terça-feira, 22 de junho de 2010

19-23 JUN 2010: Dias maravilhosos no paraíso ecológico do Sesc Pantanal

Aproveitando uma oportunidade, antecipamos as nossas férias do meio do ano e tiramos alguns dias para viajar em família. As aulas ainda não acabaram, mas as atividades escolares do segundo bimestre estão praticamente concluídas e não houve problemas em faltar nesses dias. Desde sábado, 18/06 estamos hospedados no Sesc Pantanal, localizado no distrito de Porto Cercado / Poconé a 145 km da capital do Mato Grosso, Cuiabá. Ficamos encantados com tantas belezas naturais.

O Hotel Sesc está localizado dentro de uma reserva ecológica e estamos passando dias muito agradáveis.

Esses momentos de relaxamento e descontração contribuíram para nos fazer esquecer um pouco a realidade delicada que estamos vivendo com relação aos exames do Vitor. Através da natureza, podemos nos sentir mais pertos do criador e mantenedor da nossa existência. Sem Deus nada somos!

Jacaré é o que mais vemos aqui no Pantanal...

As crianças jamais desperdiçam a piscina. O Vitor é o que mais aproveita...

Momentos encantadores no borboletário

Aves nas margens do rio Cuiabá

Muitos macaquinhos querendo banana. Difícil fotografá-los, pois são muitos ligeiros. Roubam a banana e saem depressa...

Lindíssima paisagem no Rio Cuiabá. Mais jacarés...

Hoje cedo tivemos uma experiência maravilhosa... Saímos às 5 horas da manhã e ainda no escuro navegamos num barquinho pelo rio Cuiabá. Depois paramos e ficamos aguardando o sol nascer...

Foi lindo quando o sol despontou no horizonte!

Amanhã vamos embora, mas valeu muito esses dias aqui no Pantanal!

terça-feira, 15 de junho de 2010

15 JUN 2010: Evolução na Natação (touca azul)

Praticar atividade física é muito bom e meus três filhos Bruno, Davi e Vitor praticam natação 3 a 4 vezes por semana. Hoje o Vitor e o Davi evoluíram e passaram da “touca amarela” para a “touca azul”, que é o terceiro nível. Eles estavam bastante ansiosos por este momento, que finalmente chegou. Agora vão treinar para alcançar um nível superior, que é a “touca vermelha”.

Parabéns, meus campeões! Amo vocês!!!

Obs: Hoje foi a estréia do Brasil na Copa do Mundo e confesso que esperava uma melhor atuação contra a Coréia do Norte. O placar foi 2 X 1, mas valeu!

Álcool Perílico - tumores cerebrais: estudo apresentado na Asco 2010

O Prof. Clovis Orlando Pereira da Fonseca, professor associado de neurocirugia da Universidade Federal Fluminense e a Prof. Thereza Quírico dos Santos, professora titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular da mesma universidade são coordenadores de pesquisas com o Álcool Perílico administrado por via inalatória, em pacientes com gliomas malignos.

Uma importante característica do gliomas malignos é sua tendência à recidiva em curto intervalo de tempo devido à resistência dessas células tumorais às terapias convencionais adjuvantes: radioterapia (RT) e quimioterapia (QT). Estudos mostram que dano ao DNA, por administração seqüencial dessas modalidades terapêuticas às células de gliomas, pode ativar vias de sinalização da Ras, via receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), contribuindo para resistência à indução de apoptose. A inibição da Ras e/ou do EGFR parece eliminar o antagonismo observado entre RT e QT, realçando indução a apoptose das células de gliomas tratadas. Esses achados sugerem que estratégia visando à inativação dessas vias de sinalização pode ser crucial para a eficácia de modalidades terapêuticas combinadas no tratamento dos gliomas.

