quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Resultado Ressonância JAN 2010

Hoje foi a consulta neuro-oncológica do Vitor e tivemos acesso ao resultado da ressonância realizada dia 19/01/10.

Graças a Deus está tudo bem!!! Segundo a médica, o resíduo tumoral que aparece na imagem é mínimo e pode ser que nem seja tumor, apenas cicatriz cirúrgica, tendo em vista o tempo que permanece tudo igual, sem evolução. Fiquei feliz e aliviada com esta maravilhosa notícia. Deus é maravilhoso!

A médica que nos atendeu hoje foi a Dra. Poliana, da equipe da Dra. Nasjla, que também analisou as imagens da ressonância. Dia 12/02/10 completará 2 anos de cirurgia e é imensa a nossa gratidão pelo cuidado e proteção de Deus para com o Vitor.

Vamos prosseguir com todas as estratégias nutricionais que até então estamos utilizando. Os benefícios são visíveis e tenho convicção que faz uma grande diferença.

Tendo em vista o tipo de tumor (glioma, astrocitoma difuso grau II), que tem riscos de recidiva mesmo nos casos de remoção total, o acompanhamento ainda será a cada 4 meses e foi agendado novo controle para maio 2010. Vamos confiar em Deus e acreditar na vitória!

A amiga Jane, tia do Felipe de Maceió, estava no GRAACC e nos acompanhou na consulta. O Felipe está internado lá desde a madrugada de hoje, pois suas taxas estão muito baixas e apresentando febre. Já estava tomando um antibiótico na veia e agora foi prescrito mais um, além de outros medicamentos. Também não consegue se alimentar e está muito sonolento.

Consegui visitá-lo no quarto e meu coração ficou partido ao vê-lo abatido. A Jane me disse que ele não queria de forma alguma ser internado e o fato de estar no hospital influi bastante sobre seu emocional, pois já passou muito tempo internado nos últimos meses. Tanto a mãe quanto a tia tentam de várias formas animá-lo, mas está difícil. Percebi que a Jane estava bastante chateada. Somos humanos e sei o quanto é difícil sorrir quando nosso coração está em pedaços... Mas precisamos ser fortes, pois "nossos pequenos" sentem quando estamos apreensivos. Deus nos sustenta nos momentos que mais precisamos.

O Felipe é um guerreiro com muita vontade de viver e levar uma vida normal, como qualquer outro garoto de 10 anos. Ele já superou e venceu tanta coisa... Tenho muita fé que em breve chegará o dia da sua vitória, em nome de Jesus!

Mas uma vez agradeço o apóio e as orações de todos. Peço que continuem orando principalmente pelo Felipe, pra que seu organismo reaja e então possa ter seguimento os preparativos para o transplante, que é a grande esperança. Deus tudo pode!

Vitor na brinquedoteca do GRAACC (27/01/10)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Janeiro 2010

Ano Novo, vida nova. Estamos em janeiro de 2010, que por sinal já está acabando.... Mês de férias escolares e as crianças aproveitaram bastante, apesar do “dilúvio” que caiu aqui em São Paulo. Dizem que, levando em conta toda a história das medições meteorológicas, jamais choveu tal quantidade aqui em São Paulo. Dizem também que é influência do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial), que faz com que os ventos que vêm da Amazônia transportem para o sul mais calor e umidade que o normal...

Neste janeiro também acompanhamos uma imensa tragédia mundial, que foi o terremoto no Haiti. Ontem já passava de 112.000 mortos conforme a contagem oficial, mas dizem que morreram mais de 200.000 pessoas... Brasileiros foram 21. Todo o mundo ficou chocado com tamanha calamidade e despertou a solidariedade entre todos os povos. Até o espaço aéreo cubano foi liberado para os Estados Unidos chegar mais rapidamente com ajuda ao Haiti, coisa que não acontecia desde 1961. Olhando para aquele pequeno país devastado, conseguimos ver a dimensão dos problemas que aquele povo está enfrentando. Nossos problemas ficam ínfimos e o espírito de gratidão aflora em nós com mais intensidade.

