculos.

Passou então a realizar ressonâncias periódicas de controle e em janeiro de 2009 foi constatada uma alteração, que segundo os médicos tratava-se de lesão “pós operatória”, mas em novembro de 2009 foi confirmado que na realidade esta lesão já era o início de um tumor, desta vez em região próxima ao tronco cerebral.

A equipe médica sugeriu que fosse realizada nova análise patológica do tumor e os blocos de parafina da primeira cirurgia foram enviados para um patologista em São Paulo, bastante experiente em tumores DNET e o diagnóstico foi diferente: “Ganglioglioma”, um tumor de grau benigno e considerado de bom prognóstico também.

Até então as cirurgias e o acompanhamento estavam sendo feitos em Belém, Pará e como se cogitou a possibilidade de nova cirurgia, seus familiares o trouxeram para São Paulo e em dezembro de 2009 aconteceu então o primeiro contato com o experiente neurocirurgião pediátrico, Dr. Sérgio Cavalheiro, que após analisar as imagens, achou melhor apenas acompanhar, tendo em vista não estar assintomático.

Alguns meses após, no dia 26 de maio de 2010 aconteceu a cirurgia para retirada do tumor localizado no tronco cerebral, realizada no Hospital Santa Catarina, em São Paulo e correu tudo bem e a recuperação cirúrgica foi muito rápida. Mas o Dr. Sérgio relatou que se assustou com o tamanho da lesão, pois quando entrou com a broca e o aspirador ultra-sônico, saltou um tumor imenso, que surpreendeu toda equipe.

O resultado do exame imunohistoquímico concluiu como “ganglioglioma benigno”, o mesmo tipo constatado na segunda análise da primeira cirurgia. O exame Ki-67 (um marcador tumoral) teve resultado de 5%, considerado alto, pois o normal desta proteína neste tipo de tumor geralmente é 1%.

Em outubro de 2010 seriam realizados novos exames de controle, mas antes disso o tumor voltou e foi necessária nova cirurgia dia 09 de setembro de 2010, desta vez no GRAACC, em São Paulo. Houve complicações pós-operatórias, pois contraiu meningite bacteriana e foram momentos bastante delicados, mas o valoroso Yan superou mais uma vez e teve alta no dia 30/09/10.

Graças ao bom Deus atualmente ele está bem, mas deverá iniciar quimioterapia nos próximos dias.

Lembremo-nos do Yan em nossas orações, pra que continue superando desafios e vencendo as batalhas de cada dia e muito em breve esteja completamente curado e livre desta doença.

Yan, Deus é contigo!

Grande abraço pra mamãe Lana e toda sua família!


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Suco de Grama do Trigo:mais de 100 nutrientes e vastos benefícios a saúde

Já mencionei em algumas postagens sobre a grama do trigo ou clorofila do trigo, mas volto a este assunto, e agora com dicas de como preparar em casa, de uma forma prática, econônima e de melhor qualidade do que quando comprada congelada.

Meu filho faz uso do suco da grama do trigo desde março de 2008, só que por mais de 2 anos usei os sachês congelados encontrados na loja de produtos naturais "Mundo Verde". Dizem que é um produto de ótima qualidade, que segue as exigências de preparo, etc, mas se tivermos acesso ao suco recém preparado é muito melhor! Garanto pra vocês que não dá aquele trabalho todo que eu imaginava... Gasto com todo o processo não mais do que 5 a 10 minutos ao dia.

O suco da grama do trigo é fonte de vitaminas, minerais e enzimas. Também contém amigdalina / Laetrile e selênio, que são substâncias reconhecidamente anti-cancerígenas.

A Dra. Ann Wigmore, pioneira do movimento da alimentação viva nos Estados Unidos, promoveu o suco da grama do trigo após ter-se curado de um câncer de cólon na década de 50. Todo seu trabalho é baseado em mais de três décadas de extensas pesquisas, aplicando a alimentação viva (alimentos crus) à prevenção e à cura das mais variadas enfermidades e à promoção de um estado de saúde pleno de vitalidade. Foi fundadora do Instituto de Saúde Hipócrates, em Boston, em 1963.

A clorofila do trigo tem quase a mesma estrutura molecular da hemoglobina, o que significa mais oxigênio a nível celular. O desenvolvimento de um câncer se beneficia da deficiência de oxigênio. (http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/3979/baixo-nivel-de-oxigenio-em-celulas-cancerosas-favorece-metastase )

O suco da grama do trigo contém pelo menos 13 vitaminas (várias são antioxidantes), incluindo a B12, muitos minerais e oligoelementos, incluindo o selênio e os 20 aminoácidos. Também contém o hormônio ácido abscísico (também chamado Dormin), a enzima antioxidante SOD (superóxido dismutase) e mais de 30 outras enzimas, a citocromo oxidase enzima antioxidante, laetrile , e um lote inteiro de outros nutrientes.