O álcool perílico (AP), um monoterpeno monocíclico hidroxilado que apresenta efeitos antitumorais em uma variedade de modelos experimentais, possui efeitos antiangiogênicos e pró-apoptóticos, interferindo nas vias de sinalização mediadas pelo oncogene Ras. Estudos pré-clínicos mostram que o AP induz apoptose em células pancreáticas, células leucêmicas Bcr/Abl transformadas, células de carcinoma mamário e linhagens celulares de glioblastoma previamente tratadas com radioterapia. Estudo do nosso grupo mostrou que o AP induz apoptose em linhagens celulares e células de explante de glioblastoma. Devido a sua ação promissora na inibição do crescimento de diferentes tipos de tumores, além de apresentar baixa toxicidade, o AP vem sendo testado em ensaios clínicos fase I e fase II em diversos tumores refratários ao tratamento padrão.

No congresso ASCO 2010 que ocorreu entre os dias 4 a 8 de junho de 2010 em Chicago, a administração intranasal de álcool perílico foi apresentada como uma nova terapêutica inibidora de Ras, nos tumores cerebrais. Abaixo, o resumo do estudo.

Nova abordagem terapêutica para tumores cerebrais: a administração intranasal de álcool perílico, um inibidor de Ras

Resumo em português:
(tradução google)

Autor (es): CO Fonseca, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil
Antecedentes: Historicamente, o periódico do glioblastoma (GBM), tem uma sobrevida média de 3-6 meses. Ras ativa contribui para o fenótipo maligno destes tumores cerebrais. Estamos realizando fase I / II para avaliar a atividade antitumoral da administração intranasal de um inibidor de Ras, o álcool perílico (POH), em esquema 4 × ao dia em pacientes com recidiva de gliomas malignos. Métodos: Foi incluído 89 adultos com GBM recorrente que receberam uma dose intranasal diária de 440 mg POH e 52 pacientes com GBM combinados como grupo controle histórico. Resultados: Seis meses de sobrevida livre (doença estável) foi de 48,3% para pacientes tratados com POH significativa (p = 0,0001) a sobrevivência vantagem em relação ao controle histórico do grupo não tratado. Sobrevida média de GBM secundário foi de 11,2 meses, superior (p = 0,0002) do que GBM primário (5,9 meses). Idade análise ajuste multivariado mostrou diferença significativa (p = 0,0002) na taxa de sobrevivência entre GBM primário e secundário . Pacientes com tumores localizados em regiões profundas (tálamo, gânglios da base) sobreviveu por mais tempo (p = 0,0083) do que aqueles com tumores em regiões do lobo. Radiográfica melhoria e redução da dose de corticosteróide (36%) mais associado a um atraso para a progressão. Conclusões: administração intranasal de POH aumentou a sobrevida global dos pacientes com GBM recorrente em comparação com controles históricos, mas principalmente os pacientes com GBM secundário e aqueles com tumor localizado em regiões profundas do cérebro sem evidência clínica de efeitos colaterais por mais de um ano.

Em inglês
Abstract: Background: Historically, recurrent glioblastoma (GBM) has a median survival of three to six months. Since active Ras contribute to malignant phenotype of these brain tumors we are conducting a phase I/II study to evaluate the antitumoral activity of intranasal administration of a Ras inhibitor, perillyl alcohol (POH), in a 4× daily schedule in patients with recurrent malignant gliomas. Methods: It was included 89 adults with recurrent GBM receiving daily intranasal administration of 440 mg POH and 52 matched GBM patients as historical control group. Results: Six month free survival (stable disease) was 48.3% for POH-treated patients with significant (p = 0.0001) survival advantage compared with historical control untreated group. Median survival rate of secondary GBM was 11.2 months, longer (p = 0.0002) than primary GBM (5.9 months). Age adjustment multivariate analysis showed significant difference (p = 0.0002) in the survival rate between primary and secondary GBM. Patients with tumors localized in deep regions (thalamus, basal ganglia) survived longer (p = 0.0083) than those with tumors in lobar regions. Radiographic improvement and reduction of corticosteroid dosage (36 %) further associated with a delay towards progression. Conclusions: Intranasal administration of POH increased the overall survival of patients with recurrent GBM in comparison with historical controls, but especially patients with secondary GBM and those with tumor localized in deep regions of the brain without clinical evidence of side effects for over a year.