Que Deus alivie o sofrimento de todas as pessoas atingidas pelos temporais ou terremotos, trazendo consolo e paz!

Museu do Futebol
O Felipe de Maceió, como quase todo garoto brasileiro, é apaixonado por Futebol e tinha o sonho de conhecer o “Museu do Futebol”, que fica no Estádio do Pacaembu, aqui em São Paulo. Ele reclamava que desde que chegou em São Paulo, seus passeios foram para médicos, hospitais, exames, etc. No dia 08 de janeiro, aproveitamos o intervalo entre uma quimio e outra do Felipe e o levamos ao Museu do Futebol. Meus filhos ainda não tinham ido lá e também gostaram bastante. Foi uma tarde bastante agradável!

Felipe com sua mãe e também sua tia, eu com meus filhos Bruno, Davi e Vitor, a amiga Claúdia com seu filho Matheus
Praia
Em São Paulo só chovia, mas no litoral não era tanto e então aproveitamos 2 domingos pra fazer um “bate-volta” até a praia, pois as crianças estavam ansiosas pra estrear a prancha de body board que meu filho Bruno havia ganhado e foi uma alegria só. O Vitor simplesmente amou “pegar onda”. Acho que vai querer ser surfista quando crescer...

Farra com os irmãos e o priminho Pedro em São Sebastião (17/01)

Brincando com o irmão Davi - Itanhaém (24/01)

Com a prancha de body board – Itanhaém (24/01)

Ressonância
Realizou mais uma ressonância magnética de controle no dia 19/01 e pela quinta vez seguida dormiu durante o exame! Até pensei que desta vez seria diferente, pois estava acordado até o momento da aplicação do contraste, mas ao término do exame eu e a enfermeira tivemos que acordá-lo, pois estava dormindo! É simplesmente incrível!

Momentos antes da ressonância (19/01)
Amanhã teremos consulta com a equipe de neuro-oncologia que o assiste e então saberemos do resultado da ressonância. O período de pré-ressonância e pré-consulta sempre causa ansiedade, mas temos fé em Deus que estará tudo bem. Não é fácil convivermos com algumas realidades da vida... Não sei o que seria de nós se não fosse a força que vem de Deus e o apóio e orações de todos vocês...

Amanhã postarei sobre a ressonância...

Obrigada a todos!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Células Tronco: Glioma Cerebral Eliminado

Pela primeira vez, um glioma - câncer cerebral - pode ser eliminado por uma equipe chinesa de pesquisa médica, utilizando uma nova terapia da Cellonis

PEQUIM, 17 de dezembro 2009/PR - Newswire-Ásia/ --

Utilizando uma nova tecnologia da Cellonis Biotechnologies baseada em célula-tronco, Pequim, uma equipe chinesa de pesquisa médica pode eliminar um glioma -- câncer cerebral -- de um paciente norueguês de 36 anos de idade em um hospital de Pequim. O tratamento demonstra que o sistema imunológico ativado pode diretamente inibir as células-tronco com tumores bem como as células filhas cancerosas. O incrível resultado desse novo tratamento dentro de uma Terapia Extensiva de Câncer indica a Cellonis que as futuras terapias de vacinação podem ser usadas para a lysate de célula-tronco a fim de melhorar a resposta da Célula Dendrítica com antígeno presente.

Arve Johnsen, 36, da Noruega, um paciente diagnosticado com glioma em 2006 e com reincidência em 2009 após resseção cirúrgica. Ele chegou a Pequim em agosto de 2009 com sua esposa Vanja e uma filha de um ano, com a esperança de que os médicos na Noruega estivessem errados. Eles disseram à família que não havia qualquer opção nos países escandinavos ou na Europa para Arve que controlasse o progresso da doença e prolongasse sua vida. Movido pela esperança de que sua filha pudesse crescer com um pai, a família Johnsen começou uma busca para encontrar outros tratamentos no mundo inteiro, e dar a Arve uma nova esperança.

