segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Agradecimento

Confesso que quando comecei a escrever este blog não fazia idéia do alcance que ele teria...

A cada dia recebo diversos e-mails, oriundos de pessoas dos mais variados lugares, não só daqui do Brasil, mas de outros países também. No mês de agosto de 2010 foram 10.649 visualizações e neste mês de setembro de 2010 até hoje 10.057.

Reservo uma parte do meu dia para responder aos contatos, mas infelizmente não tenho dado conta e estou em débito com muitos deles... Minha rotina é bastante corrida e apesar de não estar trabalhando fora, tenho muitos afazeres diários. Cuido da organização da casa, das crianças, da alimentação, da roupa e também sou motorista pra levá-los à escola, natação, violão, terapia, etc, etc.

Agradeço a todos que acompanham a nossa jornada, e mesmo em silêncio torcem por nós. Fico muito feliz ao saber que a nossa experiência de vida tem ajudado muitas pessoas. Esse é o maior objetivo.

Que Deus abençoe a todos !

Abraços!

26 SET 2010: Batismo do Vitor

O batismo é uma prática comum entre os cristãos, pois consta na bíblia que o próprio Jesus foi batizado para nos deixar o exemplo: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:16 e 17)

Algumas denominações cristãs adotam o batismo infantil de bebês, já outras aguardam até a criança ter algum discernimento e decidir por si mesma e foi o que aconteceu com o Vitor. Mesmo tendo apenas 9 anos, já entende o significado desta prática e fazia algum tempo que vinha pedindo para ser batizado e ontem foi o grande dia.

Foi uma cerimonia muito bonita a sua demonstração pública de escolher a Jesus como seu salvador, através do batismo. Aconteceu no decorrer de uma cantata intitulada “Cristo a luz”, apresentada pelo coral de nossa igreja, que estava vestido a caráter conforme os tempos bíblicos e relatou de forma cantada e representada alguns trechos da vida de Jesus aqui na terra. O batismo do Vitor aconteceu no momento da cantata em que Jesus recebe as criancinhas para abençoar e a letra da música é baseada naquele texto bíblico que diz: “Deixai os pequeninos, não os impeçais de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” (Mateus 19:14) e foi realizado pelo nosso querido Pr. Paulo Marski.

Letra da música "Não os impeçais"

Uma criança é como a flor, que precisa de calor, e precisa receber amor.
Atenção especial, pois é gente em potencial, singeleza igual ninguém mais tem.
Por isso Cristo ensinou e Seu exemplo deixou, recebendo os pequenos com amor.

Não os impeçais de vir, Nem os estorveis aqui.
Pois deles é o reino que já preparei, pois deles é o reino que já preparei,
Não os impeçais de vir, nem os estorveis aqui.
Pois deles é o reino que já preparei, pois deles é o reino de meu Pai.


Quem quiser estar no céu, onde emana leite e mel, como criança deve então viver.
Ser tão simples no falar, e tão pronto em perdoar, nas pessoas sempre acreditar.
Por isso Cristo ensinou e Seu exemplo deixou, recebendo os pequenos com amor.

Não os impeçais de vir, nem os estorveis aqui.
Pois deles é o reino que já preparei, pois deles é o reino que já preparei, preparei
Não os impeçais de vir, nem os estorveis aqui.
Pois deles é o reino que já preparei, pois deles é o reino de meu Pai.

O Vitor segue muito bem, clinicamente saudável e só temos motivos para agradecer a Deus pelo Seu cuidado e proteção para com ele e conosco também.

Músicas da Cantata
Aleluia Jesus Nasceu
http://www.youtube.com/watch?v=zASr8OtQVCI&feature=channel

Jesus a razão
http://www.youtube.com/watch?v=B0B8ejZ6vbE

Jesus aqui viveu
http://www.youtube.com/watch?v=67fFO5kKC4E

“Mestre esta mulher é pecadora”
http://www.youtube.com/watch?v=3QQMkrdm27w

Não os impeçais - Batismo Vitor
http://www.youtube.com/watch?v=BRZCvM2A1yM

O amor é essencial
http://www.youtube.com/watch?v=-4iAzq5AW1c

A cruz de Jesus – poesia
Cristo ressurgiu
http://www.youtube.com/watch?v=SzZ8hzLmJ2s

