quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resultado Ressonância MAI 2010

Hoje o Vitor passou em consulta com a equipe de neuro-oncologia do GRAACC e tivemos acesso ao resultado da ressonância magnética que ele fez no dia 13/05/2010.


Saí bastante preocupada da consulta, pois as imagens mostraram uma alteração com relação às imagens da ressonância de janeiro de 2010.

Eis o teor do laudo:

“Sinais de cirurgia na fossa posterior caracterizado por irregularidade do IV ventrículo. Nota-se realce nodular na região do leito cirúrgico com dimensões aumentadas em relação ao exame anterior do dia 19/01/2010 localizada na topografia do ângulo ponto cerebelar inferior à direita que já apresentava dimensões reduzidas no exame anterior.”

Hoje quem nos atendeu foi a Dra. Nasjla, que é uma sumidade em tumores cerebrais pediátricos tanto aqui no Brasil, como no exterior também. Ela própria analisou as imagens e a sua opinião coincidiu com a do radiologista que assinou o laudo. Ela nos afirmou que ainda não é possível dizer o que está ocorrendo, pois há duas possibilidades:

1. Ou uma captação que já existia decorrente dos vasos sanguíneos do tumor e que os últimos exames não haviam captado;
2. Ou trata-se de um aumento do tumor

Todos os exames de ressonância feitos até então apontavam uma lesão residual que se mantinha inalterada. Em janeiro de 2010, a médica que nos atendeu chegou a afirmar que podia tratar-se de apenas uma cicatriz cirúrgica...

Vale lembrar que é a primeira vez, desde a cirurgia em FEV 2008, que aparece em um laudo os termos “realce nodular” e “aumentadas”. Estou assustada!

A conduta ainda será expectante, tendo em vista que meu filho está ótimo e sem qualquer sintoma. A equipe elogiou bastante seu aspecto saudável e ficou feliz por vê-lo tão bem!

Tumores nesta região causam sintomas sérios, como dificuldade de equilíbrio, coordenação motora, deglutição, sem mencionar a proximidade com os nervos que controlam o coração e a respiração.

A Dra. Nasjla disse que é comum acontecer estes tipos de alterações em ressonâncias magnéticas, e que posteriormente mostra ser apenas a “tomada” de um ângulo diferente não captado anteriormente e que na realidade não havia alteração nenhuma.

Imagino que ela está apostando nesta possibilidade e não viu necessidade de diminuir o intervalo de controle, que continuará sendo de 4 meses. Então o retorno foi agendado para o dia 25/08/2010 e somente aí poderemos saber se as alterações procedem ou não.

Confesso que será muito difícil conviver com esta dúvida durante 4 meses!!!

Precisamos muito das orações de vocês, pra que Deus nos dê serenidade e tranqüilidade pra lidar com a ansiedade que estes exames periódicos causam na gente. A Leila, a Jane Selma, a Shirley, a Ângela e todas as mães que passam por isto sabem do que estou falando...

Mas Deus está conosco em todos os momentos e jamais nos desamparará. Disso temos certeza!

Grande abraço a todos!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um guerreiro chamado Gustavo

O Gustavo é um lindo garoto de 11 anos que mora com sua família numa cidade do interior de Santa Catarina. Em abril de 2008, começou a ter vômitos matinais que se tornaram freqüentes. Foi então levado ao pediatra que fez todos os exames e nada foi detectado. Após uma tomografia computadorizada, foi constatado um tumor de 4 centímetros no cerebelo, cujo nome é meduloblastoma. Foi um grande susto para a família, que sofreu muito com esta realidade. A cirurgia foi realizado e o tumor pôde ser retirado na sua totalidade. Foi recomendado também o tratamento de 30 seções de radioterapia e quimioterapia combinadas. Passava muito mal na radio e tinha efeitos colaterais horríveis.

Depois começou a quimioterapia forte isoladamente e alguns meses após, uma ressonância de controle mostrou uma nova tumoração, mas desta vez na parte frontal do cérebro e a família viu-se novamente angustiada. Em DEZ 2008 foi realizada a segunda cirurgia e correu tudo bem novamente, com retirada total também. Após alguns dias, saiu o resultado da biópsia, que foi uma feliz surpresa: esta segunda lesão não era um tumor e sim apenas uma inflamação decorrente de calcificações de uma toxoplasmose congênita, que após o tratamento de radioterapia inflamara-se e aumentara de tamanho. Esta notícia significava que o tratamento de quimioterapia que vinha sendo feito até então seria mantido e não haveria necessidade de alterar o protocolo, que no caso de metástase seria o transplante de medula, muito mais complicado.