Terapia Extensiva de Câncer na China

A família Johnsen, tendo ouvido falar sobre o sucesso sustentável de uma Terapia Extensiva de Câncer (Comprehensive Cancer Therapy (CCT)) na China, decidiram tentar esta última chance num país a 10.000 Km distante da Noruega. Esse tipo de CCT havia sido desenvolvido nos últimos anos por uma equipe chinesa de pesquisadores científicos e médicos clínicos de Pequim, combinando tratamentos convencionais de câncer com Medicina Chinesa Tradicional (Traditional Chinese Medicine (TCM)) e terapias celulares.

O papel das células-tronco cancerosas nos tumores

Anteriormente, os cientistas acreditavam que os tumores eram pedaços de tecidos cancerígenos que deviam ser totalmente removidos ou destruídos para curar o paciente. Mas, ao longo dos últimos anos, pesquisadores descobriram que as células-tronco cancerosas (cancer stem cells (CSCs)), compreendendo uma pequena população de células, parecem ser responsáveis pelo início, manutenção e reincidência de tumores malignos. Mesmo que um tumor seja quase totalmente destruído, ele se regenerará das CSCs sobreviventes e se tornará ainda mais resistente ao tratamento.

As terapias atuais, inclusive a terapia celular, geralmente não visam as CSCs. Isso faz com que as CSCs sobrevivam até após tratamentos quimio e radioterápicos. Inibir essas células é uma estratégia promissora para eliminar tumores e prevenir que eles cresçam novamente.

Professora Lily Shum: Perfeita integração de células-tronco e imunoterapias

"As CSCs podem explicar porque os tratamentos comuns, especialmente a quimioterapia, não são suficientes para inibir tumores. Na verdade, apesar do desenvolvimento contínuo de novos agentes quimioterápicos, os tumores cerebrais podem crescer e permanecer resistentes a essas terapias. A integração de células-tronco e tecnologia imunológica parece possibilitar uma chance de encontrar um novo modo de atingir as CSCs", afirma a Professora Lily Shum, PhD, a cientista-chefe da Cellonis.

"A questão difícil em nosso projeto é como capturar e classificar as CSCs. Com nossas tecnologias patenteadas, somos capazes de isolar as CSCs dos tecidos tumorosos do cérebro do paciente, fazer a cultura delas e induzir a resistência multi droga e à radiação. Essas células possuem uma carcinogenicidade muito forte, auto-rejuvenecimento e também uma alta resistência à droga e radiação".

Lily Shum acrescenta, "A Célula Dendrítica (Dendritic Cell (DC)) é uma ferramenta muito útil para conduzir uma resposta imunológica específica contra as CSCs do cérebro". Como sabemos a DC é uma célula com antígeno presente que estimula o sistema imunológico inato, como um mensageiro, ela transfere "a informação da célula cancerosa -- antígeno" aos "inibidores do sistema imunológico -- as células T", e então, as células T podem reconhecer as células lyses, produzindo esses antígenos. "Nós educamos a DC com as CSCs do cérebro, e então conduzimos a resposta imunológica específica que atacam as CSCs".

Dr. Dinggang Li: Terapias Extensivas de Câncer

"O resultado do primeiro estudo piloto com o Johnsen foi incrível. A tomografia PET-CT de Johnsen demonstra que todo o tumor desapareceu após o tratamento", afirma o Dinggang Li, M.D. PhD. Ele desenvolveu e conduziu a CCT em mais de 100 pacientes internacionais com câncer nos últimos anos. As DCs com diferentes tipos de câncer de cérebro que se relacionam com antígenos que atacam essas células cancerosas e o tratamento da célula CIK são os principais elementos desse tratamento extensivo de câncer. "No primeiro ciclo do tratamento, nós tratamos o paciente com abordagens extensivas, incluindo o SHG-44 carregando a DC, a terapia de célula CIK e a TCM, mas não pudemos controlar a progressão da doença e os tumores continuaram a crescer. Usamos nele a terapia da DC que atacou as CSCs do cérebro no segundo ciclo do tratamento, o que apresentou uma resposta muito promissora".

