sexta-feira, 31 de julho de 2009

JUL 2009 - UNASP / Sabino / Lins / Jales

Como mencionei num post anterior, na semana passada participamos de uma programação especial na igreja e o encerramento, no sábado 25/07 foi no UNASP Campus II, em Engenheiro Coelho, a cerca de 170 KM da cidade de São Paulo.
UNASP é uma Universidade Adventista, dentre muitas outras espalhadas pelo mundo. A título de curiosidade, a rede educacional adventista é a maior do mundo, estando presente em mais de 160 países. Só no Brasil são quase 400 unidades...
O UNASP em Engenheiro Coelho fica em uma fazenda. É um local muito bonito, com muito verde e tivemos um dia muito agradável. O almoço, no refeitório da universidade, foi uma deliciosa refeição vegetariana.

As crianças puderam experimentar da liberdade de correr pela grama, cair e rolar.
Vitor com os irmãos Bruno e Davi e o priminho Pedro. Como é bom ser criança!
Fomos ao estábulo ver as vacas serem ordenhadas. Parece que o Vitor não gostou muito do cheirinho característico...

As crianças puderam alimentar os animais... O cavalo querendo cheirar o Vitor... Como adora estar em meio aos animais...

Do UNASP em Engenheiro Coelho seguimos para a cidade de Sabino, que é uma pequena cidade próxima a Lins, interior de São Paulo, na casa da minha avó e tios.

A última vez que estivemos lá foi em janeiro 2009. Agora, todos ficaram surpresos com o aspecto saudável que o Vitor se encontra. Ele cresceu e se desenvolveu nos últimos 6 meses. Esqueci de mencionar, mas a atendente do Dr. Felippe, o médico biomolecular que também o acompanha,constatou que ele cresceu bastante com relação à última consulta, também em janeiro. Ela conferiu as medidas 3 vezes, pensando ter se enganado...

Também fomos às cidades de Lins e Jales, visitar tios e familiares.
No caminho de Jales, paramos no Balneário Municipal de Araçatuba e o Vitor não perdeu a oportunidade de brincar na água... Levei a centrífuga e os vegetais orgânicos para preparar os sucos e também as amêndoas e os suplementos que ele toma, mas fora de casa, fica difícil seguirmos a rotina alimentar e acabamos saindo da dieta... O Vitor tomou sorvete, comeu frango assado, pizza caseira... Mas sem os excessos que ocorriam no passado. Olha o Vitor e o Davi tomando sorvete de creme...

Com a mamãe na praia do Condomínio Xangrilá em Sabino

Novos Coadjuvantes

Esqueci de relatar que na última consulta com o médico da medicina complementar o Dr. Felippe incluiu mais alguns suplementos ao tratamento do Vitor. São eles:

1. Trimetilglicina 300 mg, L-taurina 300 mh, Myo-inositol 100 mg e óxido de silício inorgânico (SiO2) 10 mg – Osmolitos Kosmotropos que necessitam de transporte intracelular

2. Extrato de Salvia Officinalis 500 mg, ácido lipóico 150 mg, Tiamina 5 mg, L-carnitina 300 mg, cimetidina 150 mg – ativar a piruvato dehidrogenase para abrir a porta da fosforilação oxidativa: ativar imunidade celular e normalizar o Ph ácido citoplasmático

3. Ácido ascórbico (vitamina C) 200g, epigalocatequina-galato (chá verde) 50 g – proteger o colágeno, inibir metaloproteinases, diminuir invasão e metástases

O Dr. Felippe disse para suspender o chá da folha de graviola. (O Vitor tomava a cerca de 1 ano)
Diminuiu também a dose de ômega-3 de cápsulas de 1g para cápsulas de 500 mg diários.
A dosagem diária de cogumelo do sol também foi reduzida...

P.S.: O Dr. Felippe disse que a “Salvia officinalis” é um poderoso coadjuvante. Ele mencionou que há estudos no Canadá que apontam boa resposta com células de gliomas.

Tumor Cerebral (David Servan-Schreiber)

(O post abaixo é o primeiro de outros que virão, relatando experiências de Curas ou Controles de diversas doenças...)


David Servan-Schreiber, médico neuropsiquiatra, pesquisador e diretor do Centro de Medicina integrado à Universidade de Pittsburgh foi diagnosticado com um tumor cerebral do tamanho de uma noz na região do córtex pré-frontal direito. Não se tratava de um desses tumores benignos do cérebro que se vêem por vezes, operáveis, ou que não estão entre os mais virulentos – como os meningeomas, os adenomas de hipófise. Mas era um tumor maligno, que em estágio avançado e sem tratamento geralmente mata em seis semanas...

Depois da cirurgia e da quimioterapia, pediu à oncologista que o assistia conselhos sobre a vida a levar, sobre precauções a tomar para evitar uma recaída e a resposta foi: “Não há nada de especial a fazer. Viva sua vida normalmente. Faremos ressonâncias a intervalos regulares, e se esse tumor reaparecer, nós o detectaremos muito cedo”. David Servan-Schreiber ainda insistiu, perguntando se não havia exercícios a fazer, alimentos para aconselhar ou desaconselhar, ou cuidados com a mente e a oncologista respondeu: “Neste domínio, faça o que você quiser, não vai lhe fazer mal. Mas nós não temos dados científicos que nos permitam afirmar que se pode prevenir um recaída graças a esse gênero de precauções.”