O Gustavo sentia os efeitos colaterais terríveis da quimioterapia, mas suportava tudo sem reclamar ou revoltar-se. Abaixo, o relato de um dia de quimioterapia do Gu, que sua mãe Leila descreu no dia 23/12/08:

“Estou deixando um relato do dia de ontem, dia bastante puxado, saímos de casa eram 2:30 da manhã com destino a Florianópolis chegamos em Floripa eram 7:30 da manhã realizamos alguns procedimentos de rotina e o meu Gu entrou na quimioterapia as 9:30 da manhã, vejam bem a dificuldade temos de percorrer 230 km para fazermos as quimios do Gu, meu filho parece um adulto não reclama de nada. Absolutamente nada poderia ficar irritado, por ver que sua vida tem sido tão diferente de seus amigos, mas não; sorri o tempo todo. Isso me fortalece. Continuando, passa o dia todinho sentado um uma cadeira reclinável fazendo quimio, lá almoça e faz seus lanchinhos. Pois bem, saímos do hospital eram exatamente 17:30 embarcamos no ônibus e chegamos em casa exatamente 22:30. Só queria relatar que temos que percorrer quase 460 km para realizarmos o tratamento do Gu. E isso não torna meu filho uma criança triste, deprimida sabe pq? Deus esta com ele e com todas as crianças que lutam contra o CA, Deus da a eles conforto e alivias as dores, as dores causadas na alma e no corpo. Hj acordou bem, apenas enjoado, espero que o dia continue assim sem sessões horríveis de vômitos que não cessam, isso me entristece muito ver meu filho vomitar no próprio prato de comida, só que passa é que sabe como é triste, mais temos que ser fortes. Isso foi apenas um desabafo...”

No segundo semestre de 2009 o tratamento de quimioterapia foi concluído e o Gustavo entrou na fase de controle, que consiste de exames periódicos de ressonância magnética para acompanhamento. Tudo estava seguindo bem e o Gu poderia levar uma vida normal. Graças a Deus os exames comprovavam que estava tudo sob controle, sem recidivas.

No dia 15 de abril de 2010 recebi um recado da sua mãe Leila, que estava bastante apreensiva, pois no último exame haviam aparecido algumas calcificações alteradas e os médicos ainda não sabiam direito o que era: se apenas calcificações ou a tão temida recidiva, ou seja, a volta do tumor.

Bom, ainda não sei ao certo o que está ocorrendo, pois segundo o que a Leila disse as coisas ainda não estão muito bem explicadas. A questão é que o Gustavo voltou a fazer quimioterapia e venho aqui pedir a todos que incluam o Gustavo em suas orações.

Deus sabe de todas as coisas e para Ele não existe situação difícil que não possa resolver.

Leila e Gustavo: estou orando e torcendo muito por vocês!


Como conter a crescente epidemia de câncer?

Tenho notado que a cada dia que passa mais e mais pessoas são diagnosticadas com câncer. Nos últimos dias recebi muitos e-mail´s de pais cujos filhos foram recém diagnosticados com câncer. O relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado há pouco mais de um ano antecipava que 2010 seria o ano em que as mortes por câncer iriam pela primeira vez ultrapassar as mortes por doenças cardíacas. Antes o câncer era uma doença que se manifestava em pessoas com mais de 50 anos, mas agora cada vez mais jovens têm sido acometidos e inclusive muitas crianças.

Meu filho Vitor faz acompanhamento no GRAACC, que é o principal Hospital para tratamento do Câncer infantil aqui em São Paulo e é visível que está mais lotado a cada dia. O Felipe de Maceió ontem precisava interna-se por causa de uma emergência pós-transplante e infelizmente não havia vagas, pois o hospital estava absolutamente lotado. Inclusive de ontem para hoje faleceram duas crianças, vitimas do câncer. Os profissionais do GRAACC são super dedicados e fazem absolutamente tudo que estiver ao alcance para salvar uma criança, mas infelizmente em alguns casos, o máximo ainda não é suficiente para evitar o pior.