Dra. Cindy HAO: Mais exames clínicos para se confirmar o resultado

Cindy HAO, M.D., CEO da Cellonis Biotechnologies é otimista quanto ao futuro dessa nova abordagem do câncer de cérebro. "Ela nos dá uma forte confiança para envidar mais esforços nessa direção. Este estudo de tratamento piloto demonstra que o sistema imunológico ativado pode diretamente matar as células-tronco tumorosas bem como as células filhas tumorosas. Mas, antes de tudo, precisamos estender mais nossos testes clínicos a fim de confirmar o resultado. E isso também nos indica que as futuras terapias de vacinação podem ser usadas na Lysates da Célula-tronco Cancerosa para melhorar a resposta da DC com antígeno presente".

Contatos para maiores informações:
Urs. J. Lienert, M.B.A.
Diretor Internacional
Cellonis Biotechnologies Co., Ltd.
Piso 7, Huizhong Science & Technology Center
No 1, Shangdi Seventh Road
Distrito Haidian, Pequim, 100085
R.P. China
Email: urs.lienert@cellonis.com; Lienert.Cellonis@yahoo.com
Telefone: +86-10-6296-2795; Celular: +86-150-1054-7487
Celular: +41-76-584-87-60 (Suiza)
FONTE Cellonis Biotechnologies
CONTATO: Urs. J. Lienert, M.B.A., Diretor Internacional, Cellonis Biotechnologies Co., Ltd., +86-10-6296-2795, celular +86-150-1054-7487 ou +41-76-584-87-60 (Suiza), ou urs.lienert@cellonis.com e Lienert.Cellonis@yahoo.com/
PRN Photo Desk, +1-888-776-6555 ou +1-212-782-2840/
FONTE:PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS:USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA

Links da notícia acima:

http://br.noticias.yahoo.com/s/17122009/24/economia-negocios-pela-glioma-cancer-cerebral.html

http://www.ondasweb.com.br/radio/2009/12/pela-primeira-vez-um-glioma-cancer-cerebral-pode-ser-eliminado-por-uma-equipe-chinesa-de-pesquisa-medica-utilizando-uma-nova-terapia-da-cellonis-biotech-baseada-em-celula-tronco-pequim/

http://www.newswire.ca/en/releases/archive/December2009/17/c3790.html

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Léo Yamashita

Fiz muitas amizades desde que passei a participar de comunidades do Orkut relacionadas ao câncer e uma destas pessoas foi o Léo.
Nosso primeiro contato por e-mail foi dia 04 de março de 2009. Neste primeiro e-mail relatou que era portador de um câncer de pâncreas com metástases no baço, vesícula, intestino e fígado e que havia se submetido à cirurgias e colocado bolsa de colostomia, mas o tumor do fígado era muito grande, tornando-se assim inoperável, tendo em vista que não havia indicação médica para radioterapia ou quimioterapia no seu caso. Na ocasião, encontrava-se sem esperanças, pois os médicos que o assistiam no Hospital AC Camargo em São Paulo já haviam informado que não havia solução, pois seu corpo já tinha recebido a dose máxima que poderia suportar sem entrar em colapso de um tratamento denominado “ictreoscam”, que consiste na aplicação venosa de um líquido altamente radioativo. A razão do seu contato comigo era buscar informações sobre o médico biomolecular que acompanha o Vitor, visando encontrar uma saída, pois conforme a medicina convencional não havia. O Léo já usava babosa, chá de graviola, cúrcuma, avelós e seguia as recomendações alimentares que havia lido no livro Anticâncer, do Dr. David Servan-Schreiber.

Marcou então uma consulta com o Dr. Felippe, que propôs um tratamento à base de “quelação complementado por aplicações de radiofrequência”, cujo objetivo era induzir as células tumorais à morte, além de água estruturada, osmolitos orgânicos, amirolide, extrato de salvia, extrato de cúrcuma e uma dieta visando preservar a alcalinidade do organismo.

No dia 09 de abril recebi um e-mail do Léo que dizia o seguinte: “...Incrível, melhorei muito, muito mesmo. Estou comendo bem, me sinto mais disposto, durmo melhor. Até ganhei um pouco de peso (2 kgs).”