Cristo a luz
http://www.youtube.com/watch?v=QsRi7rdvtwg

Aleluia! Cristo está voltando
http://www.youtube.com/watch?v=cl4V9wEqa9E

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Verduras e Vegetais Crus

Os livros que estou lendo no momento são os do médico coreano Dr. Jong Suk Yum, que publicou uma série sobre este assunto na década de 80 e também ministrou dezenas de cursos pelo Brasil afora, tendo inclusive participado de programas de TV, jornais e revistas. Seus livros são repletos de depoimentos pessoais dos benefícios que um estilo de vida saudável pode proporcionar ao organismo. Foi inclusive perseguido por divulgar de forma aberta e clara que os métodos naturais podem curar diabetes, hipertensão, artrite e até reverter doenças graves como o câncer. O Dr. Jong é religioso da igreja católica e a maioria dos seus seminários foi ministrada nas dependências das igrejas e boa parte desses depoimentos publicados em seus livros são de padres e freiras. Tomei conhecimento do trabalho do Dr. Jung em DEZ 2009, por indicação de um senhor de Blumenau, Santa Catarina, pois ele próprio esteve desenganado pelos médicos e foi curado através deste método. Ele me relatou que contraiu “Tifo” enquanto trabalhava na região amazônica e a doença avançou ao ponto de deixá-lo completamente debilitado e os médicos o liberaram para morrer em casa... Foi neste momento que seus familiares de Santa Catarina começaram a colocar em prática as recomendações do Dr. Jung Suk Yum: períodos de jejum, alimentação exclusivamente crua , muita água, banhos alternados, banhos de ar e suco de grama de trigo. Como não havia verduras e vegetais na localidade em que se encontrava, a família enviava por Sedex toda semana uma caixa com os vegetais. E a recuperação foi completa e hoje compartilha com todos sobre este milagre ocorrido em sua vida.

Uma das recomendações que é unanimidade nos livros de medicina natural é a importância da alimentação crua. Tem aumentado a cada dia os adeptos de uma alimentação viva, ou seja, predominantemente crua. Aqui em casa sempre consumíamos vegetais, mas não da forma que fazemos hoje. Como já mencionei em outras postagens, o Vitor não gostava de vegetais e foi através dos sucos na centrífuga que consegui introduzir estes alimentos tão necessários em sua dieta. Desde março 2008 que toma diariamente no mínimo 3 copos de sucos de vegetais puros, sendo um deles da grama do trigo. Não só o Vitor, mas todos nós aqui de casa tomamos sucos de vegetais diariamente.

O alimento cozido é composto de matéria desvitalizada. Perde os nutrientes vitais e os nutracêuticos, enzimas, biomoduladores e antioxidantes são destruídos pelo fogo.

Muitos médicos não recomendam o consumo de vegetais crus quando se está em tratamento de quimioterapia... Eu não sou médica e nem especialista pra recomendar alguma coisa, mas os médicos adeptos da medicina natural não compactuam com esta recomendação... Diversos livros inclusive tocam nesta questão e o médico Dr. Alberto Gonzalez menciona em seu livro: “...A contaminação bacteriana mais pesada vem dos alimentos de origem animal ou altamente glicêmicos, mesmo que sejam cozidos. As perigosíssimas Shigella, Salmonella, Escherichia coli 0157:H5 entero-hemorrágica e as Escherichia enteroinvasivas são derivadas de alimentos de origem animal como ovos, laticínios e carnes...Mas o pânico da contaminação bacteriana foi estendido de forma irracional para as frutas e verduras que, com simples lavagem mecânica e algumas gotas de hipoclorito, tornam-se isentas de bactérias patogênicas... É muito comum, na prática médica, que os médicos digam imediatamente aos seus pacientes, quando da vigência de enfermidades crônicas ou agudas: “Não comam nada cru!”. Estão privando-os de alimentos preciosos e até salvadores. Negam a seus pacientes os nutracêuticos que evitam a oxidação; as vitaminas, as enzimas e os biomoduladores mineralizados que são capazes de realizar verdadeiros milagres.”

Há 2 anos e meio que meu marido freqüenta a feira de orgânicos localizada no Parque da Água Branca aqui em São Paulo e toda semana traz uma boa quantidade de vegetais. Inclusive ele tem me dito que a cada semana nota um aumento na quantidade de pessoas que estão freqüentando a feira... Meu dia de segunda-feira é reservado para lavar e higienizar as verduras e os legumes, para facilitar na hora do consumo e também na hora de preparar os sucos. Claro que dá um trabalhão, mas faço com o maior prazer, pois sei dos benefícios que traz para minha família. Ontem tirei uma foto dos vegetais que vamos consumir nesta semana, e vou compartilhar com vocês...