Fui a primeira vez ao GRAACC no dia 01/02/08 e no dia 12/02/08 meu filho já estava sendo operado! Já em janeiro de 2010, durante a consulta de controle, a médica que nos atendeu disse que naquele dia houve uma reunião da equipe de neurocirurgia, pois precisavam decidir sobre 20 novos casos neuro- cirúrgicos. A Jane Selma, tia do Felipe estava comigo na sala e ouviu isto também... Ficamos boquiabertas, pois sabemos que muitas crianças teriam seus casos agravados, sendo que tumores cerebrais não podem esperar muito tempo...

São Paulo é a maior metrópole da América Latina e detém os maiores centros de tratamento médico de referência e só no ano de 2009, vinte hospitais particulares da cidade ampliaram as suas instalações, investiram em novos equipamentos e criaram 1800 novos leitos. Mas ainda não foram suficientes para atender a demanda.

Aproveito este post também para manifestar a minha tristeza por mais 3 companheiros que partiram neste mês de maio 2010, vítimas do câncer. Mantinha contato com eles e acompanhava as suas lutas.

O Éder, companheiro de uma comunidade do Orkut e a Ana Cris Fonseca, uma amiga virtual, que faleceu vítima de Glioblastoma Multiforme, um agressivo tumor cerebral. Também o Rafa, um jovem que completaria 21 anos em maio 2010. Foi diagnosticado em JAN 09 com um tumor no fêmur, de nome “osteosarcoma”. Fez primeiramente quimioterapia e posteriormente a cirurgia. Em OUT 09 entrou no controle, mas em JAN 10 a doença havia voltado na perna e também na pleura do pulmão. Foi novamente encaminhado para a quimioterapia, mas a resposta não foi satisfatória e o tumor continuou crescendo e a saída seria a amputação da perna. Mas a sua luta acabou no dia 03/05/10...

Muito triste...Fico sem palavras quando me deparo com situações como estas. Que Deus conforte os corações enlutados, dando força para superar tamanha dor!

Claro que muitas pessoas se curam, mas os casos de óbito ainda são evidentes.

Fico pensando que as autoridades e governantes poderiam fazer mais por seus cidadãos, além de prover acesso aos exames de “detecção precoce”.

Haveria uma forma de evitar o câncer ou ao menos aumentar as chances de não desenvolvê-lo?

Sabemos que o Câncer é uma doença genética (acomete os genes), de causas multifatoriais, pois contam fatores genéticos + fatores ambientais (o que respiramos, comemos, sentimos, etc).

Muitos dos carcinógenos mais potentes da atualidade são fabricados pelo homem. O câncer pode ser considerado como conseqüência de excesso de carcinógenos (oxidantes) e a falta de adaptógenos (antioxidantes), levando a um colapso de comunicação. Inverter o sentido da equação parece ser a melhor maneira conhecida no momento para prevenir ou reverter o câncer.

Grande parte de todas as frutas, cereais, verduras frescas e até o pasto são borrifadas com agrotóxicos, que também são usados para alimentação dos animais, o que significa que a maior parte da carne e do leite também está contaminada por pesticidas. Mas o alimento não é a única maneira pela qual ingerimos agrotóxicos. O uso de agrotóxicos está tão difundido que eles chegam a estar no abastecimento de água.

Infelizmente as crianças podem ser as maiores vítimas dos efeitos nocivos dos agrotóxicos. O Dr. Cesar Koppe Grisolia, professor do departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasília e autor do livro “Agrotóxicos, Mutações, Câncer e Reprodução”, relaciona os efeitos dos agrotóxicos com efeitos indesejáveis sobre o material genético, principalmente das crianças. O Dr. Cesar Koppe Grisolia desenvolve pesquisas na área de mutagênese ambiental com agrotóxicos e outros poluentes ambientais. Suas pesquisas estão publicadas nos principais periódicos da área, como “Mutation Reseach”, “Environmental and Molecular Mutagenesis”, “Ecotoxicology and Environmental Safety e Genetics and Molecular Biology”. Veja maiores detalhes neste link: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/05/agrotoxicos-x-vulnerabilidade-das.html

Embora os seres humanos sejam equipados com mecanismos inteligentes para a desintoxicação de muitas substâncias nocivas, em muitos de nós esses mecanismos estão se tornando cada vez mais sobrecarregados. Quando isso acontece, as toxinas são depositadas nos ossos, em gorduras, no cérebro ou outro tecido. Quando o cálcio é liberado pela atividade muscular, as toxinas vão junto. Quando a gordura é usada para gerar energia, mais ainda é liberado. Essas toxinas acabam por afetar o nosso cérebro, o sistema nervoso, o fígado, os rins e outros órgãos vitais.

