quarta-feira, 31 de março de 2010

31 MAR 2010 - Aniversário de 9 anos

Hoje, 31 de março de 2010, meu amorzinho Vitor completou 9 anos!

Há exatos 9 anos atrás recebia de Deus o meu terceiro grande presente. Nasceu o Vitor, meu amado filho, que veio completar a alegria da nossa família. Filhos são dádivas e o que de melhor podemos ter nesta vida. Grande missão é a de uma mãe.

Hoje é um dia especialmente muito feliz, pois é a celebração do cuidado e proteção de Deus para com ele. Depois de tudo de vivemos até aqui, cada ano de vida tem uma conotação especial. Tenho muita fé que daqui para frente comemoraremos muitos e muitos aniversários repletos de amor, alegria e saúde.

Que Deus me permita a cada dia honrar a missão que me confiou, que é a de ser mãe das minhas três preciosas jóias: Bruno, Davi e Vitor.

Vitor, hoje o dia é seu. Você é um garoto muito especial para todos nós e principalmente para Deus. Te amo muitão, meu gatinho!

*a foto acima foi tirada no dia de hoje.

domingo, 28 de março de 2010

Contaminação por Chumbo em Crianças

Como mencionei no post anterior, um exame acusou níveis de chumbo no organismo do Vitor. Comparando com um exame realizado a 2 anos , os níveis aumentaram bastante. Em Março de 2008, o índice era de 0,2. Em março de 2010, 3,7. Ainda não é um nível considerado tão elevado, mas importante livrar-se deste contaminante o quanto antes, pois tem efeito cumulativo e só causa prejuizos ao organismo. Pesquisando, descobri que o chumbo é o mineral tóxico e o contaminante mais comum no ambiente e no nosso corpo. As crianças apresentam uma absorção intestinal de chumbo maior que a dos adultos e os efeitos tóxicos são mais importantes nelas, devido ao período de desenvolvimento cerebral. De acordo com pesquisadores britânicos, a exposição de crianças a níveis de chumbo considerados seguros pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento intelectual e emocional. Os pesquisadores acreditam que os efeitos tóxicos do chumbo no sistema nervoso são encontrados mesmo quando os níveis de chumbo no sangue são menores que o limite máximo da toxina. Inúmeras doenças podem estar envolvidas com a contaminação por chumbo.


Alguns Artigos sobre o assunto:

O metal pesado Chumbo é o mineral tóxico mais comum e o contaminante mais abundante no ambiente e no nosso corpo.
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1587

As crianças apresentam uma absorção intestinal de chumbo maior que a dos adultos e os efeitos tóxicos do chumbo são mais importantes na criança devido ao período de desenvolvimento cerebral.
http://www.medicinacomplementar.com.br/Biblioteca_de_Intoxicacoes.asp

Os metais pesados, quando absorvidos pelo corpo humano, se depositam no tecido ósseo e gorduroso, ocupando o lugar de minerais nobres. Lentamente liberados no organismo, eles podem provocar uma série de doenças.
http://nev.incubadora.fapesp.br/portal/saude/saudedotrabalhador/doencas/metais

Estudo identifica excesso de chumbo em crianças. Cerca de 10% das crianças têm concentração acima de 5 microgramas, nível considerado excessivo, revela o resultado da análise... Em quantidades superiores a 5 microgramas de chumbo, apontam estudos, já há riscos de retardo mental e de afetação da capacidade de concentração. A pesquisa, a primeira do Brasil feita com essa faixa etária, foi realizada em quatro unidades de ensino da cidade.
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=3804

De acordo com pesquisadores britânicos, a exposição de crianças a níveis de chumbo considerados seguros pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento intelectual e emocional. Os pesquisadores acreditam que os efeitos tóxicos do chumbo no sistema nervoso são encontrados mesmo quando os níveis de chumbo no sangue são menores que o limite máximo da toxina.
http://hypescience.com/21465-mesmo-niveis-seguros-de-chumbo-sao-perigosos/

Cientistas norte-americanos concluíram que as crianças expostas a grandes quantidades de chumbo podem ser adultos mais violentos.
http://educar.wordpress.com/2008/05/31/afinal-o-chumbo-pode-mesmo-fazer-mal-as-criancas/

Estudo da Fiocruz revela que crianças e adolescentes do Complexo de Manguinhos, favela do Rio de Janeiro (RJ), têm 500 vezes mais chances de desenvolver câncer e deficiências neurológicas por exposição ao chumbo, apenas por estarem expostas à poluição do local.
http://www.redandi.org/node/28641

Centenas de crianças de Adrianópolis, no Vale da Ribeira, estão contaminadas com chumbo, sendo que algumas apresentam uma porcentagem do elemento no sangue até duas vezes maior que o máximo permitido pelas determinações internacionais ...O chumbo pode ser absorvido por inalação da poeira emitida na atmosfera ou pela ingestão de resíduos espalhados no solo. O adulto só absorve 10% do chumbo ingerido; já a criança pode reter de 40% a 50%.
http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/43372/?noticia=CHUMBO+CONTAMINOU+CRIANCAS+EM+ADRIANOPOLIS

Contaminação por chumbo causa doenças severas... chumbo integra grupo de elementos químicos conhecidos como metais pesados, de grande força tóxica, que produzem doenças devastadoras e mortes em seres vivos. Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
http://www.portaldocomercio.org.br/dlg/scr/not/not.asp?D2=16852

A exposição humana aos metais tóxicos pelo meio ambiente têm aumentado muito durante os últimos 50 anos. O excesso destes metais como mercúrio, chumbo, cádmio, alumínio, arsênico entre outros, que vão se acumulando no organismo...
http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=168

sexta-feira, 26 de março de 2010

25 MAR 10 - Resultado Exames

Ontem foi a consulta com o médico biomolecular, e levamos os resultados dos exames solicitados na consulta anterior, a cerca de um mês atrás.

Graças ao bom Deus meu filho está ótimo. Desenvolvendo-se e crescendo. Está com altura de 1 metro e 31 centímetros e ½ e 31 quilos. A pele bonita, o intestino funcionando bem e o melhor de tudo, muito disposto e feliz.