Na mesa tem: 8 maços de cenoura (+ ou – 70 cenouras médias) / 1 maço de rabanete / 1 maço de beterraba / repolho /brócolis / couve-flor /2 maços de couve manteiga / couve chinesa / 2 pés de alface / 1 maço de espinafre / 4 punhados de chicória / 1 maço de rúcula / 1 maço de almeirão /salsão / erva-doce / tansagem / salsinha / cebolinha / nabo / tomate / abobrinha / berinjela / quiabo / batata / batata doce / cará / inhame /

Quem não tem o hábito de consumir vegetais crus, uma boa sugestão é fazer os sucos. Eu não costumo utilizar frutas nos sucos, com exceção da maça, que adoça e deixa muito saboroso. O gengibre e a erva-doce (funcho) também dão aquele sabor todo especial... Vegetais crus que utilizo nos sucos: cenoura, beterraba, abobrinha, pepino, brócolis, couve chinesa, maça., gengibre, salsão, funcho, folhas verdes, etc. Claro que não são todos de uma única vez... Geralmente uso 2 tipos de legumes ou raízes + 3 tipos de folhas verdes + 1 pedacinho de gengibre + maça.

Tenho alguns livros sobre sucos e deixo aqui algumas sugestões:



Posteriormente vou postar algumas receitas de sucos saborosos, juntamente com a respectiva finalidade. Vou postar também um pouco sobre as frutas, os cereais, as sementes e também sobre germinação de sementes e grama do trigo.

Notícias do Vitor

Graças a Deus o Vitor está muito bem e não apresenta qualquer sintoma que justifique preocupação!

Não sente mais dores na região da cirurgia (local que havia batido quando caiu da rede, conforme mencionei anteriormente) e também não teve mais diplopia (visão dupla). Segue dinâmico e ativo freqüentando a escola e fazendo aulas de natação. Confesso que estou bem mais tranqüila...

Tenho feito compressas de argila com carvão vegetal diariamente e talvez este procedimento tenha contribuído para sua melhora...

Post sobre a argila: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/geoterapia-argiloterapia.html

Foto tirada no sábado 11/09, com o priminho Pedro e o amiguinho Vinícius

Notícias do primo Ed

No dia 05 de agosto fiz uma postagem sobre meu primo Ed, recém diagnosticado com um tumor cerebral . Maiores detalhes no link: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/oracoes-pelo-primo-ed.html

Na ocasião da postagem encontrava-se internado e na eminência da cirurgia, que aconteceu na sexta-feira dia 06 de agosto de 2010 e graças a Deus correu tudo bem. A massa tumoral foi removida na sua totalidade, mas segundo o que o neurocirurgião disse “já estava com perninhas”, ou seja, estava “infiltrado”. Ficou apenas 1 dia na UTI e na quarta-feira, 11 de agosto já estava de alta. Foi neste mesmo dia também que saiu o resultado da biópsia, que constatou tratar-se de um “Astrocitoma Difuso de grau IV”, ou seja, um “Glioblastoma Multiforme”, um dos mais graves e agressivos tumores cerebrais. A localização é o cerebelo, uma região extremamente rara para este tipo de tumor... Lá no Canadá eles falam tudo que tem que ser dito para o próprio paciente e inclusive entregaram um livro sobre “Tumores cerebrais”, pra que a família e o próprio paciente possam conhecer os detalhes da doença.

Foi encaminhado para um radiologista e também para um oncologista, para acertar sobre a radioterapia e a quimioterapia.

No dia 25/08 (19 dias após a cirurgia) teve início a radioterapia e também o quimioterápico temodal, na dosagem de 165 mg. Serão 30 seções de radioterapia, sendo todos os dias da semana e descanso no sábado e domingo, mas o temodal não pára nos dias que não tem rádio... Serão ao total 6 semanas de tratamento e já está agendada a ressonância de controle para o dia 31/10.

Os primeiros dias do tratamento foram um pouco difíceis, pois teve bastante desconforto, enjôos e vômitos, mas agora já está melhor. Tenho conversado bastante com minha prima Liliane e eles também acreditam que as estratégias nutricionais ajudam do restabelecimento do organismo, aumentando assim as chances de sucesso. Estão bastante confiantes e crendo que de nada valem os prognósticos, pois é Deus que comanda nossa vida.

Conversando com meu primo na semana passada, me relatou sobre o diálogo que teve com o oncologista... O médico disse: “Você sabe que este tipo de tumor é incurável?” Meu primo respondeu:”Sei sim, doutor. Mas o Sr. Vai se surpreender comigo... Eu vou vencer!” e o médico brincou: “ Então vou ter que te mandar para o livro dos recordes?” E ele finalizou sorrindo: “Vai sim, doutor. O Sr. Vai ver”

Meu primo também me relatou que sua fé em Deus aumentou bastante depois da doença... Sua recuperação cirúrgica foi extremamente rápida e não teve seqüelas, o que é um grande motivo para louvar e agradecer. Em nenhum momento sentiu-se revoltado e está encarando esta difícil prova de forma positiva, pois também acredita que “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.”