Fonte: http://abstract.asco.org/AbstView_74_40662.html

Dieta Cetogênica: função antitumoral em pacientes com gliomas

O estudo descrito abaixo foi apresentado no congresso ASCO 2010 (American Society of Clinical Oncology), que aconteceu em Chicago nos dias 4 a 8 de junho de 2010. Achei bastante interessante, pois refere-se à dieta cetogênica, que busca reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea. O Dr. David Servan-Schreiber menciona este aspecto no seu livro (Anticâncer), na parte em que cita o açúcar e os  refinados como os principais alimentos de alto índice glicêmico, que em conseqüência, aceleram a progressão do câncer.

Autor (es): J. Rieger, O. Baehr, E. Hattingen, G. Maurer, J. Coy, M. Weller, J. Steinbach, do Instituto Senckenberg de Dr. Neurooncology, Frankfurt, Alemanha; Instituto de Neurorradiologia, Frankfurt, Alemanha; TAVARLIN, Darmstadt , na Alemanha, Departamento de Neurologia, Hospital Universitário de Zurique, Zurique, Suíça

Resumo em Português
(traduzido pelo tradutor do Google)
Antecedentes: O aumento da dependência da glicólise aeróbica e supressão da respiração mitocondrial são marcas registradas do câncer (Efeito Warburg). Tecidos normais podem satisfazer a demanda de energia principalmente através de corpos cetônicos, terapias antagônicas a glicose têm potencial como intervenções seletivas do câncer. A dieta cetogênica, além da sua atividade anticonvulsivante, pode reduzir os níveis de glicose no sangue, e estudos de caso sugerem a atividade clínica em pacientes com glioma. Para avaliar a viabilidade e segurança de uma dieta cetogênica em pacientes com glioblastoma, realizamos um estudo prospectivo (NCT00575146). Métodos: 19 pacientes com glioblastoma recorrente após radioterapia foram colocadas em uma dieta cetogênica, sendo restringida a ingestão de carboidratos e bebidas contendo lactato e óleos. Marcadores metabólicos, cetonas na urina e peso corporal foram monitorados. RM foi realizada a cada seis semanas. Qualidade de vida foi avaliada regularmente. Resultados: 18 pacientes foram avaliados. Não ocorreram eventos adversos graves relacionados à dieta. Aderência à dieta foi boa. Dois pacientes interromperam a dieta, na ausência de progressão do tumor. Cetose foi alcançada em 85% dos pacientes avaliados. Três pacientes tiveram a doença estável após 6 semanas. Uma paciente conseguiu uma resposta menor. PFS mediana foi de cinco semanas (intervalo de 3-13 semanas). Na primeira progressão na dieta, o protocolo permitiu a adição de uma terapia de resgate, que consistia de bevacizumab em 7 pacientes. Nestes, a taxa de resposta objetiva foi de 86%, PFS mediana desde o início do tratamento com diferentes foi de 19,7 semanas (variação 12-55 + semanas), PFS 6 foi de 43%. Conclusões: Esta dieta cetogênica é viável e segura e tem atividade antitumoral em pacientes com glioma. A combinação da dieta com agentes antiangiogênicos parece promissora em função de considerações teóricas e os dados preliminares. Ensaios clínicos randomizados avaliando o potencial terapêutico da dieta cetogênica em pacientes com tumor são garantidos.