Quanto aos exames de sangue, a maioria das taxas estão dentro dos padrões de normalidade, mas mesmo assim, alguns índices precisam melhorar ainda mais. Os principais resultados:

Hemoglobina: 14,2 (indica que não está com anemia. Em MAR 2008 era 11,7 e FEV 2009 12,7)
Plaquetas: 331 mil (componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsáveis pela coagulação do nosso sangue.Referência: 150 a 400 mil / mm3)
Leucócitos totais: 7,48 (tem a ver com as defesas do organismo. Referência: 4,5 a 11 mil / mm3)
Glicose: 88 ( Ideal: 60 até 100 mg/dL)
Sódio: 140 (Referência: 136 a 146 mmo1/L)
Potássio: 4,1 (Referência: 3,5 a 5,6)
Cálcio: 9,3 (Referência: 8,8 a 10,8 mg/dL)
PCR - Proteína C Reativa ultra sensível: 0,02 (se inferior a 0,5 mg/dL, indica que não há processo inflamatório infeccioso no organismo. O câncer é um processo inflamatório... O resultado foi excelente, praticamente zero.)
Vitamina B 12: 407 (Referência: 210 a 910 pg/ml – mesmo com resultado dentro da normalidade, o médico biomolecular recomendou a suplementação de Rubranova 5000, pois é importante que o índice de B 12 esteja próximo do máximo. A último dose de rubranova 5000 foi à cerca de 6 meses...)
Ácido Fólico: 8,3 (Referência: entre 5 e 16 ng/ml – mesmo estando dentro da normalidade, importante aumentar este índice para o máximo)
Vitamina D – 25 Hidroxi: 32,0 ng/ml (Referência: 30,0 a 100,0 ng/ml – mesmo ainda estando dentro do normal, o médico disse que está muito baixo. Receitou 2 doses de um suplemento específico e repetirá o exame 15 dias após a segunda dose, que deverá ter este índice aumentando)

Ficamos sabendo também do resultado do Mineralograma Capilar, que é um exame que permite a detecção de elementos minerais, tanto dos componentes essenciais como também dos componentes tóxicos. A detecção dos minerais existentes no sangue traduz concentrações transitórias, não fornecendo uma informação tão acurada como a advinda do cabelo. Não é um exame regulamentado, portanto só é solicitado pela medicina biomolecular/ortomolecular (link com detalhes deste tipo de exame: http://www.palavrademedico.kit.net/tema20.htm ) . O resultado deste último pôde ser comparado com o resultado do realizado em março de 2008, ou seja, 2 anos atrás. E neste intervalo, muita coisa mudou. Com relação aos minerais essenciais, todos aumentaram, o que é muito bom. Os principais foram:

Cálcio: 834 (em MAR 08 estava 257 – os limites de referência estão entre 280 e 2500)
Magnésio: 35 (em MAR 08 estava 11 – aos limites de referência estão entre 34 e 200)
Manganês: 0,85 (em MAR 08 estava 0,29 – aos limites de referência estão entre 0,24 e 1,0)
Zinco: 122 (em MAR 08 estava 89 – aos limites de referência estão entre 125 e 240)
Selênio: 0,88 (em MAR 08 estava 0,59 – aos limites de referência estão entre 0,18 e 2,5)

Mas alguns excessos de elementos tóxicos também foram encontrados e foi receitado um medicamento que irá ajudar a retirá-los do organismo. No exame de MAR 08 havia alumínio e neste último não acusou alumínio. Desta vez acusou nível bastante aumentado de cobre, chumbo e níquel. Não faço idéia de como estes metais tóxicos foi parar no organismo do Vitor. As principais fontes de contaminação são combustão de gasolina (tetraetileno de chumbo, presente em combustíveis adulterados), agrotóxicos, vernizes, corantes, determinados medicamentos, tintas anti ferruginosas, baterias, fumaça de cigarro, tinturas de cabelo, lixo industrial, etc

Metais tóxicos encontrados no exame:

Cobre: 109 (limites de referência entre 8 e 45)
Chumbo: 3,7 (limites de referência entre 0 e 2)
Niquel: 0,38 (limites de referência entre 0,1 e 0,7)

Geralmente os excessos de cobre costumam depositar-se no cérebro e fígado. Já o chumbo é o metal tóxico mais comum encontrado nos mineralogramas em geral. O tratamento mais eficaz para remover os metais tóxicos do organismo seria uma quelação venosa, mas tratando-se de criança, o médico prescreveu “DMSA”, que é um medicamento via oral considerado eficaz nesta finalidade. Foi prescrito 60 cápsulas, sendo 3 ao dia. Toma 5 dias e descansa 7, depois toma mais 5 dias e mais 7 dias sem tomar. O tratamento dura no total 48 dias e após 10 dias da última dose, fará um exame de “chumbo em urina / 24 horas” e tenho fé que não será mais encontrado chumbo e nem outros metais tóxicos, pois estando presentes, podem interferir no bom funcionamento do organismo.

Aproveitando o assunto, vale lembrar que metais tóxicos como níquel, chumbo, mercúrio, alumínio, tem a capacidade de atravessar a barreira hemato-encefálica (espesso revestimento de células epiteliais presente nas pequenas artérias que correm pelo cérebro, cujo principal objetivo é proteger o cérebro de substâncias tóxicas e organismos infeccioso) . Estes metais com alto peso molecular, ou seja, são “metais pesados” , uma vez no cérebro, é muito difícil a remoção. São os principais causadores de estresse oxidativo e existe relação estreita com doenças degenerativas, incluindo Alzheimer e Parkinson, que são estágios finais do dano oxidativo ao cérebro. Quando um número suficiente de células cerebrais se encontra danificadas, a doença se manifesta. Quando um paciente recebe o diagnóstico de mal de Parkinson, mais de 80% das células de uma região particular do cérebro chamada “substância nigra” já foram destruídas. O mesmo vale para mal de Alzheimer. Essas doenças degenerativas, na verdade, se desenvolvem durante períodos de 10 a 20 anos.