Deus está conosco em todos os momentos, nos amparando, confortando e conduzindo por caminho seguro.

Antes da cirurgia, no Hospital, recebendo o carinho da esposa e dos filhinhos
Graças a Deus correu tudo bem e a recuperação cirúrgica foi muito rápida
15 dias após a cirurgia, na igreja, dando seu testemunho em gratidão a Deus

Dicloroacetato de sódio (DCA)

Há quase 2 anos atrás alguém me enviou o link de uma matéria falando sobre uma substância chamada: “Dicloroacetato de Sódio” (DCA). Eis o teor da matéria:

Droga mata tumor de forma simples e barata

Cientistas da Universidade de Alberta, em Edmonton, no Canadá, acreditam ter descoberto uma forma simples e barata de matar quase todos os tipos de câncer. Utilizando a droga dicloroacetato (DCA), eles descobriram um processo que estimula a autodestruição das células cancerosas em tumores no cérebro, seios e pulmões.

A pesquisa, liderada pelo cientista Evangelos Michelakis, testou o DCA em células humanas cultivadas fora do corpo e descobriu que a droga mata células cancerosas sem destruir as saudáveis. A experiência foi repetida em ratos com tumores, nos quais o câncer diminuiu drasticamente em poucas semanas, após ser atacado pela droga.

De acordo com o site NewScientist, o dicloroacetato (DCA) é usado há anos para tratar distúrbios metabólicos e é conhecido por ser seguro. Além disso, a droga não tem patente, o que significa um custo menor quanto comparada às mais novas drogas desenvolvidas.

Autodestruição

O DCA ataca a grande vantagem das células cancerosas: a geração de energia através de todo o corpo da célula e não apenas através da mitocôndria, em um processo chamado glicólise.

Até agora, os cientistas acreditavam que as células cancerosas utilizavam a glicólise porque suas mitocôndrias estavam danificadas. No entanto, experimentos de Michelakis provaram que essa não é a causa. Injetando DCA nas células doentes, a mitocôndria é novamente "despertada". Depois disso, a célula doente encolhe e morre.

Michelakis sugere que o processo da glicólise como fonte de energia ocorre quando as células não conseguem oxigênio suficiente para suas mitocôndrias funcionarem corretamente. Na tentativa de sobreviver, elas desligam sua mitocôndria e começam a produzir energia através da glicólise. Se não fossem desligadas, as mitocôndrias ativariam um processo de autodestruição.

Então, enquanto as mitocôndria estão "desligadas", as células se tornam "imortais", prolongando a vida de outras céuluas no tumor e se tornando dominantes. No entanto, quando o DCA desperta a mitocôndria, ela reativa o processo de autodestruição e leva as células cancerosas à morte.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1353070-EI8148,00.html

Na época achei bastante interessante, mas não dei muita importância. No dia 02/09/10 o Dr. Felippe mencionou esta mesma substância e inclusive me mostrou fotos das imagens de ressonância de glioblastomas tratados com DCA e os tumores desapareceram. Achei incrível!


A molécula do DCA é muito pequena, portanto facilmente absorvida pelo organismo e após a ingestão oral, pode chegar a regiões do corpo que outras drogas não podem , sendo possível tratar os cânceres cerebrais.

Segundo o Dr. Felippe me informou, há somente 2 locais onde podemos encontrar DCA: no Canadá ou na Alemanha.

Entrei em contato com a Universidade de Alberta, no Canadá e a resposta foi a seguinte: "Having just finished the clinical trial using DCA for the treatment of brain cancer, we are hopeful our recent news about initial findings will allow us and others to conduct larger scale trials with all forms of cancer a reality in the near future. At present we have no enrolling trials at the University of Alberta Hospital. Upcoming trials will be posted on our website at: http://www.dca.med.ualberta.ca/Home/index.cfm "

Pelo que tudo indica houve resposta positiva nos testes clínicos até agora, mas ainda vai levar um longo caminho até a conclusão dos testes em maior escala, para finalmente a droga ser considera segura... É uma pena, pois grande parte das pessoas que sofrem atualmente com cânceres de difícil tratamento não poderão esperar tanto tempo!