Resumo em Inglês
Background: Increased reliance on aerobic glycolysis and suppressed mitochondrial respiration are hallmarks of cancer (Warburg Effect). Because normal tissues can satisfy energy demands largely through ketone bodies, glucose- antagonistic therapies have potential as cancer-selective interventions. Ketogenic diets, apart from their anticonvulsive activity, may reduce blood glucose levels, and case studies suggested clinical activity in glioma patients. To assess feasibility and safety of a ketogenic diet in patients with glioblastoma, we conducted a prospective trial (NCT00575146). Methods: 19 patients with glioblastoma recurrent after radiotherapy were put on a ketogenic diet restricting carbohydrate intake and containing lactate drinks and oils. Metabolic markers, ketones in the urine and body weight were monitored. MRI was performed every 6 weeks. Quality of life was regularly assessed. Results: 18 patients were evaluable. No diet-related serious adverse events occured. Adherence to the diet was good. Two patients discontinued the diet in the absence of tumor progression. Ketosis was achieved in 85% of the evaluable patients. Three patients had stable disease after 6 weeks. One patient achieved a minor response. Median PFS was 5 weeks (range 3-13 weeks). At first progression on the diet, the protocol allowed addition of a salvage therapy which consisted of bevacizumab in 7 patients. In these, objective response rate was 86%, median PFS from start of cotreatment was 19.7 weeks (range 12-55+ weeks), PFS 6 was 43%. Conclusions: This ketogenic diet is feasible and safe and has antitumor activity in glioma patients. The combination of the diet with antiangiogenic agents appears promising according to theoretical considerations and our preliminary data. Randomized trials evaluating the therapeutic potential of ketogenic diets in tumor patients are warranted.

Fonte:  http://www.asco.org/ASCOv2/Meetings/Abstracts?&vmview=abst_detail_view&confID=74&abstractID=49752

Congresso ASCO (American Society of Clinical Oncology) 2010


Entre os dias 4 e 8 de junho de 2010, aconteceu em Chicago, Estados Unidos, o maior congresso internacional da área de oncologia, ASCO 2010 (American Society of Clinical Oncology), onde estiveram presentes médicos oncologistas do mundo inteiro. Conversando com um médico que participou deste evento, perguntei sobre novos tratamentos ou descobertas para o caso do meu filho e infelizmente ainda não descobriram algum que possa curar gliomas malignos de tronco cerebral. O grande progresso da ciência têm sido capaz de curar inúmeros tipos de câncer, mas para alguns outros tipos os tratamentos pouco ou nada evoluíram. Quimioterapia ou radioterapia não são eficazes para gliomas malignos localizados no tronco cerebral. Peço a Deus que muito em breve esta situação possa ser mudada...

No link abaixo, os principais trabalhos relativos a outros diversos tumores do Sistema Nervoso Central:
http://abstract.asco.org/CatAbstView_74_5_AT.html

E vamos seguindo pela fé, pois sei que a cura do meu filho virá do Senhor!

sábado, 12 de junho de 2010

12 JUN Dia dos Namorados

Hoje é dia 12 de junho, dia dos namorados. Quero aproveitar esta data pra homenagear o meu amado namorado Fernando. Somos namorados há quase 22 anos, mas casados há 17...

É uma benção ter uma pessoa maravilhosa ao lado pra dividir todos os momentos, tanto de alegrias, como também de lutas e aflições.

Ontem o Vitor fez um trabalho na escola em referência ao dia dos namorados, e vou partilhar aqui os pensamentos que recebemos, com o endereçamento “Para os namorados lá de casa”:

“O verdadeiro amor não traz consigo sofrimento, egoísmo, ciúmes ou orgulho. Amar é dar o melhor de si pela pessoa amada, sem necessidade de propriedade ou retribuições. Quem ama confia, respeita e perdoa.” (Denis Diderot)

“Assim como os pássaros não vivem sem o céu, assim como os peixes não respiram sem a água, assim como os planetas não existem sem o universo, posso dizer, com toda sinceridade, que não vivo sem você.”

São palavras escritas agora, mas para serem lembradas para sempre, guardadas em seu coração e em sua mente, te amo, te amo tanto.