Alguns anos após, o Dr. David pensava que o seu problema com o câncer estava superado. Vivia a vida como sempre viveu. Uma tarde, conversava com uma amiga enquanto tomava chá. Esta amiga lhe disse: “David, eu preciso lhe perguntar uma coisa...O que você faz para limpar o seu “terreno”?”. O Dr. David nunca havia se interessado pelas medicinas naturais até então. Para ele, aquela noção de “terreno”, saía totalmente do âmbito da medicina científica e não lhe interessava nem um pouco. Respondeu a pergunta com muito cuidado, dizendo que estava sendo muito bem cuidado e que não havia outra coisa a fazer a não ser esperar que o tumor não voltasse e mudou de assunto.

Até então, sua dieta era desregrada. Nos horários em que estava trabalhando no hospital, para ganhar tempo, aprendera se contentar ao meio-dia com pratos que podiam ser consumidos facilmente durante uma conferência ou até mesmo dentro do elevador. Sua comida de quase todos os dias era chili (feijão apimentado) com carne bovina picada, acompanhado de um bagel (pão fermentado) e uma coca-cola. Uma combinação explosiva, por aliar farinhas brancas, açúcares e gorduras animais carregadas de ômega-6, de hormônios e toxinas do meio ambiente.

Como a maioria das pessoas que tiveram um primeiro câncer e que conseguiram se livrar, preferia fingir que tinha se tratado e que tinha feito o necessário e que agora tudo havia ficado para trás.

E aconteceu que o câncer voltou e exatamente no mesmo local! Ele ficou muito mal com esta notícia. Como se descobrisse de repente que o monstro que acreditava ter abatido não estivera morto.
Com o golpe da notícia, reviveu em um clarão todos os sofrimentos e os medos vividos da primeira vez...

O cirurgião que consultou disse que era preciso operar. O radioterapeuta, que era preciso irradiar. O oncologista, que se podia tentar a quimioterapia. Podia-se também cogitar de diferentes maneiras combinar esses tratamentos... Mas cada um deles apresentava inconvenientes sérios. O da cirurgia era retirar, além do tumor, uma margem não insignificante de tecidos sadios dentro do cérebro, a fim de deixar o menor número possível de células cancerosas, sabendo que sempre restam algumas no tipo de câncer que ele tinha. Com a radioterapia do cérebro, existia um risco – pequeno, mas não descartável – de desenvolver uma demência 10 a 15 anos mais tarde. Se o prognóstico de cura é muito fraco, é uma opção que se escolhe para ganhar alguns anos. Quanto à quimioterapia, era por definição um veneno – um veneno que mata sobretudo as células que se multiplicam rapidamente, ou seja, em primeiro lugar as células cancerosas, mas também as células do intestino, do sistema imunológico, dos cabelos. Ela carrega o risco também de provocar esterilidade. Não havia garantia de êxito, pois os tumores cerebrais têm uma penosa tendência a se tornarem rapidamente resistentes à quimioterapia.

Alguns o aconselharam sobre tratamento alternativos, mas para ele, pareciam bons demais para serem verdadeiros.

Quanto mais obtinha informações, mais se sentia perdido. Cada médico que o examinava, cada artigo científico que lia, cada site da internet que consultava fornecia argumentos sólidos e convincentes a favor dessa ou daquela abordagem.

Decidiu por nova cirurgia e um ano de quimioterapia, a fim de eliminar o maior número possível de células cancerosas. Foi então nesta época que mergulhou na literatura científica para tentar conseguir saber mais do que mostravam as estatísticas que eram postas diante de seus olhos. Compreendeu que ia ter que cuidar seriamente do seu “terreno”, ou seja, seu organismo.

Não iria negligenciar a capacidade natural de nosso corpo de se proteger contra os tumores, seja para prevenir a doença ou para acompanhar os tratamentos.

Passou então a valer-se de abordagens nutricionais e muita coisa mudou em sua vida. Precisou de meses de pesquisa para começar a compreender como poderia ajudar seu próprio corpo a se armar contra o câncer. Participou de conferências nos Estados Unidos e Europa que reuniram pesquisadores que desbravam esta medicina. Percorreu bases de dados médicos e dissecou publicações científicas.

Descobriu através de artigos científicos já publicados que o “ Câncer se nutre de açúcar”, pois o aumento da insulina estimula o crescimento e a difusão das células cancerosas em pessoas que consomem alimentos de índice glicêmico elevado. Também entendeu que o “desequilíbrio na nossa alimentação em favor dos ácidos graxos ômega-6 aumenta a inflamação, a coagulação e o crescimento das células adiposas e cancerosas”. Passou então a usar alimentos específicos que funcionam como remédios, pois contém moléculas poderosas . Dentre estes alimentos podemos citar:

· O Chá verde bloqueia a invasão dos tecidos e a angiogênese
· A soja bloqueia hormônios perigosos
· O cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório
· Os cogumelos estimulam o sistema imunológico
· Morangos e framboesas tem ácido elágico, um polifenol , que é um desintoxicador para as células e bloqueia a transformação de diversos cancerígenos do meio ambiente em substâncias tóxicas para as células, impedindo assim de agir sobre o DNA, onde podem perigosamente induzir mutação dos genes. É uma super-molécula de ações múltiplas e sem nenhum efeito colateral.
· As cerejas contém ácido glucárico, que tem a capacidade de desintoxicar o organismo dos xenoestrógenos presentes no meio ambiente
· Mirtilos possuem antiocinidinas e proantocianidinas, que são capazes de forçar células cancerosas ao suicídio celular (apoptoase)
· O alecrim contém um terpeno chamado carnosol, que age sobre a capacidade das células cancerosas de invadir os tecidos vizinhos. Incapaz de se disseminar, o câncer perde a virulência. Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer demonstraram que o extrato de alecrim favorece a penetração da quimioterapia no interior das células cancerosas
· A salsa e o aipo tem epigenina, que mostrou efeitos compatíveis aos do Glivec sobre a formação de vasos sanguíneos necessários aos tumores.
· A raiz do gengibre age também como poderoso anti-inflamatório, antioxidante (mais eficaz, por exemplo, do que a vitamina E) e contra certas células cancerosas. Contribui também para reduzir a formação de novos vasos sanguíneos
· As couves (de Bruxelas, chinesa, brócolis, couve-flor, etc) contém sulforafane, glucosinolatos e índole-3-carbinol (13C), que são poderosas moléculas anticâncer. Têm a capacidade de desintoxicar certos cancerígenos e impedem a evolução de células pré-cancerosas em tumores malignos. Agem também favorecendo o suicídio das células cancerosas e bloqueando a angiogênese
· Alho, cebola, alho-poró, cebolinha - os compostos sulfúricos dessa família (aliáceos), reduzem em parte os efeitos cancerígenos das nitrosaminas e compostos N-nitroso que se formam sobre as carnes excessivamente grelhadas ou durante a combustão do tabaco. Induzem a apoptose das células de vários cânceres.
· Cenoura, batata-doce, abóbora, tomate, caqui, damasco, beterraba possuem vitamina A e licopeno, que tem capacidade comprovada de inibir a progressão de células cancerosas de diversas linhagens, algumas das mais agressivas, como os gliomas de cérebro
· As algas marinhas contém moléculas que retardam o crescimento do câncer
· Laranja, tangerina, limão, grapefruit ou pomelo contém flavonóides anti-inflamatórios. Já se chegou demonstrar que os flavonóides da casca das tangerinas – a tangeritina e a nobiletina – penetram nas células do câncer de cérebro, facilitando a morte por apoptose e reduzindo seu potencial de invasão dos tecidos visinhos.
· O suco de romã tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e capacidade de reduzir consideravelmente o crescimento de alguns tipos de cânceres
· Iogurtes e kefir são fontes de probióticos, que inibem o crescimento das células cancerosas do cólon
· Castanhas do Pará tem selênio, legumes e cereais orgânicos têm selênio, que é um oligoelemento que estimula a atividade das células imunológicas, particularmente das céulas NK (até mais de 80% de aumento de atividade segundo pesquisa). O selênio também é estimulante da atividade dos mecanismos antioxidantes do organismo.

Importante lembrar que o Dr. David também se preocupou com a parte mental e emocional. A biologia do estresse pode pesar sobre a evolução do Câncer. O estresse desencadeia a liberação de hormônios que ativam as funções de urgência do organismo , facilitando assim a progressão dos tumores. Paralelamente, o estresse reduz a atividade de todas as funções que podem esperar, como a digestão, a reparação dos tecidos e,o sistema imunológico.

O Dr. David decidiu também evitar todos os alimentos promotores de câncer e entre eles estão o açúcar, alimentos refinados, processados, industrializados, carne e derivados não orgânicos, entre outros.

Já os alimentos “anti-promotores”, bloqueiam os fatores de crescimento do câncer, ou forçam as células cancerosas ao suicídio. A alimentação age todos os dias, três vezes por dia e tem uma influência considerável sobre os mecanismos biológicos que aceleram ou diminuem a marcha da progressão do câncer. Os medicamentos agem geralmente sobre um só fator. A última geração de medicamentos anticâncer se vangloria até por propor tratamento com alvo, ou seja, que intervém sobre uma etapa molecular muito precisa, esperando assim limitar os efeitos colaterais. Os alimentos anticâncer, ao contrário, agem sobre vários mecanismos simultaneamente, mas o fazem com delicadeza, sem provocar efeito colateral.

Pesquisadores do University College of Mwedical Sciences em Nova Delhi mostraram o quanto certas combinações de alimentos podem agir em sinergia para proteger o organismo dos cancerígenos.

E ele faz para si uma pergunta: Como é possível que médicos tão excepcionais continuem a promover uma idéia falsa? (De que os alimentos pouco tem a ver com prevenção e curas de doenças)

Infelizmente, nutrição é uma disciplina pouco ensinada na faculdade de medicina. Em numerosas faculdades, os conceitos de nutrição são espalhados no meio do ensino de outras disciplinas, como a bioquímica e a epidemiologia. Ele cita que em uma ocasião foi convidado a dar um curso sobre a relação entre depressão e doenças cardíacas. Para persuadir os médicos muito ocupados a assistir à noitada, a empresa farmacêutica que organizava o evento ofereceu jantar em um dos melhores restaurantes da cidade – uma churrascaria. Uma das cardiologistas, preocupada com o colesterol, perguntou por peixe e na mesma hora foi ridicularizada pelo resto da mesa: “Tome o seu Lipitor e não venha nos amolar com a sua dieta!” Se há um problema, há um remédio!