Fonte deste último parágrafo: Dr. Ray D. Strand, M.D., “O Que Seu Médico Não Sabe Sobre Medicina Nutricional Pode Estar Matando Você”, pg 124

quinta-feira, 4 de março de 2010

A Medicina está mudando!

Sinto que a medicina está mudando! Na última quinta-feira, 25/02, enquanto aguardávamos pra sermos atendidos no consultório do Dr. Felipe, notei uma certa movimentação de sua secretária atendendo ligações de outros médicos confirmando suas inscrições para o curso de habilitação em Medicina Biomolecular que estaria iniciando no sábado dia 27 e pelo que percebi, as vagas estavam disputadas. O Dr. Felipe é docente e um dos coordenadores desse curso, voltado exclusivamente para médicos.

Acho ótimo que isto aconteça, pois significa que mais médicos se capacitarão e terão uma visão diferente após este novo conhecimento. Li um livro muito interessante, cujo título é “O Que Seu Médico Não Sabe Sobre Medicina Nutricional Pode Estar Matando Você”, do médico americano Dr. Ray D. Strand, que faz a seguinte citação: “Se distribuíssemos ao longo de um período de 24 horas todos os avanços médicos feitos desde o início da história registrada, as evidências de ordem nutricional teriam ocorrido nos últimos 5 ou 6 segundos. Trata-se de pesquisas médicas de ponta. A maioria dos médicos e praticantes de medicina ainda precisa atualizar-se e pôr em prática essas pesquisas para o bem das pessoas comuns.”

Na semana passada fiquei imensamente feliz com um e-mail que recebi da Dra. Elizabeth Navarrete, uma médica, e vou dividir com vocês o teor deste e-mail:

Lidionete,

Muito prazer em conhecê-la!

Meu nome é Elizabeth Navarrete.


Você esteve recentemente participando dos comentários a respeito de câncer num fórum na internet. Através do link cheguei até seu blog.

Você está de parabéns! Uma excelente compilação da maior parte das publicações a respeito do câncer, segundo a visão complementar ou integrativa, não convencional. Esse material que você disponibiliza deve ter ajudado muita gente a repensar a saúde e o câncer.

Você é uma pesquisadora. E…uma mulher forte,corajosa,que não mede esforços para cuidar da sua cria. Não existem limites para agregar conhecimento. Não há necessidade de conhecimento prévio nem titulação para isso. Acho mesmo que o individuo tem o direito e o dever (para consigo) de saber manter sua saúde, ser responsável por ela.

O médico facilita a informação, deve ser sempre a quem dirigir as duvidas, ajudando o paciente nessa tarefa. Mas se o individuo buscasse sempre se inteirar sobre essa maquina maravilhosa que é o seu próprio corpo,como ela funciona,como podemos ajudá-la a se manter em equilíbrio…adoeceríamos bem menos,não acha?

Foi muito bom saber que você existe e faz esse trabalho importantíssimo de divulgação em saúde. Conheço a competência do Dr. Felippe Junior (embora não tenha feito cursos com ele, pois moro no Rio de Janeiro -fiz com o Dr. Helion Povoa e Dr.Arthur Lemos) e sei que seu filho está em boas mãos. Duplamente, porque não basta o medico, a gente sabe, o dia a dia é trabalhoso e emocionalmente desgastante. A força maior vem de quem é o cuidador do paciente e faz muita diferença!

Muita saúde para sua família, em especial para o Vitor e para você (porque ele precisa muito da mãe que você é).

Espero que possamos trocar idéias e multiplicar o numero de pessoas a quem disponibilizar essas informações tão úteis. Ainda são poucos os que se preocupam com a saúde , sem que tenham passado por problemas mais sérios….e essa história poderia ser tão diferente!

Tenho escrito sobre como penso a Medicina hoje e alternativas para aumentar o numero de pessoas longevas com qualidade de vida. Sei que tudo isso já foi escrito, como você mesma já leu…mas todos nós devemos passar adiante o conhecimento.E cada um o faz de forma pessoal,diferente. E nunca é demais insistir quando o assunto é tão importante. Além disso, esse saber não deve ficar restrito a comunidades cientificas.Temos que começar pelo cidadão comum, mudar os conceitos,ensinar nas escolas como matéria fundamental (ensinar a importância do comer bem,do beneficio da rotina do exercício ,etc). Criar grupos de apoio (como existem os Alcoólicos Anônimos e afins como os Vigilantes do Peso!) que auxiliem as pessoas a mudarem o estilo de vida. Já!

Abraços,

Elizabeth
--------------------------------------------------------
Amigos, vocês não imaginam como fiquei feliz e emocionada quando li este e-mail... Não fazia idéia do alcance de um simples blog, escrito por uma leiga como eu. Tenho muita vontade de compartilhar tudo que aprendi e que Deus me ajude para isto.
Dra. Elizabeth, publicamente te agradeço por tão honrosas palavras.
Que Deus abençõe a todos nós, para que possamos desempenhar a nossa parte, por menor que seja, com dedicação e amor!

“Em vez de ver o corpo como uma máquina, a medicina está finalmente começando a considerar os seres humanos como organismos complexos adaptáveis, mais como uma floresta auto-organizada do que como um computador complicado. Em lugar de tentar controlar a saúde do indivíduo, fazendo o papel de Deus com a ajuda da medicina de alta tecnologia, há uma nova maneira de ver a saúde que considera o ser humano como um todo, corpo e espírito interligados, criado para adaptar-se à saúde, se as circunstâncias estiverem corretas.” Dr. Patrick Holford, autor do Livro 100% Saúde, pg 21

“Que sua alimentação seja seu tratamento, e seu tratamento sua alimentação.” Hipócrates

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mudanças Alimentares

Como sempre menciono neste blog, passamos a adotar estratégias complementares relacionadas à parte nutricional a partir de MAR 2008, após consulta com o médico biomolecular. Anteriormente não dávamos a devida importância para este quesito. Foi “pela dor” que sentimos a necessidade de mudar. Li muito também nos últimos 2 anos e fiquei completamente fascinada por este assunto. Aos poucos, consegui juntar muitos livros e dentre esses já li mais de 50, de autores renomados, como médicos, cientistas e pesquisadores. Tenho convicção e acredito nestas estratégicas, que podem e muito beneficiar qualquer pessoa, inclusive as que enfrentam uma doença. É uma forma de aumentar as chances de restaurar a saúde.