E é exatamento isso que digo ao meu amado: Fernando, te amo, te amo, te amo!

Feliz dia dos namorados a todos!

Lembrancinha que ganhamos do Vitor. Os pensamentos acima estão escritos nos rolinhos dentro de cada barquinho. Ele fez na escola.

Copa do Mundo África do Sul 2010

Como é bom curtir o clima de copa do mundo! Não gosto de futebol, mas gosto da copa do mundo. As crianças estão numa fase que estão aproveitando bastante. A começar pelo álbum de figurinhas da copa do mundo... Virou febre! Não só entre a garotada, mas entre muitos adultos também. As crianças ganharam um álbum , mas era uma briga danada pra decidir quem iria levar pra escola, quem iria colar, já que o álbum era dos três. Rapidamente completaram. O Vitor não satisfeito, quis um álbum só pra ele e comprou com seu próprio dinheiro da mesada. Também já terminou e foi uma alegria só. O álbum está todo deformado, de tanto que ele leva pra um lado, leva pra outro, vira as páginas, mostra pros amigos, etc. Ao contrário do pai, do Bruno e do Davi, que são fanáticos por futebol (são palmeirenses), o Vitor não liga muito...Diz que gosta do São Paulo, mas não acompanha os jogos e nem os resultados. Já a copa do mundo o está deixando antenado no futebol. Faz comentários com os irmãos sobre seleções favoritas, jogadores, placar, etc. Ontem, durante o jogo Uruguai e França, pegou o álbum pra conferir os jogadores da seleção da França, que é uma de suas preferidas.

Uma dica pra quem quer completar rapidamente o álbum de figurinhas da copa do mundo: há vários pontos de encontro aqui em São Paulo para trocar as figurinhas repetidas... Um destes pontos é o MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista... Meu marido foi lá com o Vitor trocar figurinhas ... Umas das pessoas com quem trocaram figurinhas, foi um médico neurologista do A C Camargo, que estava montando seu próprio álbum...

É isso aí, temos que aproveitar estes momentos em que todo brasileiro se torna patriota, pois infelizmente só acontece de 4 em 4 anos.

Vamos torcer para o Brasil sair-se bem na sua estréia na próxima terça 15/06 contra a Coréia do Norte.

E viva o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul!

Vitor no MASP, Avenida Paulista

Trocando figurinhas da copa no MASP

Davi e Bruno com o álbum da Copa do Mundo completo

Mutismo Seletivo: Mais um passo rumo à vitória!

O Vitor está vivendo uma fase muito boa! Está bem fisicamente, emocionalmente e também espiritualmente. Está crescendo e amadurecendo a cada dia e é uma criança feliz.


Temos conversado bastante sobre vários assuntos. Passo a passo vou colocando-o a par de tudo, de uma forma natural e sem pré-conceito. Tem feito muitas perguntas, mas não se sente “desafortunado” com relação a outras crianças por ter que fazer exames freqüentes, ir a consultas médicas ou se alimentar de uma forma especial. Encara com muita naturalidade e jamais questionou ou revoltou-se com relação a isso. Ontem li uma história bíblica com ele e em seguida começamos a falar sobre a oração. Ele tem o hábito de orar a Deus, mas ontem pedi que ele falasse com Deus pra que o ajudasse a vencer a vergonha de falar com os amiguinhos da escola. Na hora ele relutou e disse: “Isso, não, isso não. Falar na escola não!” Então disse que não se preocupasse. Apenas falasse sobre isso com Deus. Ele concordou...

Hoje cedo fomos à igreja e pra nossa grande surpresa um amiguinho da escola também foi, acompanhando os avós que são membros. Imagino que tenha sido a primeira vez neste ano que o Vinícius foi à igreja. E justo hoje... Coincidência???