Em outra ocasião, conversando com um colega médico em um congresso no qual apresentava dados sobre a degradação dos hábitos alimentares no Ocidente depois da segunda guerra mundial, o Dr. David insistira sobre a urgência de corrigir os hábitos alimentares. Seu colega lhe disse: ‘Talvez você tenha razão, David, mas não adianta nada lhes dizer tudo isso. Tudo o que as pessoas querem é tomar um remédio e não pensar mais no assunto.”
Já se passaram quase 10 anos que o Dr. David mudou seus hábitos e estilo de vida e seu câncer não voltou!

O livro “Anticâncer” foi então publicado relatando toda esta experiência.

“No limiar da morte, ainda é possível salvar a própria vida... Eu celebro o “aniversário” da notícia do meu câncer... Eu agradeço, porque me transformei. Porque me tornei um homem muito mais feliz a partir desse segundo nascimento.” (David Servan-Schreiber)

A Fornalha Ardente

Na semana passada (18 a 25 JUL 09) houve na minha igreja o que chamamos de “Semana de Oração”, que é uma semana especial com cultos todas as noites. O tema desta “Semana de Oração” foi “Tudo Posso em Jesus” e fomos todas as noites. Inclusive o Vitor prestava muita atenção às histórias que o pregador contava e até decorava versos bíblicos. O orador foi o Pr. Artur Marski, que é do Rio de Janeiro. Os temas diários foram: Posso ser Abençoado, Sonhador, Corajoso, Feliz, Poderoso, Santo, Fiel e Vencedor e foi usado como exemplo as lindas histórias dos personagens bíblicos Jacó, José, Gideão, Davi, Elias, Isaias, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e também Pedro.
O tema que mais gostei foi o de sexta-feira “Posso Ser fiel”, sobre os três jovens Sadraque , Mesaque e Abede-Nego, que são grandes exemplos de fidelidade à Deus.
Este relato encontra-se no livro de Daniel, capítulo 3.
Conta que o rei Nabucodonosor da Babilônia fez uma imagem de ouro, para que todos os seus súditos pudessem se curvar a ela e adorar. Havia na Babilônia três jovens israelitas que seguiam aos mandamentos de Deus, que diz que não devemos adorar a qualquer coisa a não ser ao Deus único, criador e mantenedor do Universo. E eles, por fidelidade à Deus, estavam decididos a não se curvarem à estátua do rei... Mas havia uma punição para isto...Foram questionados e desafiados pelo próprio rei: “...Prostai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Daniel 3:15)
E a resposta deles foi maravilhosa: “Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” (Daniel 3:16-18)
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se curvaram à imagem... Eis a pergunta: Deus os livrou de serem jogados no fogo ardente? A resposta é NÃO...
Eles foram jogados na fornalha e o fogo era tão forte, que matou imediatamente os homens responsáveis por lançá-los lá... (Daniel 3:22)
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó Rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o quarto homem é semelhante a um filho dos deuses. Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde.” (Daniel 3:24 – 26)
Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.” (Daniel 3:28)
Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, muitas vezes também não somos poupados de enfrentarmos “Fornalhas ardentes” da vida... Deus jamais nos prometeu que não teríamos dificuldades... "No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.” (Mateus 16:33) . Mas prometeu SIM estar conosco, mesmo quando estamos passando pelo fogo, pela tormenta ou pelo vale da sombra da morte. “Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.” (Salmos 23:4)
Deus está conosco, basta querermos a Sua presença e os Seus planos para nós são sempre os melhores!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Colapso na Saúde?


Se nenhuma medida for tomada, em breve haverá um colapso na saúde pública e também particular do Brasil.

A capa da Revista Veja São Paulo desta semana é o seguinte: “Hospitais em Obras – uma radiografia de vinte hospitais particulares da cidade que ampliam suas instalações, investem em novos equipamentos e criam 1800 leitos”.

A cidade de São Paulo é o maior Centro Médico e Hospitalar da América Latina e nos últimos anos inúmeros hospitais novos foram inaugurados, inclusive recentemente um exclusivamente para tratamento do câncer...

Outra reportagem, esta na Revista Veja edição Nacional desta semanal: “Tão Jovens e tão ameaçados”, informando sobre o aumento do número de casos de derrame cerebral entre os brasileiros jovens...
Em nenhuma outra época da história houve tantas pessoas doentes das mais diversas enfermidades... E relembrando as previsões da Organização Mundial de Saúde acerca da “Epidemia de Câncer” anunciada para 2010. O caso do Vitor foi citado em uma reportagem do Jornal Correio Brasiliense, intitulada "Câncer vai liderar mortes em 2010" .


Participo de algumas comunidades relacionadas ao câncer e é assustador o número de crianças, adolescentes e jovens com a doença!

Sem contar as outras doenças como diabetes, hipertensão, artrite, esclerose múltipla, lúpus, obesidade fazendo vítimas cada vez mais cedo.

Parece que não encontramos mais pessoas que “morrem de velho”, sem antes passar pelo sofrimento intenso de um câncer ou de uma artrite reumatóide, ou incapacitação por um AVC ou Parkinson ou Alzheimer.