Antes de tudo isto, nossa alimentação era muito desregrada. Comíamos muitos produtos refinados, industrializados, com gorduras trans, com muito açúcar, embutidos, carnes e gorduras saturadas. Mas também comíamos frutas, legumes e verduras, mas longe de ser a quantidade ideal. Dentre os meus 3 filhos, o Vitor era o mais “difícil”, pois não tinha paladar algum para as coisas naturais, por mais que insistíssemos. A alimentação dele consistia de arroz branco e carne, ou arroz e frango, ou arroz e peixe, ou arroz e ovo. Gostava de batata também. Nada de feijão, folhas ou qualquer outro legume. A hora do almoço era um drama e houve época em que “forçávamos” outros alimentos e o resultado era que sempre vomitava. Meu marido e minha mãe lembram muito bem desta época... Parece que seu paladar não aceitava alimentos naturais. Mas todo tipo de porcaria ele gostava... Bolachas, chocolate, refrigerante, danoninho, muita pizza. Vários amigos ainda se lembram de quando íamos a pizzaria... Ele já chegou comer 7 pedaços de pizza. E todos diziam: “Deixa o moleque comer!" Quando íamos pra algum churrasco, ele só comia carne. Não queria saber dos acompanhamentos. Comia até não agüentar mais. Num certo dia, eu, minha irmã, minha cunhada Amanda e as crianças fomos a um churrasco no interior, só que não ficamos muito tempo, pois estávamos de passagem. Era a casa de uma tia que mora na cidade de Jales, interior de São Paulo. Despedíamo-nos dos parentes e íamos caminhando para o carro, quando percebemos que o Vitor estava com as mãos pra trás... Achei estranho e quis ver o que era e ele relutava em mostrar... Quando conseguimos ver, estava com as mãos cheias de pedaços de carne, que havia trazido do churrasco, pra comer depois. Ele ficou envergonhado, e achamos muito engraçada a situação. Ele tinha 5 anos!

Conhecendo meu filho até então, jamais imaginei que um dia conseguiríamos reverter as preferências dele. Em março de 2008 saímos do consultório do Dr. Felipe com a relação dos alimentos que ele poderia ou não comer. Como fazer se não gostava de nada daquilo permitido? Ele era uma criança, sem noção alguma do problema que tinha. Eu é que era responsável em restringir alimentos que aumentariam as chances de seu câncer desenvolver-se. Orei a Deus e segui os conselhos da escritora adventista Ellen White, que recomenda tirar de vista tudo que é prejudicial e deixar disponível somente frutas e alimentos saudáveis. Seu paladar foi aos poucos se modificando e verdadeiros milagres, antes inimagináveis foram acontecendo. Claro que não foi da noite para o dia... Sua compulsão por alimentos maléficos foi diminuindo aos poucos. Antes o que era todo dia, passou a acontecer somente fora de casa, ou quando íamos a alguma festa ou aniversário.

Claro que ainda não gosta de tudo, mas tenho muita fé que irá progredir aos poucos. Jamais o proibi de comer carne. Em casa não faço mais. Eu particularmente me tornei vegetariana, juntamente com meu filho mais velho Bruno. O Davi e o Vitor não são e o meu marido come frango e peixe . Achei muito interessante um episódio que aconteceu na semana passada, no dia da consulta com o médico biomolecular. Saímos de casa antes do almoço e depois da consulta íamos a um outro local. Acabou que o tempo ficou apertado e não deu tempo de pararmos pra almoçar. Havia levado na bolsa 2 maças e o Vitor comeu. Mas já eram 5:30 da tarde e ainda não tínhamos almoçado. Paramos numa lanchonete pra comer um lanche e logo na entrada, estava à vista uns pedaços bem grandes de carne assada. Acho que eram costela, picanha e cupim. O Vitor olhou para a carne e fez um semblante de repulsa... Achei engraçado e perguntei: “O que foi, você não come carne?” Ele respondeu: “Eu não”, aí indaguei: “Por que não?” e ele finalizou: “Por que eu não quero!”. Quem o conheceu de antes não iria acreditar ser a mesma criança. Ele escolheu um lanche de queijo apenas e disse que ainda come frango e peixe, mas “só às vezes”.

Eu particularmente não tenho nada contra a carne e até considero uma boa fonte de nutrientes. Só que depois de tudo que li e pesquisei, não a considero uma fonte segura, tendo em vista as doenças dos animais e a quantidade descomunal de antibióticos a que são submetidos profilaticamente e também aos hormônios de crescimento. De uma forma ou de outra passam para o ser humano, principalmente através da carne.

Por outro lado, também percebi que meu filho está comendo frutas com muito gosto e vontade. Nos intervalos, quando está com fome, são frutas que ele pede. O lanche da escola, na maioria das vezes é uma maça. Gosta muito de água de coco também. Troca um copo de refrigerante por água de coco. No dia 24 de janeiro estávamos na praia e pediu água de coco, só que já era final da tarde e havia acabado nas barracas de praia. Tentamos em várias barracas e não encontramos e ele batendo o pé que queria água de coco. Meu marido parou em frente a uma sorveteria e disse: “Pode ser sorvete no lugar de água de coco?” Fiquei pasma com a reposta dele: “Não, eu quero água de coco!” Depois disso, procuramos mais e encontramos a bendita água de coco que tanto queria. Nos aniversários, levo sempre garrafinhas de água de coco natural, que troca por refrigerante numa boa.