Link sobre o DCA:
http://www.dca.med.ualberta.ca/Home/Updates/2007-03-15_Update.cfm

Wendel: "Eu olho para as coisas invisíveis"


A cerca de 1 ano atrás conheci a tia do Wendel (Sonia Rigoli) e desde então passei a manter contato por e-mail e telefone com seus familiares, mais especificamente sua sogra Dione. Eles moram na região de Hortolândia, próximo a Campinas, estado de São Paulo. A experiência do Wendel é muito linda e já foi publicada num DVD do grupo musical “Tom de Vida”, da qual é pianista e também num outro blog do programa “Caixa de música” e tomei a iniciativa de colocar aqui também, pois é um grande exemplo de fé e confiança em Deus, mesmo em meio a lutas e adversidades.

Atualmente o Wendel tem 32 anos e é casado a pouco mais de 4 anos com a Evelyn e formam um jovem casal muito bonito. É compositor e professor de música no UNASP / IASP (Campus Hortolândia da Universidade Adventista de São Paulo) e também pianista do coral e do grupo musical “Tom de Vida”.

O Wendel já nasceu com problemas de saúde e quando era muito pequeno foi até desenganado pelos médicos. Ele tinha uma doença chamada “estrongeloidismo”, mas Deus o livrou e recuperou-se totalmente.

Depois de mais de 18 anos, surgiu um segundo problema de saúde grave, chamado “miastenias graves”, que é uma doença neuromuscular que causa fraqueza e fadiga dos músculos voluntários, em decorrência de um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. É uma doença auto-imune e considerada incurável pela medicina...

Ele relata que quando as crises surgiam, tinha muita dificuldade motora, e também dificuldade pra rir, falar, dificuldade com as mãos, o que o comprometia tocar piano. Eram momentos muito angustiosos, pois atrapalhava também na parte da garganta, dificultando a deglutição e a fala. Sentia fome e não conseguia engolir a comida...

Foi num destes momentos de crise e baseado nas palavras de II Coríntios 4:16 a 18 (Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.) que o Wendel escreveu a belíssima música “Coisas Invisíveis”. Em meio à angustia causada pela crise miastênica, seu pensamento foi: “Deus é o dono do meu corpo, é o dono das minhas células, se Ele quiser que eu componha essa música, Ele vai me dar forças suficientes para compor. Então, eu vou fazer a minha parte de continuar tentando, com a mínima força que Deus me der”. E Deus concedeu esta força e fez com que se tornasse possível escrever a música juntamente com a melodia, e o arranjo inclusive, naquele mesmo dia.

Eis abaixo a letra desta belíssima melodia:

Ainda que a fraqueza sobrevenha
E o meu corpo já cansado desfaleça
Jamais irei desanimar, nem desistir de continuar
Pois o Espírito de Deus se renova em mim
E a cada dia eu me fortaleço mais assim

Eu não olho para as coisas que hoje posso ver
Que não duram muito tempo e logo vão passar
Mas eu olho para as coisas invisíveis
Pois jamais acabarão
São sublimes, eternais

Meu sofrimento aqui é tão pequeno
Minha aflição tão curta e passageira
Se eu pudesse comparar com a glória eterna que virá
Pois as bênçãos lá do céu
Que meu Deus preparou
São bem mais, são muito mais do que eu posso imaginar
Eu não olho para as coisas que hoje posso ver
Que não duram muito tempo e logo vão passar
Mas eu olho para as coisas invisíveis
Pois jamais acabarão
São sublimes, eternais

E foi praticamente curado da “miastenias graves”. Fez a retirada do timo, e não mais teve as terríveis crises. Mas há cerca de 4 anos surgiu um outro problema de saúde, que foi o diagnóstico de um tumor cerebral (Astrocitoma Difuso de grau II) , inicialmente detectado com 8 centímetros. Foi submetido à radioterapia e posteriormente à cirurgia e quimioterapia com temodal. Mas houve a recidiva como Glioblastoma Multiforme e fez então radiocirurgia e segmento com o quimioterápico temodal. Hoje encontra-se debilitado, mas enfrentando bravamente a doença e confiando que Deus jamais o desamparará!

“Por já ter passado por várias experiências, e Deus estar sempre ao meu lado, eu pensei: Deus não vai me abandonar agora, Ele tem um propósito pra mim. Eu vou seguir compondo, arranjando, fazendo as coisas que eu tenho que fazer, e Deus vai me abençoando. Deus é o doador da vida, Ele controla cada célula do nosso corpo, Ele sabe o que fazer pra deixar o nosso corpo são. A gente tem que fazer a nossa parte, também, mas eu sei que Deus está acima de tudo.” (Wendel Matos)

No link abaixo, faz um breve relato de sua experiência e em seguida acompanha ao piano o Grupo “Tom de Vida”, que canta a música “Coisas Invisíveis”, de sua composição.

http://www.youtube.com/watch?v=YoZwlCmkpaE

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

03 SET 2010: Aventuri

Hoje ao meio dia meu pequeno embarcou rumo a um Acampamento do Clube de Aventureiros da qual ele faz parte... O Clube de Aventureiros “é um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Seu objetivo é auxiliar pais, mães e responsáveis na tarefa de desenvolver os aspectos físico,mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável.”