Como já mencionei em diversos post´s, o Vitor possui uma síndrome denominada “Mutismo Seletivo”, que é uma resistência em se expressar de forma verbal com pessoas fora do círculo familiar. Ele apresentou as características dessa síndrome por volta dos 3 anos de idade, e ficamos um bom tempo atrás de psicólogos, psiquiatras, neuros e ninguém diagnosticava. Graças a Deus que não houve o diagnóstico nesta época, pois caso contrário não teríamos descoberto o tumor numa fase em que seria possível a cirurgia, antes mesmo de qualquer sintoma relativo à doença. Foi uma médica neuropediatra, que vendo nossa aflição, disse ao meu marido: “Olha pai, seu filho não tem nada, mas estou vendo que vocês estão aflitos, então vou solicitar uma ressonância magnética pra deixá-los tranquilos”. O pedido da ressonância solicitava investigação na parte frontal do cérebro, mas na hora do exame o radiologista encontrou um tumor em outra região, na fossa posterior, tronco cerebral.

Posteriormente ficamos sabendo que esta relutância em falar com pessoas fora do círculo familiar se chama “Mutismo Seletivo” e não há qualquer relação com tumor cerebral!

Quando o tumor foi diagnosticado, esquecemos um pouco o Mutismo Seletivo, pois a prioridade era outra. Continuava a terapia com psicóloga, mas ainda não falava na escola. Este ano de 2010 é o quinto ano na mesma escola, mas nenhuma palavra até então. É excelente aluno e todos os professores são unânimes ao afirmar isto.

Voltando ao dia de hoje: quando ele viu o amiguinho Vinícius na igreja, perguntei se gostaria de sentar-se com ele e assim foi. Percebi que estavam se comunicando, mas não verbalmente. Na saída, perguntei se queria convidar o amiguinho para almoçar em casa e ele disse que sim. Conversei com os avós do Vinícius e o trouxemos para casa. O Vitor estava radiante com a visita do amigo, mas nada de conversar com ele. Jogaram super trunfo, mas o Vinícius lia as cartas do Vitor. Após o almoço, enquanto chupavam laranja e mexerica, resolvi fazer uma brincadeira com eles. ” Vamos ver quem fala mais nomes de países?” O Vinícius começou e em seguida o Vitor falou o nome de uma país no meu ouvido... Na hora eu disse: “Fala mais alto”. Ele falou um pouco mais alto... Eu disse: “Não estou ouvindo!” Falou um pouco mais alto a ponto do Vinícius escutar... Gostei porque o Vinícius não esboçou reação de surpresa e assim continuou a brincadeira. Havia começado falando bem baixinho e foi aumentando, aumentando... A brincadeira não acabava, pois parecia que os dois sabiam o nome de todos os países do mundo...rsr Depois foi com nome de animais e depois foram brincar de outra coisa e depois de um tempo o Vitor estava falando no timbre normal. Eu estava explodindo de felicidade por dentro, só que não poderia expressar, com risco de interromper a espontaneidade. Falei pro meu marido o que acabara de presenciar e quando ele viu, não conteve as lágrimas. Chorou de emoção, mas claro, sem o Vitor perceber. Foi um momento inesquecível, pois sabemos a importância desse grande passo.

O mais incrível foi que ele mesmo fez este pedido em oração ontem à noite e hoje mesmo Deus respondeu...

Em quase 5 anos na mesma escola, o Vinícius é o primeiro amiguinho de classe que o Vitor passou a se comunicar verbalmente! Apenas o primeiro, tenho fé em Deus!

Vinícius e Vitor há poucos minutos atrás

02 JUN 10 - Passeio em família no feriado de Corpus Christi

As crianças ainda ficam tristes quando lembram-se do gatinho Fred, mas estão superando bem. Assim é a vida, e temos que aprender a lidar com todas as situações...

Dia 02/06, aproveitamos o feriado de Corpus Christi para fazer um passeio em família. Fomos até a cidade de Atibaia, depois Monte Sião, cidade das malhas, que fica no estado de Minas Gerais, bem próximo da fronteira com o estado de São Paulo. Na volta, passamos em Águas de Lindóia e também Bragança Paulista.