Ultimamente quando vou ao mercado e ele está comigo, adora escolher as frutas. Na última sexta, quis mamão, kiwi e maça. Como em casa ainda tinha um saco de maças, disse que não precisava. Ele insistiu que queria mais e acabei cedendo e ele escolheu as mais vermelhinhas, todo empolgado.

Nosso instinto é pela alimentação natural. Se não intoxicarmos nosso organismo com alimentos antinaturais, preservaremos este instinto. O documentário “A carne é fraca”, produzido pelo Instituto “Nina Rosa”, exemplifica muito bem isto. Se colocarmos uma criança faminta entre uma maça e um coelhinho, o que ela fará? Ela não estraçalhará o animalzinho e sim comerá a maça. Agora coloca um tigrinho com fome do lado de uma maça e de um coelhinho...

“Os antropologistas afirmam, no entanto, que nossos organismos foram feitos basicamente para processar alimentos de origem vegetal. Eles tomam como base para esta conclusão a forma e a disposição de nossos dentes, o movimento da nossa mandíbula e a longa extensão do nosso trato digestivo (Nossos intestinos têm mais de seis metros de comprimento, enquanto os intestinos dos carnívoros é bem menor). O corpo humano é projetado para funcionar, eficientemente, obtendo a maior parte da sua energia e nutrição de fontes vegetais.” Fonte: (Van Duyn MA, Pivonka E. Overviw of the health benefits of fruit and vegetable consumption for the dietetics Professional: selected literature. J Am Diet Assoc 2000; 100 (12): 1511-21.)

E disse Deus ainda: Tenho-vos dado todas as ervas que produzem semente, e se acham sobre a face da terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente. Ser-vos-ão para mantimento.” (Gênesis 1:29)

“...todas as espécies têm sua dieta original, que é única e saudável para todos da mesma espécie. Somente o homem modificou, sem nenhum critério e sem nenhum parâmetro de saúde, sua dieta alimentar, que não fosse apenas pelo parâmetro do prazer...Deixou de lado a qualidade nutricional e a finalidade essencial... É muito comum vermos pessoas que cuidam melhor de seus carros que de si mesmas, preocupadas em lhe dar uma manutenção bem adequada, o melhor óleo, a gasolina mais refinada, as revisões sem falha, para que não seja danificado e tenha um tempo de uso muito maior. Como já vimos, nosso corpo também é uma máquina, entretando orgânica, que merece, da mesma forma, todos os cuidados e preocupações pelos mesmos e até mais relevantes motivos. Nós somos únicos. Somos nós que dirigimos e habitamos esta maravilhosa máquina que é o nosso corpo.” Dr. Marcos Sandoval Medeiros de Freitas, médico, autor do livro “Tudo o que Você precisa saber – Emagrecimento, Alimentação, Envelhecimento, Saúde”, pgs 126 e 127

“Nossos genes, a disposição de nosso organismo, ainda estão, totalmente orientados no sentido da alimentação com vegetais frescos. Isso pode ser verificado imediatamente por qualquer pessoa que volte a abastecer seus órgãos com os alimentos mais indicados para a natureza humana. Você ficará maravilhado!” Dr. Michael Peuser, químico alemão, autor do livro “Os capilares determinam nosso destino”, pg 266

“É extremamente importante conhecer nossas necessidades naturais para encaminhar qualquer aconselhamento sobre saúde e tratamentos. Também é importante conhecer a maneira característica das diversas partes do corpo trabalharem, bem como as leis naturais que organizam o funcionamento dos sistemas, órgãos e células.” Eliza M. S. Biazzi, pesquisadora, autora do livro “Recursos para uma Vida Natural”, pg 15

“As pessoas que tenham condescendido com o apetite para comer livremente carne, molhos altamente condimentados e várias espécies de bolos requintados e conservas, não podem desde logo ter prazer num regime simples e saudável. Seu paladar está tão pervertido que não tem apetite para seguir um regime saudável de frutas, pão simples e verduras. Não devem esperar que logo a princípio tenham prazer em tomar alimento tão diferente daquele com o qual têm condescendido.” Ellen G. White, escrito em 1864 “Conselhos sobre o Regime Alimentar”, pg 341

“E então se descobre que acrescentar um pouco mais de consciência em um domínio provoca quase automaticamente progressos nos outros... Perde-se progressivamente o gosto pelos alimentos desiquilibrados – cujo peso começa a ser sentido dentro do estômago e o impacto sobre o corpo em geral.” Dr. David Servan-Schreiber, médico , autor do livro “Anticâncer” pag 243

“O que é chocante é que essa empresa (Mc Donald´s) centra seus esforços na disseminação desses hábitos alimentares justamente entre as crianças em idade escolar. O excesso do mineral fósforo nesse tipo de alimentação contribui ainda mais para a desmineralização óssea precoce. Crianças dependentes de alimentos fast food apresentam, em regra, rejeição por alimentos saudáveis como hortaliças, legumes e mesmo frutas. Dr. Alberto Peribanez Gonzales, médico, autor do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”, pg 61

“...Vale muito a pena usar arroz integral e massa, pães e bolos, tortas com farinha de trigo integral. Assim, o equilíbrio se fará naturalmente. Você terá tendência a comer menos carne, peixe e frango, camarão, etc.” Dr. Sidney Federmann, médico, autor do livro “Prevenção de Doenças Crônicas”, pag 268

“Se a sua dieta habitual é muito diferente da recomendada, dê a si mesmo um tempo para fazer a transição. Os hábitos têm a força que lhes permitimos ter. Estamos propensos a nos agarrar aos maus hábitos, não o contrário. Além disso, é preciso algum tempo para que nossas papilas gustativas recuperem-se do efeito amortecedor de alimentos muito salgados, temperados e sintéticos.” Beata Bishop, jornalista, autora do livro ”Curando o Incurável”, pg313, em querelata sua experiência pessoal.