No dia 05 de JUL 09 o Léo deixou um outro recado super positivo na comunidade Batalha Contra o Câncer, que foi o seguinte: “Depois que comecei a frequentar o consultório do Dr. Felipe por indicação sua, mudei radicalmente o meu estilo de vida. Acredito piamente que precisamos ter um corpo fortalecido para combater o câncer. A principal mudança foi na alimentação e tbm nas diversas fórmulas que o Dr. Felipe receita. Desde então, vc sabe que não peguei sequer uma gripe ou resfriado? Pela primeira vez estou conseguindo passar um inverno sem ficar doente. E olha que, depois da cirurgia, não tenho 2/3 do pâncreas, baço, vesícula, parte do intestino. Mesmo assim me sinto forte, disposto e energizado. Devo muito a vc pelo apoio e por todas as informações que nos passa. Um grande abraço a vc e todos da sua família."

Eu vibrava com cada notícia positiva do Léo e orava e torcia por ele todos os dias!

No dia 13 de AGO de 09 recebi do Léo a mais fantástica de todas as notícias: “Estive no Dr. Felipe no começo deste mês. Ele pediu para fazer um ultrassom no fígado, apenas para controle. Fiz o ultrassom no mesmo laboratório e com a mesma médica com quem tinha feito há 3 meses atrás. Desta vez tivemos uma surpresa enorme: A médica não conseguiu visualizar o tumor! E olha que ela sabia da localização, do tamanho e que o bicho estava lá. Com o laudo em mãos, corri para o consultório do Dr. Felipe. Foi emocionante: ele tbm se emocionou e nos abraçamos e choramos juntos. Mostramos o resultado para todas da clínica e todas se emocionaram. Ontem, para confirmar o exame, fui fazer uma ressonância magnética. O resultado sai amanhã e nunca me senti tão ansioso. Espero muito que o resultado confirme o ultrassom.”

Mas infelizmente a ressonância magnética não confirmou o resultado do ultrassom... No dia 17/08/09 ele escreveu: “Estou um tanto decepcionado: foi alarme falso. O tumor continua lá... Mas agora, como diz a música só resta: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima... Ainda não ganhei a guerra, perdi uma batalha, mas a luta continua.”

Continuei mantendo contato com o Léo e ele estava bem... No dia 18/11/09 escreveu: “Estou bem graças a Deus e é bom saber que o Vítor tbm está bem. Vou fazer a cirurgia para retirar a bolsa de colostomia religando o intestino e os médicos tbm vão tentar operar os nódulos do fígado. Digo tentar porque o cirurgião observou que o nódulo está localizado muito perto da principal veia que passa pelo fígado. Ele disse que há um grande risco na cirurgia, e que só examinando o fígado ele poderá decidir se opera ou não. A cirurgia está marcada para o dia 26 de nov. e será no Hosp. A.C. Camargo, onde tenho me tratado. Já fiz todos os exames pré-operatórios e deu tudo certo. Espero que continue assim na cirurgia tbm.”

A cirurgia aconteceu somente no dia 01/12/09 e no dia 13/12/09 recebi o seguinte recado dele: “Ainda estou no hospital. Fiz a cirurgia no dia 01/12, mas tive problemas com aderência no intestino e passei por outra cirurgia no dia 07/12 A recuperação está lenta e sofrida, mas continuo lutando.”

Este foi o último recado que recebi do Léo... Infelizmente o querido amigo Léo faleceu no dia 31/12/09...

Eu e minha família estávamos viajando e neste ínterim a Patrícia (filha do Léo), deixou um recado comunicando sobre o seu falecimento: "Aqui quem escreve é a Patricia, filha do Léo, venho comunicar o falecimento dele nesta madrugada no dia 31/12/09 "

Fiquei profundamente chateada e abalada!

Mesmo sabendo que o tumor principal do Léo era no pâncreas e metástases em mais 4 órgãos (baço, vesícula, intestino e fígado), eu acreditava no seu restabelecimento. O câncer de pâncreas infelizmente está entre os mais fatais que existe, pois é um órgão imprescindível , tendo em vista que todos os outros demais órgãos dependem do seu perfeito funcionamento. Pode ser que exista, mas eu pessoalmente ainda não conheço alguém que tenha se curado de câncer de pâncreas... Mas tinha muita esperança que o Léo seria o primeiro que iria conhecer!