Tivemos um dia bastante agradável em família!!!

Minha amada família em Monte Sião/MG

terça-feira, 1 de junho de 2010

Saudades do Gatinho Fred


Hoje estamos muito tristes... Nosso gatinho Fred morreu.

Será muito difícil, pois as crianças eram muito apegadas ao companheirinho.

O gatinho Fred foi doação de uma amiguinha da escola e desde o primeiro dia cativou e conquistou a nossa família. Isso foi no começo de fevereiro de 2007 e era um gatinho bebê muito brincalhão.

Quando estava mais crescidinho, ficou desaparecido por uns 30 dias. Mesmo procurando pelos arredores não o encontramos. Mas num belo dia meu filho Bruno o viu numa casa numa rua paralela à nossa e o trouxemos de volta, para alegria geral das crianças.

Aí os cuidados foram intensos para que não voltasse a fugir e até o castramos, para que ficasse mais caseiro. Nesse período ele engordou e seu pelo ficou mais bonito ainda.

Mas há pouco mais de um mês para cá começou a emagrecer e percebemos também que perdeu o apetite. Ao levá-lo ao veterinário, o mesmo suspeitou de um tumor no intestino. Ficou internado e tomou soro. Disse que a saída seria uma cirurgia, mas que dificilmente sobreviveria, pois estava muito fraquinho.

Veio então pra casa e passamos a dar pra ele o gel da babosa com uma seringa. Dentro de dias voltou a ter apetite e até ganhou peso. Estava mais animadinho e ficamos felizes pela sua recuperação. Na semana passada paramos com o gel, pois como ele estava mais esperto, era mais difícil conseguir fazer com que tomasse.

Mas no final de semana voltou a perder o apetite... Ontem, ao vê-lo pela manhã não tive noção de que a situação estava tão greve. Após deixar o Vitor na escola fui até a USP de São Carlos, há 238 quilômetros de São Paulo pra saber de um medicamento experimental contra o Câncer, desenvolvido por um professor de química. O meu filho Davi foi comigo e meu marido deixou o Vitor e o Bruno com a minha mãe, que os levou à natação, pois ele estaria trabalhando. Mas antes passou em casa e viu que o Fred estava pior. O acomodou numa caminha fofinha na garagem, que é um ambiente fechado, mas com uma porta que dá para o quintal nos fundos da casa. Quando regressei de São Carlos, passei na minha mãe pra buscar o Bruno e o Vitor e chegamos em casa por volta das 21:30 e o Fred não estava... Procuramos em todos os lugares possíveis e não o encontramos. As crianças ficaram muito tristes e fomos dormir preocupados e angustiados. De manhã também não o encontramos. O Bruno e o Davi foram para a escola e o Vitor já acordou perguntando pelo Fred... Fomos à psicóloga, pois era dia de terapia e disse a ela o ocorrido, pois a tristeza do Vitor era notória. Depois da seção me informou que hoje trabalhou com ele nesse sentido. Disse também que os gatinhos pressentem a morte e costumam fugir para não morrer perto de seus donos...

Mais tarde meu marido encontrou o Fred morto na calçada a algumas casas acima da nossa... Somente meu filho Bruno já sabe da triste notícia e já choramos muito. O Vitor foi para a escola muito triste e chorando, já prevendo o pior e o Davi está fazendo um trabalho em grupo... Mais tarde teremos que dar a terrível notícia...

Esta é a realidade da vida... Desde crianças nos deparamos com perdas e temos que aprender a lidar com estas situações... Mas Deus pode nos ajudar e trazer conforto ao nosso coração entristecido.

Fred bebezinho (FEV 2007)
Bruno, Davi e Vitor com o Fred já maiorzinho (2007)
Vitor com Fred - JAN 2010
Uma das últimas fotos do Fred - MAI 2010

Pesquisar este blog