“...Deve-se chegar ao ponto de se poder saborear, com prazer, uma comida menos apetitosa.” Dr. Jong Suk Yum, médico, autor de vários livros (ABC daSaúde II, pg 132)


A foto acima foi tirada na tarde de hoje. Peguei no flagra! Vitor espertinho separando as maças mais vermelhinhas pra esconder dos irmãos...rsr

25 FEV 10: Consulta Dr. Felippe

No dia 25/02/10 passamos em consulta com o Dr. Felipe, o médico biomolecular que acompanha o Vitor desde MAR 08. Pelo exame clínico, disse que está muito bem. Fez alguns exames, como um novo “Mineralograma Capilar”, que é o exame químico dos fios de cabelo, que possibilita a detecção de metais pesados e também um outro exame que detecta a presença de substâncias químicas em excesso no organismo, como agrotóxicos e outros aditivos químicos. Solicitou também os exames de 25 (DK) vitamina D, ácido fólico, vitamina B12, hemograma completo, glicose, Nat/Kt e cálcio iônico. Estes últimos são de sangue e vamos fazer nos próximos dias, pois deverão estar prontos para a consulta de retorno, provavelmente no final do mês ou quando o resultado do Mineralograma chegar, pois é um laboratório de Campinas que faz e o material já foi colhido e enviado pra lá.

O Dr. Felipe estava bastante empolgado e disse que a medicina biomolecular avançou bastante nos últimos meses. Mostrou-me também um periódico de oncologia clínica, com um artigo seu publicado pela primeira vez e disse: “Em breve você vai me ver no Fantástico!” Explicou que no dia anterior a reportagem do programa esteve em seu consultório, mas não sabe que dia vai passar...

Mencionei sobre o falecimento do Léo Yamashita e ele ficou chocado, pois ainda não sabia...(ver: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/01/leo-yamashita.html ) Ele disse: “Mas eu não acredito! Ele estava tão bem... Eu não poderia intervir no seu tratamento convencional, mas o aconselhei a fazer somente a reversão da colostomia e não operar os nódulos do fígado, pois estavam sob controle.... O que aconteceu? Estou muito chateado...”. Realmente, em um contato que tive com o Léo dia 18/11/09 ele escreveu exatamente o seguinte: “Estou bem graças a Deus e é bom saber que o Vítor tbm está bem. Vou fazer a cirurgia para retirar a bolsa de colostomia religando o intestino e os médicos tbm vão tentar operar os nódulos do fígado. Digo tentar porque o cirurgião observou que o nódulo está localizado muito perto da principal veia que passa pelo fígado. Ele disse que há um grande risco na cirurgia, e que só examinando o fígado ele poderá decidir se opera ou não. A cirurgia está marcada para o dia 26 de nov. e será no Hosp. A.C. Camargo, onde tenho me tratado. Já fiz todos os exames pré-operatórios e deu tudo certo. Espero que continue assim na cirurgia tbm.” no dia 13/12/09: Ainda estou no hospital. Fiz a cirurgia no dia 01/12, mas tive problemas com aderência no intestino e passei por outra cirurgia no dia 07/12. A recuperação está lenta e sofrida, mas continuo lutando.”, e depois em 01/01/10 o recado de sua filha avisando sobre o seu falecimento... Muito difícil de entender o que aconteceu...

Quanto às estratégias do Vitor, continua tudo igual. Perguntei sobre a carne, se havia algum problema de não comer com freqüência e ele disse que não e que é absolutamente desnecessária e substituível por outros alimentos. Quanto aos suplementos, prescreveu:

- Trimetilglicina 300 mg, L-taurina 300 mg, Myo-inositol 100mg e óxido de silício inorgânico (SiO2) 10mg – Osmolitos Kosmotropos que necessitam de transporte celular

- Naltrexone 4,5 mg – para ativar o Sistema Imunológico

- Extrato de Salvia officinalis 500 mg, ácido lipóico 150 mg, Tiamina 5 mg, L-carnitina 300 mg, Cimetidina 150 mg – para ativar a piruvato dehidrogenase para abrir a porta da fosforilação oxidativa; ativar imunidade celular e normalizar o ph ácido citoplasmático

- Ácido Ascóbico 200 g, Epigalocatequina-gatato (chá verde) 50 g – para proteger as células tronco, fortalecer o colágeno, inibir metaloproteinases, diminuir invasão e metástases

- Ômega-3 500 mg

- Mistura de 1 colher de sopa de óleo de linhaça + 2 colheres de sopa de óleo de coco – aumenta a produção de ATP mitocondrial sem aumentar a geração de radicais livres de oxigêncio e também aumenta o número das mitocôndrias (biogênese mitocondrial), além de outros benefícios

Continua com os sucos puros diários feitos na centrífuga, as amêndoas, o cogumelo do sol , a babosa e tudo que temos feito até então.

No final de mês retornaremos para saber dos resultados dos exames.

12 FEV 2010 - 2 anos cirurgia / Acampamento

Dia 12 FEV 2010 completou 2 anos que o Vitor foi operado. Lembro-me desta data com muita gratidão a Deus, ao médico que o operou e a todos que oraram por ele.Está muito bem e levando uma vida normal, sem qualquer sintoma ou indício da doença. Como já mencionei em outro post, na última consulta com a equipe de neuro-oncologia, a médica que o atendeu disse que segundo as imagens da ressonância, a “alteração de sinal” pode ser apenas a cicatriz cirúrgica e não resíduo tumoral. Foi a primeira vez que ouvimos este termo. Mas mesmo assim o controle será rigoroso, com ressonância magnética a cada 4 meses, pois trata-se de um tipo de tumor que costuma voltar, mesmo em casos de remoção total. Mas continuamos confiando em Deus e seguindo em frente.
As aulas escolares começaram no dia 28/01/2010 e agora está cursando o quarto ano. A professora é nova, mas já está adaptado. É muito inteligente e nunca teve dificuldade de aprendizado. Somente o “Mutismo Seletivo” que persiste, principalmente na escola. Em outros ambientes, melhorou bastante. Conversa normalmente com os amiguinhos da igreja... Às vezes fico me perguntando quando que vencerá este desafio... Mas sei que pra tudo há um tempo e chegará este dia, com fé em Deus.
Fomos para um acampamento promovido por nossa igreja, durante o feriado de Carnaval, no período de 12 a 16/02/10, em um sítio na região de Santa Izabel. Foram dias maravilhosos e muito divertidos. As crianças aproveitaram muito a piscina, brincaram, correram, jogaram bola e interagiram bastante. A cada noite, houve uma festa temática. No sábado, festa italiana. No domingo, festa infantil, e cada um pôde vestir-se à caráter de algum personagem infantil. Em seguida, teve a brincadeira “Torta na cara” e o Vitor fez questão de não responder a pergunta que sabia, apenas pra levar a tortada... Na segunda, a festa tropical. No domingo teve também “futebol de sabão” e cama elástica. Além das atividades recreativas, todas as manhãs havia os momentos de estudo da Bíblia e também reflexão, que tornava ainda mais feliz o nosso dia. O Vitor aproveitou tanto o passeio, que ficou “torradinho” do sol...