O Vitor ama participar destas atividades e lá estarão reunidas centenas de crianças de até 10 anos. É o terceiro ano seguido que ele viaja sozinho, sob a responsabilidade dos líderes e na companhia dos amiguinhos . Ele estava empolgadíssimo! O avento acontecerá no Hotel Ilha Morena, localizado na cidade de Caraguatatuba, litoral paulista. Regressa no domingo e com certeza, bastante cansado de tanto ter se divertido!

Vitor e Pedro felizes. Lindos! Já estou com saudades...

Felipe: "Não existem sonhos impossíveis"

 Ontem também visitei o Felipe e foi muito bom encontrá-lo bem, feliz e confiante. Ainda estava em êxtase de algo muito legal que aconteceu no último domingo, 29/08. Há alguns meses , havia escrito uma carta para a ONG “Mack a Wish”, que se empenha na ajuda, viabilização e realização de sonhos de crianças com câncer; uma forma muito linda de trazer alegria a estes guerreiros que sofrem tanto...

O Felipe sempre teve o sonho de um dia encontrar pessoalmente os jogadores do seu time do coração, o Flamengo. Há aproximadamente 15 dias atrás, o pessoal dessa ONG entrou em contato com a mãe e a tia do Felipe, dizendo que o seu sonho que estava prestes a se realizar e que já estavam fazendo os arranjos, e estavam planejando uma bela surpresa ao Felipe no dia 29/08/10, dia em que o Flamengo viria para Campinas jogar contra o Guarani. Nada poderia ser dito a ele, para não estragar a surpresa. Abaixo, o relado da Jane (tia madrinha do Felipe), contando como foi esse dia tão especial:

"Nossa gente!!!! Foram tantas emoções... vou tentar contar a vcs

Felipe de nada sabia... achava que iria passear com a Mack a Wish...fomos numa van pra Campinas... por enorme coincidência (se é que isso existe) estava escrito na van "Felipão tou"r (van locada dessa firma)...Na ida pra o estádio Felipe muito animado...cantou, contou piadas e perguntava a todo momento se tinham idéia quando seria realizado seu sonho...falavam que estavam programando e nada mais.

Ao chegarmos a Campinas (o jogo era lá) nos levaram pra almoçar em um restaurante super chik e perguntaram se ele queria conhecer o estado do guarani (Felipe.. adora futebol) e topou.

Chegando ao estádio entramos pela área administrativa... fomos recepcionados pelo presidente e vice-presidente do guarani.. um segurança nos levou pra o vestiário do Flamengo...Na entrada perto do ônibus do Fla estava Zico...quando Felipe o avistou ficou hipnotizado...seus olhos brilharam...foi pura emoção..ele dizia repetidas vezes " Zico!Zico! é vc mesmo??? É vc mesmo?"...o menino tremia...Zico foi muito simpático com ele...e notamos que ficou emocionado com Felipe...ele disse "Zico antes eu era flamenguista doente, hj eu digo sou flamenguista CURADO"..... Zico perguntou "desde quando você é flamenguista?" Felipe responde "desde quando descobri o que é time"..rsrsrsrs...dai começou a fazer uma verdadeira sabatina ao Zico...perguntou se ele estava gostando do goleiro, pq não contratava o Ronaldinho Gaucho...os nomes dos goleiros reservas e etc....Zico respondia a td pacientemente....apos nos levaram pra recepção do vestiário e a presidente do Fla (Patrícia) veio conversar com ele ...em seguida veio o Petkovic (seu ídolo) e os demais jogadores...ele não sabia o q fazer...um olhar encantado... olhava pra os jogadores como se estivesse numa loja de brinquedos e não soubesse qual escolher...Um momento que me emocionou foi quando a ONG trouxe uma criança que pediu pra conhecer o Petkovic. Era uma criança de 8 anos já em tratamento paliativo e muito fragilizado..chegou nos braços do pai..sua mãe chorava muito..quando essa criança (Mateus) viu o Petkovic ...nossa!!! Mesmo com expressão de muita dor abriu um sorriso...Felipe se aproxima e pergunta ao pai de Mateus..”Posso falar com ele?” Se aproxima e diz” Mateus se estamos aqui é porque merecemos..somos especiais e merecedores disso tudo...Deus está nos abençoando “...gente!! Confesso a vcs que vi seguranças de mais de 1.80 m e fortões chorando...sobre mim nem falo.