Na quinta-feira (02/07) conversei por telefone por um bom tempo com uma jovem senhora que sofre de Esclerose Múltipla, que é uma desordem que afeta a bainha de mielina (camada que reveste nervos cerebrais), e a desmielinização resulta em mau funcionamento do nervo, causando incapacidades diversas, como por exemplo os movimentos de várias partes do corpo. Segundo a medicina convencional, não tem cura!

Usou doses e mais doses de inúmeros medicamentos de última geração, prescritos pelos mais renomados médicos, na tentativa de amenizar os sintomas. Passei pra ela as informações do Dr. Ray D. Strand, M.D., médico americano que por 22 anos atuou na medicina convencional e na tentativa de salvar sua esposa de uma doença que a havia deixado “inválida”, se aprofundou nas pesquisas científicas voltadas para a medicina nutricional e quando sua esposa estava completamente restabelecida, ficou tão empolgado que começou a ligar para todos seus pacientes que enfrentavam problemas crônicos e os milagres foram acontecendo um a um. Ele diz em seu livro: “Embora a maior parte dos médicos ainda não compreenda bem os conceitos aqui apresentados, os fatos permanecem. Quando apliquei estes princípios no tratamento de meus pacientes, os resultados foram nada menos que espantosos. Eu acompanhei diversos pacientes com esclerose múltipla que saíram da cadeira de rodas e passaram a caminhar novamente. Ajudei pacientes com miocardiopatia a sair da lista de transplante do coração. Alguns pacientes de câncer entraram em recuperação; pacientes com degeneração macular tiveram melhorias significativas na visão; e pacientes de fibromialgia recuperaram suas vidas.”
Com relação especificamente à Esclerose Múltipla ele diz: “A esclerose múltipla responde notavelmente bem à nutrição celular. Não há para mim dúvida alguma de que, diversamente do mal de Alzheimer e do mal de Parkinson, em que danos irreversíveis são infligidos às células do cérebro, o corpo tem o potencial de reparar os danos à bainha de mielina. É fundamental submeter os pacientes de esclerose múltipla ao uso de poderosos antioxidantes.”

Falei com a Liciane à noite e fui dormir pensando na nossa conversa e no dia seguinte acordei com “alguma coisa me dizendo” que deveria postar neste blog as experiências de centenas de pacientes que tenho tomado conhecimento, sobre suas curas ou controle das mais variadas doenças, através dos recursos naturais criados por Deus. Não sei se sonhei com isto ou era Deus falando comigo... Nos últimos meses li e pesquisei muito e sinto que Deus tem um propósito para minha vida!

Já estou “organizando” estes relatos e pretendo começar a postar em breve. Não só casos de câncer, mas de outras doenças graves também. São dezenas deles e quero também incluir o da Cibele, que tive a oportunidade de conhecer a menos de 20 dias atrás e passamos um dia juntos. A sua experiência também é maravilhosa! Provavelmente ela lerá isto, pois acompanha este blog. Resumidamente: ela também é uma jovem senhora que foi acometida pela “Artrite Reumatóide”, uma doença degenerativa crônica envolvendo as articulações, também considerada sem cura e que conforme agrava pode causar desconforto significativo, dor e incapacitação. O caso dela foi gravíssimo e a cerca de um ano atrás mudou o seu estilo de vida e incorporou na sua rotina a alimentação natural e milagres aconteceram, deixando espantados os médicos do Hospital das Clínicas em São Paulo que cuidam do seu caso...Os níveis de “fator reumatóide” (acho que é este o nome) em seus exames que antes passavam de 2000, hoje estão na casa dos 200...

Deus é maravilhoso e somos obras perfeitas da sua criação!

Matérias Primas para o correto funcionamento do nosso organismo

A alimentação é o combustível da “máquina orgânica” que regula as funções bioquímicas do nosso organismo.

Com os nutrientes adequados, nosso corpo será capaz de realizar aquilo que Deus planejou.

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14)

Nosso corpo gera 3 grandes sistemas defensivos, como superóxido dismutase, catalase e glutationa e também um notável sistema de reparo.

Também possui uma notável capacidade inerente de curar a si mesmo. E isto não é acaso da natureza. A complexidade de nosso organismo evidencia seu maravilhoso criador.

As nossas células necessitam de cerca de 45 nutrientes essenciais que devem ser fornecidos com a alimentação ou por suplementos nutricionais. Constitui-se na matéria prima para a produção de energia, de células, de hormônios, de anticorpos , etc

Quando faltam alguns destes nutrientes, nosso corpo não funciona da maneira que deveria e muitos mecanismos de defesa ou reparo ficam danificados.

Um grande exemplo é a Glutationa, o mais potente antioxidante intracelular e encontra-se presente em todas as células. Quando ingerimos os nutrientes necessários para que a célula produza mais glutationa, aprimoramos o sistema de defesa antioxidante do nosoo corpo como um todo. Para que o nível de produção de glutationa se mantenha, é necessário selênio, vitamina B2, niacina e N-acetil L-cisteína... Imagina uma receita de bolo onde faltam alguns ingredientes... O resultado final não será o esperado!