Vitor e o priminho Pedro - "Felinos"

Festa Infantil

Gostou de levar a tortada...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um Presente Especial

No dia 06 de fevereiro Deus me concedeu a oportunidade de completar mais um ano de vida. Fizemos uma reunião familiar em casa e ganhei um presente todo especial neste dia: a visita do Felipe (de Maceió, em  tratamento aqui em São Paulo), da sua mãe e também da sua tia Jane.

Passamos muitos momentos animados e descontraídos e o Felipe foi a “sensação”... Estava super “conversador” e contador de histórias e “causos”... Rimos muuuuuito!

Neste dia estava em um dos “poucos” momentos de folga que o tratamento permite...

Não é fácil o que este garotinho tem suportado. É de cortar o coração tanto sofrimento. Desde que chegou a São Paulo dia 08/12/09, passou por três ciclos de quimioterapia (sendo 2 deles da mais forte) e em decorrência dos efeitos colaterais, 3 períodos de internação e inclusive no momento encontra-se internado novamente. Suas taxas sanguíneas despencam, sendo necessário tomar sangue e plaquetas, além de antibióticos e outros medicamentos para controlar a febre que sempre aparece e as suspeitas de infecções. É um susto, mas sua força é muito grande.

A proposta inicial da equipe de neuro-oncologia que o assiste seria a cirurgia, mas como o tumor estava muito grande, não seria possível a princípio, principalmente porque ainda não há um diagnóstico fechado quanto ao tipo histológico do tumor. Vale lembrar que nenhuma amostra do tumor foi retirada para biópsia, mesmo tendo sido submetido a tantas cirurgias. O primeiro neurocirurgião que o operou em Maceió não conseguiu acessar o tumor e após 4 pontos de hemorragia cerebral, ficou 3 meses em coma e as outras cirurgias foram para “reverter” os danos causados na primeira. Há suspeita que seja um tumor chamado “teratoma”, que é benigno e que responde muito bem ao tratamento. Então foi proposto 2 ciclos de quimioterapia pesada e em seguida o transplante autólogo e para isto seria necessário que sua medula produzisse no mínimo 10 células “CD 34”. Usou um medicamento chamado “granuloquine” que ajudaria nesta parte e então no começo de fevereiro foi feito o exame e infelizmente não conseguiu-se a quantidade necessária. Houve 2 tentativas: na primeira 2 células e na segunda apenas 1, mesmo tendo sido aumentada a dose de granuloquine. Foi uma decepção muito grande, pois era a grande aposta de tratamento. A equipe acha que as infecções podem ter atrapalhado na produção destas células. Mas pode também serem efeitos tardios da radioterapia na coluna, no início do seu tratamento, no IMIP, em Recife. A última ressonância realizada no dia 25/01/10 constatou redução de 60% do tumor e o exame de liquor descartou a presença de células cancerígenas (num exame anterior estas células apareciam), o que evidencia a boa resposta à quimioterapia e reforça a suspeita de “teratoma”(o diagnóstico é de um tumor misto, chamado germinoma). Como a opção do transplante não havia dado certo a princípio, a saída foi fazer um terceiro ciclo de quimioterapia (desta vez com menos drogas), pois o tumor pode voltar a crescer sem tratamento. Nos próximos dias fará nova ressonância e se a redução de 60% permanecer, significa que trata-se mesmo de um “teratoma” e a cirurgia será indicada. Mas continua a preparação do seu organismo para aumentar as células “CD 34”, para que possa então ser submetido ao transplante, que não foi descartado.

Como mencionei mais acima, nosso guerreiro encontra-s internado novamente no GRAACC... Quem não o conhece não tem idéia da sua força e fé. Quando a médica informou o resultado do exame de líquor a sua reação foi dizer “ ainda bem e se tivesse dado errado eu te daria um cascudo pois esse exame doeu demais...”

Por muitas vezes é ele quem dá força pra sua mãe e tia. Certo dia, após ter passado mal e vomitado, decorrente dos efeitos da quimio, disse: " Hei! não desanimem...eu ainda estou feliz...não vamos desistir"

Dia 18 de março completará 11 anos e já disse o presente que pediu a Deus: a cura!

“... Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver.” (Josué 1:9)

Continuemos orando!

Felipe, eu, Vitor, Jane Selma e Jane Shirley

Por que tantos estão morrendo por causa do câncer?

Nos meses de janeiro e fevereiro 2010 fui surpreendida com notícias muito tristes, pois alguns amigos virtuais muito queridos que eu mantinha contato já há algum tempo faleceram, vítimas do câncer. Fiquei abalada e questionando o porquê de pessoas tão jovens perderem a vida de forma trágica e após muito sofrimento. E o pior de tudo é que casos e mais casos são diagnosticados diariamente e segundo o relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), a previsão é que no ano de 2010, pela primeira vez na história, as mortes por câncer irão ultrapassar as mortes por doenças cardíacas. Muito triste... Peço a Deus que as pesquisas evoluam e descubram a cura para esta tão terrível doença!

Quero aproveitar este post e fazer uma homenagem a estas pessoas queridas, que de uma forma ou de outra cruzaram nosso caminho e fizeram parte da nossa história. Peço a Deus que conforte os corações enlutados, trazendo consolo e paz.