Vale lembrar que os efeitos dessas substâncias nocivas são cumulativos e raramente percebidos no momento em que somos atingidos.

Os poluentes também atrapalham a absorção de nutrientes do organismo. O chumbo, por exemplo, interfere na absorção do cálcio e zinco, ambos necessários para o funcionamento de várias funções, incluindo a cerebral e a imunológica. Recentemente o exame de “mineralograma” do meu filho acusou a presença de chumbo em seu organismo. Coincidentemente, o exame "Vitamina D – 25 Hidroxi", que mede a vitamina D, mostrou-se próximo do limite mínimo. Foi receitado então um quelante para o chumbo (DMSA 300 ml) e a suplementação de "colecalciferol". Pude então comprovar na prática a relação entre chumbo X cálcio. Vários estudos científicos apontam a relação câncer X baixos níveis de vitamina D. Claro que é muito complexo tudo isto, mas não podemos negar a relação.

Alguns exemplos de substâncias que interferem na absorção de nutrientes:

café – interfere na absorção de ferro
Alimentos fritos, queimados e cigarro – destroem as vitaminas C e E
Alcool – destrói a vitamina B e torna a maioria dos minerais menos disponíveis
Açúcar refinado – interfere na absorção de nutrientes essenciais ao organismo. É um grande “ladrão”.
Farinha refinada – tem um teor desproporcionalmente de cádmio, que rouba o zinco
Alumínio – outro antagonista do zinco
Chuva ácida – converte os minerais do solo menos absorvíveis
Chumbo e cádmio – causa um declínio mensurável na inteligência, no desempenho e no comportamento das crianças
Resíduos plásticos - prejudica o equilíbrio hormonal

A possível presença de agrotóxicos em frutas e vegetais não deve impedir que se adote dieta rica desses alimentos. As concentrações em frutas e vegetais são inferiores às encontradas em gorduras animais, carne de vaca, queijo, leite integral e ovos. Vários componentes antioxidantes nos vegetais são necessários para ajudar o organismo a lidar com os agrotóxicos. Mas os benefícios seriam ainda maiores se esses produtos fossem orgânicos.

Pesquisas recentes têm identificado muitas moléculas contidas nos vegetais como capazes bioquimicamente de interceptar ou minimizar os efeitos nocivos de substâncias tóxicas e carcinogênicas. Grande parte destas pesquisas foi realizada no laboratório do Dr. Richard Béliveau, situado em Montreal, Canadá. O Dr. Richard Béliveau é um especialista de grande projeção na área do câncer e titular da Cadeira de Prevenção e Tratamento do Câncer da Universidade de Quebec, em Montreal, onde também é professor de Bioquímica. É professor também na Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal (Departamento de Cirurgia e Departamento de Fisiologia) e diretor do Laboratório de Medicina Molecular, no Serviço de Hematooncologia do Centro de Cancerologia Charles-Bruneau, do Hospital Sainte-Justine.

Algumas descobertas sobre determinados vegetais:

* As couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve-flor, etc) contém sulforafane, glucosinolatos e índole-3-carbinol (13C), que são poderosas moléculas anticâncer. Têm a capacidade de desintoxicar certos cancerígenos e impedem a evolução de células pré-cancerosas em tumores malignos.
*Alho, cebola, alho-poró, cebolinha - os compostos sulfúricos dessa família (aliáceos), reduzem em parte os efeitos cancerígenos das nitrosaminas e compostos N-nitroso que se formam sobre as carnes excessivamente grelhadas ou durante a combustão do tabaco.
Cenouras, brócolis, batata-doce, melão e damasco – especialmente ricos em beta-caroteno, Frutas, verduras e legumes frescos são especialmente ricos em vitamina C, que além da capacidade de agir sobre as células cancerígenas, tem o poder de aumentar o potencial anticancerígeno de outros compostos presentes na alimentação. A ingestão desses alimentos pode impedir que o DNA seja danificado, detendo o início e a evolução do câncer.
*Morangos e framboesas tem ácido elágico, um polifenol, que é um desintoxicador para as células e bloqueia a transformação de diversos cancerígenos do meio ambiente em substâncias tóxicas para as células, impedindo assim de agir sobre o DNA, onde podem perigosamente induzir mutação dos genes. É uma super-molécula de ações múltiplas.
*As cerejas contém ácido glucárico, que tem a capacidade de desintoxicar o organismo dos xenoestrógenos presentes no meio ambiente
* Segundo o químico alemão Michael Peuser, a babosa é o vegetal com maior capacidade de interceptar substâncias nocivas que induzam ou promovam o câncer. É um poderoso desintoxicante, anti-séptico e tônico para o sistema nervoso. Também tem propriedades imunológicas e antivirais. Possui também alto teor de mucopolissacarídeos (o mais importante é o acemannan) e também ligninas, enzimas, vitaminas, minerais e aminoácidos.

O Dr. Richard Passwater, que foi o primeiro cientista a descobrir que as vitaminas C e E atuam em conjunto, acredita que o efeito sinérgico do aumento do consumo de “Adaptógenos”, incluindo vitaminas e minerais antioxidantes, acompanhadas de redução consciente dos agentes carcinógenos, pode deter a epidemia de câncer e reduzir seu risco até 70%. Isso acontece porque a força sinérgica (nutrientes atuando em conjunto) é muito maior que a soma total do efeito de cada nutriente isolado.

O neuropsiquiatra Dr.David Servan-Schreiber, autor do livro “Anticâncer” colocou em prática na sua vida estas descobertas e têm conseguido manter sob controle um câncer tido com letal. Decidiu também evitar todos os alimentos promotores de câncer, entre eles o açúcar, alimentos refinados, processados, industrializados, carne e derivados não orgânicos, entre outros. E faz para si uma pergunta: Como é possível que médicos tão excepcionais continuem a promover uma idéia falsa, de que os alimentos pouco tem a ver com prevenção e cura de doenças?

E encerro este post com esta pergunta...

Fontes:
Os alimentos contra o câncer (Richard Béliveau Ph.D e Denis Gingras Ph.D)
Diga Não ao câncer (Patrick Holford)
Agrotóxicos, Mutações, Câncer e Reprodução  (Cesar Koppe Grisolia)
Anticâncer (David Servan-Schreiber)
100% saúde (Patrick Holford)
Os capilares determinam nosso destino (Michael Peuser)

Agrotôxicos X Vulnerabilidade das Crianças

O Dr. Cesar Koppe Grisolia, professor do departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasília e autor do livro “Agrotóxicos, Mutações, Câncer e Reprodução”, relaciona os efeitos dos agrotóxicos com efeitos indesejáveis sobre o material genético, principalmente das crianças. O Dr. Cesar Koppe Grisolia desenvolve pesquisas na área de mutagênese ambiental com agrotóxicos e outros poluentes ambientais. Suas pesquisas estão publicadas nos principais periódicos da área, como “Mutation Reseach”, “Environmental and Molecular Mutagenesis”, “Ecotoxicology and Environmental Safety e Genetics and Molecular Biology”.

Transcrevo abaixo algumas citações do seu livro:

As crianças são geralmente as mais afetadas
Exposições em níveis considerados seguros para adultos podem provocar distúrbios neurológicos permanentes em crianças.”

As crianças apresentam similaridade e diferenças nos processos farmacocinéticos e de metabolização, de transformação e eliminação de substâncias químicas em relação aos adultos. Entretando, são muito mais suscetíveis aos efeitos tóxicos adversos dos agrotóxicos. Nas crianças, os principais fatores que devem ser considerados na avaliação da suscetibilidadde são:

a. Fisiológico: os fluxos respiratórios e circulatórios são mais acelerados nas crianças. As taxas de proliferação celular nos diferentes órgãos são muito maiores que nos adultos. Por isso, a absorção dérmica, intestinal e respiratória de agrotóxicos é maior que nos adultos presentes em um mesmo ambiente contaminado.