O selênio por exemplo, é um item fundamental para a produção de glutationa... Que alimentos tem selênio? Castanha-do-pará, farinha de trigo integral, germe de trigo, farelo de arroz, farinha de centeio, arroz integral... Em outros alimentos os traços são mínimos e insuficientes ao que necessitamos. Há também minerais “quelados” ou seja, “retirados” do nosso organismo devido a má absorção... Já é sabido que o refrigerante é um “desmineralizante” do nosso organismo.

A alimentação tipicamente ocidental, com itens industrializados, refinados, com aditivos químicos, gorduras saturadas e açúcar não provém a matéria prima que nosso corpo requer pra funcionar adequadamente... Vale lembrar que os cereais refinados tem a grande maioria de seus nutrientes removidos nos processo de refinamento. Muito importante preferirmos o pão integral, o arroz integral, a aveia, quinua, centeio, no lugar de arroz branco, pão branco e amidos de milho, por exemplo.

Quando nos empenhamos em prover ao nosso organismo os ingredientes necessários ao bom desempenho, vale lembrar que os resultados da nutrição celular adequada através da alimentação ou suplementos nutricionais não são instantâneos... Para se conseguir o equilíbrio adequado do organismo, requer cerca de 6 meses a 1 ano para que os resultados se evidenciem. Claro que o bem estar é sentido logo nos primeiros dias...

É uma grande pena que a grande maioria dos médicos não dão a devida importância para a parte nutricional do paciente, achando que a alimentação pouco pode ajudar nos processos de cura... Somente 6% dos médicos têm conhecimentos deste aspecto ...Existe um abismo entre o cientista pesquisador e o médico prático. Em quem acreditar???

Vale lembrar que é comum o ser humano negar aquilo que desconhece...

“ Se distribuíssemos ao longo de um período de 24 horas todos os avanços médicos feitos desde o início da história registrada, as evidências de ordem nutricional teriam ocorrido nos últimos 5 ou 6 segundos. Trata-se de pesquisas médicas de ponta. A maioria dos médicos e praticantes de medicina ainda precisa atualizar-se e pôr em prática essas pesquisas para o bem das pessoas comuns.” (Dr. Ray D. Strand, M.D.)

Mas o que seria do mundo, economicamente falando, se as pessoas adotassem o "estilo de vida" proposto por estes estudos???

No link abaixo, relacionei alguns médicos e pesquisadores, cujos livros ou trabalhos publicados tive a chance de ler e conhecer. São pesquisadores sérios e da mais renomada reputação.Eu acredito no que eles dizem...

http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/07/grandes-medicos-e-pesquisadores.html

A igreja Adventista (da qual faço parte) segue alguns princípios relacionados à saúde, pois acreditamos que “Somos constituídos daquilo que comemos” e como “Somos santuário de Deus”, devemos cuidar do nosso corpo da melhor forma possível, para honrarmos a Deus.

“Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos.” (I Coríntios 6:19)

“ Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” (I Coríntios 3:17)

Existem recomendações de saúde na Bíblia...

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 2)

A “matéria-prima”, ou seja, “os nutrientes” que devemos ingerir para o perfeito funcionamento do nosso corpo foram recomendados por Deus...

“E disse Deus ainda: Tenho-vos dado todas as ervas que produzem semente, e se acham sobre a face da terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente. Ser-vos-ão para mantimento.” (Gênesis 1:29)

Uma escritora adventista de nome Ellen G. White escreveu livros sobre os mais variados temas, incluindo “Saúde”. Isto há mais de 100 anos atrás, época em que assuntos como os malefícios do excesso de açúcar, de gorduras ou de alimentos cárneos pareciam “utopia”, pois não havia as comprovações científicas que se tem hoje. Nós, adventistas acreditamos que estas recomendações foram inspiradas por Deus.

Alguns dos livros são: “Conselhos sobre Saúde”, “Conselhos sobre Regime Alimentar”, “Ciência do Bom Viver”, entre outros.

Só que nem todos os adventistas seguem da maneira ideal estes princípios. Aqueles que seguem, destacam-se pela vida sem doenças e a longevidade.

Em novembro de 2005, a revista “National Geographic” chamou atenção para a longevidade de alguns grupos, entre eles os adventistas do sétimo dia que seguem os conselhos de saúde recomendados pela Igreja. A Revista Veja de 14/02/2007 destacou esta pesquisa realizada pela National Geographic Society em parceria com a Universidade de Minnesota. Segundo a pesquisa, as regiões onde mais se vive no mundo são Okinawa (Japão), Ilha da Sardenha (Itália) e Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos). “No caso de Loma Linda”, diz Veja, “cidade com 21 mil habitantes, o estudo foi feito entre a comunidade de 7 mil fiéis do culto protestante dos adventistas do sétimo dia.”

O programa SBT Realidade, na época apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, gravou uma reportagem sobre este grupo de adventistas...

Veja a matéria no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=cMlTd1uVooo

Foi somente após o diagnóstico da doença do Vitor que resolvemos “voltar às origens”, ou seja, seguir da forma que acreditamos que seja a “recomendada” por Deus e que incrivelmente coincide com as descobertas científicas atuais, que poderão ser confirmadas nas variadas publicações de inúmeros autores renomados, que merecem todo nosso crédito e atenção.

Antes de adotarmos estas medidas nutricionais aqui em casa, éramos “fregueses” de farmácias e hospitais... Depois que introduzimos um “estilo de vida” diferente, tudo mudou... Conheço pessoas que se libertaram do uso contínuo de remédios para pressão alta e diabetes, pois a pressão e os níveis de glicose normalizaram, sem citar a estabilização ou cura de doenças complexas como câncer, artrite, esclerose múltipla, lúpus ou fibromialgia.