Léo Yamashita – Faleceu no dia 31/12/09 e relatei o caso dele no post: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/01/leo-yamashita.html . Mesmo sendo um caso grave (câncer de pâncreas com metástases no baço, vesícula, intestino e fígado) , estava bem. Faleceu decorrente de complicações cirúrgicas.

Adriano – Jovem de 29 anos, filho do Sérgio, um amigo virtual do Rio Grande do Sul. Foi diagnosticado com um tumor cerebral (Astrocitoma Grau II) em 2003, então com 23 anos. Fez a cirurgia e constataram ser um “Astrocitoma Grau III”. Realizou a radioterapia e levou uma vida normal até 2008, quando o tumor voltou e desta vez como “Astrocitoma Grau IV”, o temido “Glioblastoma Multiforme”, que é o pior de todos os tumores cerebrais. Realizou então a segunda cirurgia, só que desta vez com seqüelas motoras e na fala. Seu pai, com muito amor e dedicação buscou todos os meios de tratamento possíveis e foi submetido às drogas mais modernas para este tipo de tumor, que são Temodal e Avastin. Infelizmente o máximo não foi o suficiente e a “despedida” do Adriano aconteceu no dia 12/01/2010. Fiquei profundamente triste com a notícia. O tumor que o Adriano foi diagnostica inicialmente é o mesmo tipo de tumor do meu filho.

Ionete – Uma jovem senhora de 35 anos, que morava em Fortaleza, Ceará, cheia de fé e esperança. Foi diagnosticada com câncer de ovário em FEV 08, fez cirurgia, quimioterapia, mas mesmo assim o câncer voltou 11 meses depois, que foi uma recidiva na “loja do útero”, mesmo tendo sido feito histerectomia total 11 meses antes. Foi submetida a mais quimioterapia, mas não houve resposta. Em agosto de 2009 trocou a quimio, mas a doença se agravou. Passou a fazer a radioterapia também e mesmo assim a doença continuou avançando. Sofreu muito com infecções, anemia e até problemas na visão. Foi uma mulher de fibra, que agüentou tudo com muita força e fé. Queria muito viver, para criar a filhinha de 6 anos. Mas Deus aliviou seu sofrimento e faleceu dia 14/01/10, deixando um vazio muito grande em nossos corações.

Thomas – esposo da amiga virtual Alcione, que mora na Alemanha e há um certo tempo vínhamos trocando informações. Era um câncer de intestino e como ele era homeopata e adepto de terapias naturais, recusou-se a submeter-se à radioterapia ou quimioterapia, pois achava que “acabava com a dignidade da pessoa”. Conviveu com a doença sob controle um bom tempo (se não me engano 12 anos). Mas no ano passado o caso de agravou. Internou-se numa clínica naturalista e também fez uso de “viscum album”. Praticou também a dieta “Budwing”, criada pela Dra. Johanna Budwig em 1951 e muito difundida na Europa. Infelizmente faleceu dia 29/01/2010.

Felipe Landolfi – Um jovem alegre e de bem com a vida. Aos 19 anos, foi diagnosticado com um tumor no testículo. Realizou a cirurgia, mas ocorreu metástase e uma tomografia detectou nódulos espalhados nos dois lados do pulmão. Fez o tratamento de quimioterapia protocolar, mas mesmo assim o câncer progrediu e após dores de cabeça e exame de ressonância magnética, foram detectadas duas lesões no cérebro. Fez radioterapia e mais quimioterapia e mesmo sob este tratamento pesado, jamais perdeu a alegria e a força de viver. Parecia que nunca ficava triste e dava força para todos os companheiros de luta. Estava bem e passando férias na casa do pai que mora aqui em São Paulo quando no dia 28/01/10 perdeu a força do braço e perna esquerdos e o diagnóstico foi mais uma vez o cérebro. Entrou em coma irreversível. Centenas ou até milhares de pessoas ficaram em oração para que se restabelecesse, mas infelizmente não deu e faleceu no dia 02/02/10, uma semana antes de completar 22 anos. Deixou uma dor e saudade enormes em nossos corações.

Esposo da Silvana – Mantive meu primeiro contato com ela há cerca de pouco mais de um mês atrás e não sei muitos detalhes. Seu esposo tinha câncer de fígado. Realizou a cirurgia e foi submetido também à quimioterapia com nexvar, mas mesmo assim os nódulos continuaram aumentando. Após ter sido desenganado pelos médicos, chegou a fazer uso de alguns fitoterápicos, mas infelizmente faleceu no dia 09/02/10.

Luciene – uma jovem senhora de Cuiabá, Mato Grosso e meu contato foi com seu esposo Leonardo, também há cerca de um mês atrás. O caso era de câncer de cólon, com metástase no fígado e pulmão. Era um caso bem avançado, e além de tudo, havia infecções e uma fístula entre o intestino e a bexiga. Além do tratamento protocolar, fez uso de babosa e avelós por 7 meses, e infelizmente não foram suficientes para impedir o progresso da doença. Seu esposo Leonardo, muito atencioso e dedicado não poupou esforços e a trouxe para São Paulo, no médico biomolecular que atende o Vitor. Quando chegou em São Paulo, apresentava perda de memória, confusão mental e dificuldade de falar e cogitou-se a suspeita de metástase cerebral. Mesmo assim conseguiu realizar 6 de 20 seções de um tratamento de radiofreqüência, proposto pelo Dr. Felipe. Infelizmente não deu, pois o câncer estava muito espalhado e faleceu dia 19/02/2010.

Nem tenho palavras num momento tão triste, quando da morte de um filho, de um pai, uma mãe, um esposo, uma esposa. São situações da vida que jamais encararemos com naturalidade, pois a tristeza é de rasgar o peito e a saudade doe demais. Perdi meu pai em 2004 para a doença de Chagas e sei como é difícil superar. Somente Deus do nosso lado, pra nos dar forças e ajudar a passar por momentos tão difíceis.

Pesquisar este blog