b. Metabolismo: alguns sistemas metabólicos são mais eficientes nas crianças, como a ativação da fração P-450, enquanto outros são menos eficientes, como o sistema de conjugação a xenobióticos com a glucoronidase

c. Farmacocinética: a permeabilidade das membranas facilita o transporte e o armazenamento de xenobióticos, de modo muito mais rápido e intenso nas crianças

d. Dieta: a dieta das crianças é bastante diferente dos adultos, tanto quantitativamente como qualitativamente. Em relação ao peso corpóreo, as crianças ingerem mais alimentos que os adultos.

e. Ambiente físico: o contato das crianças com o ambiente físico é diferente com relação aos adultos, pois, em razão do seu tamanho, elas estão mais próximas do chão. Seu comportamento de manuseio de objetos também é diferente, além do hábito comum de levar os abjetos à boca.

Vulnerabilidade do Sistema Nervoso Central das crianças
Durante o desenvolvimento de um organismo, ocorrem períodos de maior vulnerabilidade do Sistema Nervoso Central (SNC). Dois períodos críticos na maturação do SNC devem ser levados em conta na avaliação de risco de exposição aos agrotóxicos:

a. Desenvolvimento, na qual o cérebro toma a forma final do adulto, fase em que há multiplicação dos espongioblastos e neuroblastos, que são os precursores das células da glia e dos neurônios, respectivamente. Interferências nesse desenvolvimento, causadas por xenobióticos neurotóxicos, podem levar a malformação no cérebro

b. Crescimento do cérebro, com a maturação dos axônios e dentritos dos neurônios e o desenvolvimento de conexões neuronais, com a concomitante multiplicação das células da glia e a mielinização dos axônios dos neurônios. Esses eventos irão transformar o cérebro neonatal em um cérebro adulto. Em muitas espécies de mamíferos, tais como camundongos, ratos, cães e homem, esse segundo período crítico do desenvolvimento coincide com o período de lactação, quando os compostos organoclorados lipofílicos e alguns piretróides são transferidos da mãe para a criança via leite.

O organismo infantil tem maior facilidade para absorver substâncias tôxicas

Por causa da maior facilidade de absorção, os agrotóxicos, como qualquer outra substância tóxica, atingem mais rapidamente os diferentes compartimentos corpóreos nas crianças. Há uma diversidade de proteínas plasmáticas que se ligam aos xenobióticos para iniciar os processos de biotransformação. Entretanto, essas proteínas ligantes estão em menores quantidades em relação aos adultos. Isto faz que a meia-vida plasmática de determinados agrotóxicos seja maior nas crianças.

A exposição neonatal aos piretróides causa alterações na afinidade dos receptores nicotínicos do cérebro, modificando a atividade dos neurotransmissores.

Presença de agrotóxicos no leite materno
A presença de diferentes tipos de agrotóxicos no leite materno, especialmente os derivados de compostos clorados, pode atuar negativamente num período crítico do desenvolvimento do sistema neurológico da criança sob amamentação, causando prejuízos irreversíveis. O Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA acredita que somente o controle rigoroso de resíduos de agrotóxicos nos alimentos infantis não seja suficiente para a devida proteção das crianças, as quais já começaram a se contaminar no útero materno. O processo de desenvolvimento do cérebro humano é lento e delicado, envolvendo um procedimento de proliferação neuronal único. A exposição aos agrotóxicos nessa fase crítica implica o desenvolvimento de doenças neurológicas e o retardo mental irreparáveis.

São garantidos os dossiês sobre toxidade?
No Brasil, processos de registro ou renovação de registro de determinado agrotóxico, as empresas devem apresentar um dossiê toxicológico e cotoxicológico completos. Nesse dossiê devem constar testes de toxidade aguda, crônica, de metabolismo animal, vias de biodegradação, tipos de resíduos gerados, persistência no meio ambiente, mobilidade no solo, toxidade para organismos do solo e aquáticos, entre outros. São três principais etapas no procedimento de avaliação de segurança de agrotóxicos e os principais estudos exigidos em cada uma delas. A conjução dessa série de informações possibilita avaliar seu potencial de periculosidade ao homem e ao meio ambiente. O processo de registro completa-se após as avaliações de eficácia agronômica pelo Ministério da Agricultura, de toxidade à saúde humana pelo Ministério da Agricultura e de periculosidade ao meio ambiente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (IBAMA), sendo o Ministério da Agricultura o órgão registrante. Até hoje, nenhum empresa enviou, em seus dossiês, testes positivos para as características mutagenicidade, carcinogenicidade e teratogenicidade que possam comprometer o processo de registro de seus produtos e provavelmente nunca o enviarão. Entretando, podem-se verificar muitos casos de contradição entre os resultados dos testes contidos nesses dossiês e os dados que se encontram na literatura científica internacional, para determinados agrotóxicos.