Ele foi um guerreiro e um grande exemplo de força e luta. Tinha uma imensa vontade de viver e de se curar. Não se acomodou com os prognósticos médicos e saiu em busca de alternativas viáveis. Mas infelizmente, mesmo tendo feito o máximo, ainda não foi o suficiente...

Que Deus abençoe a família enlutada, trazendo paz e conforto aos corações.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Natal e Ano Novo 2009 / 2010

Passamos o Natal em família e foi muito bom. O Vitor ficou empolgadíssimo com a chegada do Natal e contava os dias. Ajudou-me com os preparativos e foi ele que montou e enfeitou a árvore de Natal...
No dia 27/12 de madrugada fomos viajar, com destino à casa do tio Seniro que mora em Toledo, Paraná, há cerca de 150 Km de Foz do Iguaçu, que faz divisa com Ciudad Del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina. Aproveitamos então para ir até Foz do Iguaçu e ficamos por lá 2 dias. Na segunda-feira 28/12, visitamos as Cataratas do Iguaçú e também o Parque das Aves.
Como é maravilhosa a natureza que Deus fez!
Com meus pimpolhos nas Cataratas do Iguaçú

Muitas borboletas! O Vitor está com 3!

Com o tucano no Parque das Aves

Olha a coragem do menino!!!

Com um pé na Argentina e o outro no Brasil!
Na piscina com o irmão Bruno
No lago em Toledo/PR com o papai, irmãos, tio Seniro e Silliano
Priminhos gêmeos Gustavo e Guilherme, Silliano, Bruno, Davi e Vitor

Surpreendente!

Na terça-feira 29/12 fomos então à Ciudad Del Este no Paraguai e aconteceu algo incrível!

Vou relatar algo pra vocês: Tenho uma amiga muito querida chamada Ângela que conheci através do Orkut e que mora em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, cuja filha Bia teve um tumor cerebral no cerebelo , diagnosticado há cerca de 5 anos. Infelizmente o neuro-cirurgião não conseguiu remover o todo o tumor na ocasião da primeira cirurgia e o mesmo voltou a crescer lentamente e agora desta vez a família procurou atendimento aqui em São Paulo e a indicação foi o Dr. Sérgio Cavalheiro, o mesmo neurocirurgião pediátrico que operou meu filho Vitor... Conheci pessoalmente a Ângela e a Bia em uma ocasião que estavam no GRAACC. A cirurgia aconteceu no dia 07 de OUT de 09, no Hospital Santa Catarina em São Paulo e com a graça de Deus o tumor pôde ser totalmente retirado e a Bia está curada. Amém!!!

Voltando à Ciudad Del Este no Paraguai... Lá é um formigueiro de pessoas de todo o Brasil. Parece um pouco com a Rua 25 de Março em São Paulo, só que ainda pior... Estávamos nós na casa “Americana” no Paraguai e vocês acreditam que encontramos a Ângela com a família por lá??? Parece impossível, mas é isto mesmo!!! Incrível, não? Eu não sabia que estariam viajando pra lá e nem ela com relação a nós... Que mundo pequeno!!!

Com a Ângela e a Bia no Paraguai

Bia e Vitor: vencedores

Lins e Sabino

No dia 30/12 seguimos para Sabino e Lins, São Paulo, para passar o Ano Novo com a bisavó Luiza e primos e tios queridos. As crianças ficam super à vontade quando estão em Sabino, pois interior é bem diferente de cidade grande, né?

Vitor, tio Luiz, tia Ivaneide, prima Dany e bisavó Luiza na igreja em Lins/SP

Que tal um caldo de cana colhida e moída na hora?

Vitor e Davi com os primos Sandro e Maurício

Graças a Deus correu tudo bem e retornamos de viagem no domingo dia 03/01/2010.
O Vitor continua bem, mas já estou ansiosa, pois dia 19/01/10 fará mais uma ressonância magnética de controle. Mas Deus está no comando e tenho fé que estará tudo bem. Continuem orando por nós, pois as orações são fundamentais em nossa vida.
Feliz 2010 a todos!!!

Pesquisar este blog