Bom seria se todos se inteirassem desta realidade, pois muito pode ser feito para se evitar doenças ou até curá-las. Deus é quem cura e sempre estará pronto a nos ajudar no que for preciso!

P.S.: Tenho um material explicativo e ilustrado que fala sobre os remédios de Deus para a nossa saúde, que inclui alimentação, exercícios físicos, água, luz solar, ar, repouso, confiança no poder divino e pureza de vida. Se alguém se interessar, posso remeter pelo correio. É um presente. Basta deixar o endereço no meu e-mail: lidionete@gmail.com

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Grandes Médicos e Pesquisadores

As informações que compartilho com vocês tem bases científicas muito sólidas e as descobertas e constatações apresentadas são resultado do trabalho dos mais renomados pesquisadores .

Muitos deles são médicos, que inclusive passaram a aplicar estas descobertas em seus próprios pacientes, conseguindo resultados incríveis no tratamento das mais variadas doenças.

Geralmente, um médico da medicina convencional só tem conhecimento da medicina convencional, desconhecendo totalmente a medicina complementar...

Já um médico complementar, tem conhecimento das duas, pois seus conhecimentos vão além do “convencional”!

Vou citar abaixo alguns médicos e pesquisadores , cujas publicações tive a oportunidade de ler e conhecer:

1. Dr. Ray D. Strand, M.D. - médico americano que passou a aplicar a medicina nutricional em seus pacientes, após 22 anos de atuação na medicina convencional. Os resultados foram fantásticos. "Embora a maior parte dos médicos ainda não compreenda bem os conceitos aqui apresentados, os fatos permanecem. Quando apliquei estes princípios no tratamento de meus pacientes, os resultados foram nada menos que espantosos. Eu acompanhei diversos pacientes com esclerose múltipla que saíram da cadeira de rodas e passaram a caminhar novamente. Ajudei pacientes com miocardiopatia a sair da lista de transplante do coração. Alguns pacientes de câncer entraram em recuperação; pacientes com degeneração macular tiveram melhorias significativas na visão; e pacientes de fibromialgia recuperaram suas vidas.” Está tudo relacionado no livro: “O que seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você”.

2. Dr. Sidney Federmann – médico especialista em cirurgia pediátrica, atuante no Ministério da Saúde, divisão de doenças crônicas na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, diretor clínico e presidente do Centro de Estudos do Hospital São Camilo – Santana em São Paulo e auto do livro “Prevenção de Doenças Crônicas”. Cita em seu livro: “...Peço perdão a Deus por não ter escrito este livro antes. Minhas atividade como cirurgião pediatra absorveram quase que a totalidade de meu tempo...A solução que encontrei foi demitir-me dos empregos que mais desgastavam-me... Deus mostrou-me o caminho e colocou nele as pessoas e elementos certos para ajudar-me. Deus colocou em minha mão tudo que eu precisava para realizar esta obra. E a época parece ser a mais adequada, por haver suporte científico incontestável e o reconhecimento do Governo Norte-Americano e da Organização Mundial da Saúde.”

3. Dra. Miriam Federmann – médica pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Pediatria, Saúde Pública e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, aprovada com nota DEZ pela comissão julgadora em dissertação de mestrado sobre nutrição e diabetes. Gerente da Unidade Básica de Saúde – Jardim Japão, prefeitura de São Paulo. Esposa do Dr. Sidney Federmann e co-autora do livro “Prevenção de Doenças Crônicas”.

4. Dr. Neal Barnard – um dos médicos mais bem informados do mundo sobre a medicina nutricional e juntamente com o Dr. Dean Ornish desenvolveu um importante estudo nutricional com pacientes de insuficiência coronariana e os resultados conseguidos foram muito bons. A dieta proposta por eles foi eficiente em reverter placas de ateromas nas artérias coronarianas.

5. Prof. Dr. Dean Ornish – médico da Universidade da Califórnia. Responsável pela orientação alimentar do casal Clinton, então presidente dos Estados Unidos. Quando esteve no Brasil em ABR de 98 no Congresso Mundial de Cardiologia, concedeu uma entrevista à Rede Globo: O presidente Clinton é o homem mais poderoso do mundo. É o presidente dos Estados Unidos da América. Ele pode comer o que quiser. E ele gosta de hambúrguer. Eu oriento a alimentação do casal Clinton. O Presidente hoje está comendo hambúrguer com pão de farinha integral, bife de soja, salada de legumes e verduras sem maionese, sem queijo, pois ele precisa ter boa circulação cerebral para o bom funcionamento do cérebro que toma decisões muito importantes para a Nação e para o Mundo, diariamente.”

6. Prof. Dr. Pekka Puska - diretor do Departamento de Prevenção de Doenças não comunicáveis e Promoção da Saúde, Organização Mundial de Saúde, em Genebra, Suíça e também diretor do Projeto North Karelia, na Finlândia, cujos resultados conseguidos com mudanças alimentares foi a diminuição em 68% das mortes por doenças cardio-vasculares, 73% das mortes por doença cardíaca coronariana (infarto do miocárdio) e 44% das mortes por câncer e 71% das mortes por câncer de pulmão.