Em seguida de uniforme do Fla (do mesmo tamanho dos jogadores) ficou esperando pra entrar em campo...ele parecia não acreditar no que estava vivendo...olhava pra nos e dizia “ estou mais feliz que a própria felicidade”...agradecia as meninas da make a wish e as chamava de fadas...entrou em campo (bem devagarzinho) segurando as mãos do jogador Jean (zagueiro)...ao sair do campo foi chamado pelo presidente do Guarani pra ficar no camarote e na sombra (estava um calor infernal) sua resposta foi “ de forma alguma...esse é o meu sonho...fico no sol, mas quero ficar com o Flamengo.”

Terminando o jogo (Flamengo perdeu no finalzinho)... os jogadores retornam pra o vestiário e Felipe acompanha...Não permitem sua entrada...pq Zico estava no vestiário fulo da vida e reclamando aos montes com os jogadores...apos a saída do Zico Felipe entra (ficamos na porta)...a cara dos jogadores não era das melhores...Felipe olha pra eles e diz “ Não fiquem chateados...o esporte é como a vida, um dia a gente perde e em outro a gente ganha, mas crendo em Deus e nos esforçando vamos vencer”..os jogadores olhavam pra Felipe sem acreditar no que estavam ouvindo (alguns com lagrimas nos olhos)..e Felipe na sua maturidade da fé...começa a falar com eles e recitou “pegadas na areia”... explicou com suas palavras que Deus nunca nos abandona.

As meninas da Make a Wish ficaram encantadas com ele...falou que com certeza ele abriu a porta pra ONG conseguir novas visitas ao Fla (pra realizar sonhos de outras crianças).

Foi um dos dias mais emocionantes na minha vida...apesar de ser flamenguista...esse não foi o motivo...Presenciar a realização do sonho de Felipe...ver sua felicidade depois de tanto sofrimento e lagrimas...nossa!!!!

Sei que agora Felipe vai crescer acreditando que Não existem sonhos impossíveis."

Amigos, chorei de emoção ao ler o relato da Jane e fiquei imensamente feliz pelo Felipe... Admiro cada dia mais este guerreiro que a todo momento nos ensina lições de fé, esperança e amor!


Olha só que chique...

Pura emoção!
Felipe e Patricia Amorim ( presidenta do Flamengo)
A torcida é grande!
Gratidão

Arthur Escritor

Ontem fui até o Hospital A C Camargo visitar o garotinho Arthur. Graças a Deus ele está clinicamente bem, apesar dos efeitos colaterais da quimioterapia. Caminhou (com soro e tudo) até a brinquedoteca do Hospital para conversar com a equipe que irá imprimir o seu livro... Isso mesmo! O Arthur criou um livro!!! Ele aproveita todo o tempo que está de molho no Hospital para ler, desenhar, pintar, modelar e também criar histórias em quadrinhos sobre os animais. Tive a oportunidade de ler suas historinhas e garanto pra vocês que são bem legais...

Continuemos em oração por este lindo garotinho. Infelizmente o tumor cresceu ainda mais...

Arthur, “O Senhor, teu Deus, é Deus misericordioso e não te desamparará.” Dt 4:31

Desenho que fez para o Vitor

Outro desenho...

Consulta com o Médico Biomolecular

Graças a Deus o Vitor segue bem e a cabeça não está doendo mais, pois conforme mencionei num post anterior, ele caiu da rede no dia 21/08 e bateu com a cabeça no local da cicatriz da cirurgia. Mas uma coisa estranha aconteceu: no sábado passado, 28/08 à noite, ele estava deitado (meio de lado) assistindo TV e pela primeira vez mencionou que estava vendo duas TV´s, no lugar de uma só... Não demonstrei nada na hora pra ele, mas fiquei preocupadíssima, pois sei que este sintoma de visão dupla (diplopia) é um dos sinais de edema (inchaço) cerebral. Perguntei desde quando acontecia isto e ele disse que já fazia tempo que “às vezes” acontecia ... Perguntei “quanto tempo?” e ele não soube dizer. Ontem ao acordá-lo pela manhã pra dar os suplementos que ele toma em jejum, ele disse “ 2 copos não, mãe!”... Aí ele piscou os olhos e voltou a ver um copo só no lugar de um. Ele não sabe que este sintoma tem a ver com o cérebro... Me perguntou se precisaria usar óculos... Segundo entendi, ele tem sentido “visão dupla” em momentos esporádicos. Meus outros 2 filhos Bruno e Davi me disseram que às vezes também acontece isso com eles, de ver 2 objetos, no lugar de um... Não entendi nada...