É muito vasta a quantidade de benefícios que o suco de grama do trigo promove ao organismo e eu poderia citar páginas e mais páginas. Vou parar por aqui, mas aqueles que quizerem saber mais, sugiro pesquisar no google os termos “ wheat-grass” ou “Ann Wigmore” ou “suco grama trigo” e encontrarão uma quantidade enorme de informações.

Abaixo, citações de alguns especialistas:

"Suco de grama do trigo é o néctar de rejuvenescimento, o plasma da juventude, o sangue de toda a vida. Os elementos que estão faltando às células do seu corpo, especialmente as enzimas, vitaminas, hormônios e ácidos nucléicos podem ser obtidas através da transfusão diária desta luz verde” (Rev. Viktoras Kulvinskas, MS, autor de Sobrevivência para o século 21)


"Eu vejo as pessoas que passam por essa terapia todos os dias e posso dizer-lhe: milagres acontecem". (Brian Clement, Diretor do Instituto de Saúde Hipócrates, West Palm Beach, Florida)


"Por que tomar essas gramíneas jovens? Porque você estará dando a si mesmo um elixir da saúde ao contrário de tudo que já experimentou! Os efeitos dessas bebidas verdes são altamente nutritivos dentre todos os meus pacientes, especialmente os de artrite, é nada menos que incrível. "
(Julian Whitaker, MD. editor Health and Healing Newsletter)


"A contagem de plaquetas de Gary subiram todos os dias, durante 7 dias a partir de 61.000 para 141.000, e a única coisa que fiz de diferente foi administrar wheatgrass. Isso é absolutamente fenomenal e está totalmente documentado no registro hospitalar "- (Leonard Smith, MD, cirurgião oncológico)


“Se o oxigênio é considerado como uma bala para matar células cancerosas, então o suco do trigo poderia ser pensado como um tiro de espingarda no tratamento do câncer.” (Cancer Tutor)

Fontes
• Receitas Ann Wigmore para uma vida mais longa, Kimball Betsy
• A dieta de Hipócrates e Programa de Saúde por Ann Wigmore
• O Livro Wheatgrass por Ann Wigmore
http://www.cancertutor.com/Cancer/Wheatgrass.html

http://www.hippocratesinst.org/

http://www.youtube.com/watch?v=y7egx5WvbGY

Como cultivar grama do trigo em casa

1. Comprar as sementes (grãos) do trigo, encontrado no mercado ou lojas de produtos naturais. Aqui em São Paulo, compro nas lojas cerealistas nas ruas Mercúrio e Santa Rosa, próximo ao centro. Pago R$ 1,30 o quilo, que dá pra aproximadamente um mês de suco. O primeiro passo é separar cerca de 200 gramas de sementes. 

2. Lavar as sementes e deixar de molho em água purificada (usar o dobro de água com relação às sementes). Faço este processo geralmente à noite. Ficarão de molho até o dia seguinte pela manhã (cerca de 12 horas)

3. No dia seguinte (após cerca de 12 horas de molho), escorrer a água e lavar as sementes em água corrente e depois deixar escorrendo em peneira até o final do dia (mais 12 horas). A noite o mesmo processo e no outro dia (após 36 horas do início do processo), as sementes já mostrarão alguns "brotinhos". Nesta fase, as vitaminas, minerais e enzimas estarão potencializadas em cerca de 200 a 600% e já podem ser usadas em saladas, pão, sucos diversos, etc. Mas para preparar o suco da grama, vamos plantar as sementes conforme o próximo passo. 


4. Colocar terra numa bandeja. Atualmente uso bandejas de aproximadamente 45 cm de comprimento, por 30 cm de largura e 8 cm de altura. A quantidade de terra é de 3-4 centímetros de profundidade.
 5. Depois colocar as sementes, de forma que fiquem bem juntas umas das outras. Fazer uma leve pressão com uma colher para se firmarem na terra. 

6. Cobrir com uma camada fina de terra e depois de uns 2 dias as graminhas já começarão a despontar. Regar com água purificada 1 vez ao dia.

7. Com uma tesoura, cortar a quantidade para preparar uma dose (cerca de 20% da bandeja). Após aparadas, as graminhas voltam a crescer e dentro de uns 5 dias, já estarão prontas para serem cortadas novamente. Após este segundo corte, desprezar a terra da bandeja e colocar nova terra para recomeçar o processo. Essa terra já utilizada pode ser reaproveitada após uns 3 meses de compostagem.

8. Após lavar a grama cortada, bater no liquidificador com um pouco de água. Existe um moedor específico para fazer este suco de clorofila, mas como não encontrei aqui no Brasil, preparo o suco no liquidificador mesmo.


9. O próximo passo é coar, espremendo bem para aproveitar ao máximo, de forma que reste apenas o bagaço esbranquiçado.

10. Finalmente você poderá saborear este suco extremamante nutritivo, que ajudará seu organismo na recuperação e manutenção da saúde.


Pesquisar este blog