Fonte: Agrotóxicos, Mutações, Câncer e Reprodução (Cesar Koppe Grisolia)

domingo, 16 de maio de 2010

MAI 2010 - Dia Mães / Endesca / Ressonância Magnética

Não tenho conseguido tempo para postar, mas pretendo recuperar o tempo perdido assim que puder!

Graças a Deus está tudo bem conosco e o Vitor continua melhor a cada dia. Cresceu e ganhou peso nos últimos meses e está muito saudável. Pele bonita, intestino funcionando bem, ausência de gripes, resfriados ou viroses e muita alegria e disposição.

Concluiu o primeiro bimestre na escola com boas notas. Quanto ao “Mutismo Seletivo”, tenho percebido evoluções de forma gradativa e lenta. Tem conversado com um número cada vez maior de crianças fora do círculo familiar, mas, na escola ainda continua o silêncio. Na semana passada participou da Endesca, que são competições entre as escolas da rede e teve um momento que estávamos na arquibancada do clube e ele conversava naturalmente comigo, com minha cunhada e com o priminho Pedro e bem atrás de nós estavam duas professoras, que viram e ouviram e ficaram admiradas com a desenvoltura do Vitor. Noto que ele tem “afrouxado” a guarda e acaba falando na frente de outras pessoas sem perceber. Ontem almoçando na casa da minha mãe, conversou naturalmente à mesa, mesmo na presença da mãe da Bia, que é uma amiguinha da igreja. Tenho fé que chegará o dia em que esta questão estará completamente resolvida.

Foto tirada hoje, após participar da programação da escola em homenagem às mães


Dia das mães
Passei um dia bastante agradável na companhia de familiares, incluindo minha mãe, avó Luiza, meu marido e meus filhos adoráveis filhos Bruno, Davi e Vitor.

Além de carinho, ganhei um presente que adorei e também um lindo cartão gigante, com uma bonita mensagem e assinado por cada um deles.

Mas a minha maior felicidade é tê-los por perto, vendo-os a cada dia se desenvolverem, crescendo em estatura e graça, perante Deus e os homens. É isto que toda mãe almeja!

Vitor participando da homenagem às mães na escola


Endesca
Endesca é uma “olimpíada” que acontece todos os anos entre as escolas da rede, dentro da nossa região. São competições de atletismo, incluindo corrida, revezamento, salto um distância e arremesso de pelota. O Vitor já participou da endesca enquanto estava no jardim e também no primeiro ano. No segundo e terceiro ano não pôde participar, pois ainda não tinha sido liberado pelos médicos para realizar atividades físicas. Neste ano de 2010, ficou super feliz porque foi convocado e pôde participar. Desta vez competiu na corrida revezamento e ele e sua equipe ganharam medalha de prata.

Eu, Vitor e o priminho Pedro na Endesca

Vitor com os amigos da escola

Com a medalha de prata que ganhou no revezamento

Ressonância Magnética
Na última quinta-feira, 13/05/10, realizou mais uma ressonância magnética de controle no GRAACC. Repetiu o que aconteceu nas últimas ressonâncias: dormiu naturalmente durante o período do exame!!! O incrível é que o exame não dura mais do que 30 minutos, que é um tempo muito pequeno para se pegar no sono, ainda mais com o barulhão que a máquina de ressonância faz. Esta foi a quinta ressonância seguida que ele dormiu. Só há uma explicação: Deus!

Na próxima quarta-feira, 19/05, será a consulta com a equipe de neuro-oncologia do GRAACC e teremos então acesso ao resultado da ressonância e volto aqui para falar do resultado para vocês.

Momentos antes da ressonância, com um sorriso "falso", pois tinha acabado de ter a veia puncionada, para ser administrado o contraste durante o exame

Obrigada a todos pela força e orações!

Pesquisar este blog