Ontem fomos à consulta com o médico biomolecular, que acompanha meu filho desde MAR 08. Além de clínico e nutrólogo, ele também é fisiatra e fez um exame clínico bem minucioso no Vitor, pois ficou bastante intrigado com o relato dos episódios de visão dupla. Examinou seu olho detalhadamente e disse que não há qualquer sinal que indique pressão intra-craniana ou edema. Fez também os testes neurológicos e tudo está conforme o último exame. Mas pediu que eu ficasse bastante atenta a pequenos sinais, que podem ser bastante sutis, mas importantes.

Observando o laudo da tomografia realizada no pronto-socorro no dia que ele caiu, havia a menção: “Discreto apagamento dos sulcos e fissuras encefálicas”. Fui pesquisar na internet e pode significar “efeito de massa”... Peguei um laudo de um exame antigo e estava escrito: “Sulcos corticais e fissuras sylvianas com aspecto conservado”. Conforme disse no outro post, a médica residente do GRAACC que nos atendeu no dia 25/08 não achou importante olhar a tomografia que levei e depois que insisti, deu uma rápida olhada que não passou de alguns segundos e em seguida disse que estava tudo bem... Espero em Deus que seja isto mesmo! Como meu filho segue sem qualquer outro sintoma ou indício, vou continuar só observando, sem passar pra ele ansiedade. Apenas disse que me relatasse se voltasse a ver duas coisas no lugar de uma...

Conforme também mencionei em outro post, o exame de espectroscopia (feito pela primeira vez em jul de 10) mostrou picos elevados de “colina” na região tumoral... O significado deste achado pode ser “aumento na síntese de membranas ou aumento da população celular”, ou seja, atividade tumoral ! Mesmo assim, conforme a sequencia de todas as ressonâncias de controle realizadas a cada 3-4 meses, desde a cirurgia, a imagem macroscópica indica que está do mesmo jeito, sem alteração, sob controle, mas o médico biomolecular achou por bem intensificar as estratégias que temos utilizado até então, pois até agora não sabíamos deste detalhe (pico de colina), pois meu filho nunca tinha feito este exame antes...

As prescrições foram:

1. Água estruturada (magnésio 2.71, Cálcio 1.55, Sódio 2.0, Silício 1.0, Bicarbonato 2.23, Sulfato 1.42, Cloreto 0.87, Fosfato 0.625, Hipossulfito 0.32, Carbonato 0.31

2. Trimetilglicina 300 mg, L Taurina 300 mg, Myo-inositol 100 mg, Óxido de silício inorgânico (SiO2) 30 mg

3. Naltrexone 4,5 mg

4. L-triptofano 250 mg, Ácido Fólico 400 mcg, Vitamina B 12 250 mcg, Zinco glicina 5 mg, Vitamina B6 5 mg, Manganês glicina 0,2 mg, Nicotinamida 3 mg

5. Extrato de salvia officinalis 500 mg, Ácido lipóico 300 mg, L-carnitina 300 mg, Tiamina 100 mg, Nicotinamida 100 mg, Vitamina B5 75 mg, Riboflavina 50 mg, Coenzima Q 10 200 mg

6. Ganoderma lucidum extrato 600 mg

7. Epigalo-catequina-galato 250 mg, Resveratrol 200 mg, Selênio complexo 200 mcg, manganês glicina 5 mg, Vitamina A 100.000 UI

8. Ácido Ascórbico 450 mg, quercetina 50 mg, protoantociantinidina 50 mg

9. Fosfoetanolamina

10. Dicloroacetado de sódio (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20463368 )

Já é sabido que a progressão de um câncer se dá como resultado de milhares de reações químicas e da interação de aminoácidos, enzimas, hormônios, reagentes químicos, etc. É tudo muito complexo, mas muitas pesquisas recentes tem comprovado que determinadas substâncias podem influenciar nesse emaranhado de reações químicas e inibir ou acelerar estas alterações. O principal objetivo do acompanhamento biomolecular é fornecer "matéria prima" para que o próprio organismo consiga inibir o máximo possível de reações que possam levar à progressão do câncer...

Há vários artigos relacionados a este assunto no site do Dr. Felippe e deixo abaixo a indicação de 2 deles:

Tratamento nutricional e endócrino do câncer: benefícios da integração do médico clínico com o oncologista
Link: http://www.medicinacomplementar.com.br/temaFEV07.asp

Metabolismo da Célula Tumoral - Câncer como um Problema da Bioenergética Mitocondrial: Impedimento da Fosforilação Oxidativa - Fisiopatologia e Perspectivas de Tratamento
Link: http://www.medicinacomplementar.com.br/temaAgo04.asp

 " Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." (Isaías 41:10)

Pesquisar este blog