7. Prof. Denis P. Burkitt - do Conselho Médico de Pesquisas. Passou 20 anos na África, onde realizou suas pesquisas descrevendo também um tipo raro de Câncer que levou o seu nome, dado por seus colegas em sua homenagem: O Linfoma de Burkitt. Publicou 6 artigos médicos de 1972 1 1975 sobre nutrição na prevenção das doenças.

8. Prof. Oliver Alabaster - diretor do Instituto para Prevenção de Doenças da Universidade George Washington, e autor do livro “O poder da Prevenção”.

9. Prof. Daniel W. Nixon - diretor do Instituto Nacional do Câncer, professor de Oncologia Experimental e Diretor do Instituto de Prevenção do Câncer da Universidade da Carolina do Sul, vice-presidente da Sociedade Americana do Câncer e editor-chefe do jornal “Prevenção do Câncer” ( Câncer Prevention). Publicou em 1994 o livro “A Alimentação para a Recuperação do Câncer” (The Câncer Recovering Eating Plan), na qual enfatiza que “é essencial que as pessoas tomem conhecimento que a Nutrição é importantíssima para ajudar no tratamento do Câncer, não só na prevenção.”

10. Dr. Lawrence Kushi - doutor em Saúde Pública da Universidade de Harvard, grande pesquisador do livro sobre doenças cardiovasculares, escrito por sua mãe, Michio Kushi.

11. Dr. Michael Murray – uma das maiores autoridades em nutrição e medicina natural dos Estados Unidos, có-autor de Encyclopedia of Natural Medicine e autor do Best-seller The Healing Power of Herbs e também autor do livro “Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural”, juntamente com outros 3 médicos.

12. Dr. Tim Birdsall – diretor nacional dos Naturopathic Medicine and Reserch for Câncer Trarment Centers of América e também autor do livro “Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural”, juntamente com outros 3 médicos.

13. Dr. Joseph E. Pizzorno – co-autor de Encyclopedia of Medicine Natural e co-fundador de uma das mais reconhecidas escolas de Medicina Natural dos Estados Unidos e também autor do livro “Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural”, juntamente com outros 3 médicos.

14. Dr. Paul Reilly – co-fundador do Seattle Câncer Trearment and Wellness Center, editor-chefe da Alternative Medicine Review e também autor do livro “Como Prevenir e Tratar o Câncer com Medicina Natural”, juntamente com outros 3 médicos.

15. Dr. Alex Botsaris – presidente do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais. Grande pesquisador. Fez a apresentação para a edição brasileira do livro “Como Tratar o Câncer com Medicina Natural” e escreveu: “... Para muitos, tratar o câncer com medicina natural parece um exercício quixotesco de falta de bom censo. Como os métodos suaves das medicinas naturais podem resolver algo que drogas fortes como quimioterápicos muitas vezes não conseguem? Entretanto, tal visão é um engano; há muito que fazer pelo paciente portador de câncer utilizando métodos não convencionais, o que foi bem estudado e exposto pelos autores.”

16. Dr. David Servan-Schreiber - neuropsiquiatra francês e autor do livro “Anticâncer – prevenir e vencer usando nossas defesas naturais” . Com um tumor no cérebro, seis meses de vida. Este foi o seu diagnóstico. Determinado a conhecer a doença e a vencê-la a qualquer custo, traçou seu caminho de cura aliando a medicina convencional e práticas e alimentação saudáveis. Quinze anos mais tarde, resolveu partilhar sua experiência pessoal neste livro que se consagrou como um sucesso internacional.

17. Dr. Ben Williams - pesquisador da Universidade da Califórnia (em San Diego – EUA). Foi diagnosticado em 1995 com um glioma de grau IV ou seja, Glioblastoma Multiforme do tamanho de uma laranja. Após ser operado e sabendo do prognóstico, pôs-se a procurar incansavelmente por alternativas de tratamento. Como possui ótima formação científica (é um PhD) e trabalha em uma conceituada universidade, sabia o que fazer e localizou e estudou tudo o que pode de material científico sobre o assunto. Depois de constatar que os tratamentos médicos que lhe estavam sendo oferecidos tinham poucas chances de serem suficientes, começou a agregar novas substâncias ao próprio tratamento. É claro que, obviamente, teve que enfrentar a resistência dos médicos que o assistiam, para conseguir fazer o que achava ser o certo...Já se passaram 14 anos e eis o link com as últimas atualizações das pesquisas do Dr. Bem Williams: http://virtualtrials.com/pdf/williamssupplements2009.pdf

18. Dr. Max Gerson – médico alemão erradicado nos Estados Unidos e criador da terapia de tratamento alternativo conhecida como “Gerson Therapy”, baseada em nutrição perfeita e completa desintoxicação. Milhares de pacientes foram curados das mais variadas doenças. Foram publicados inúmeros casos de cura do câncer, com todas as informações comprobatórias. Um dos livros sobre esta terapia chama-se “Curando o Incurável” e relata a experiência de Beata Bishop, jornalista, escritora e psicoterapeuta residente em Londres, que mantém-se há mais de 20 anos “curada” de um melanoma maligno com metástase, que poderia tê-la matado em 1981.

19. Dr. Raul Barcellos – médico pesquisador que tentou aplicar as suas descobertas nutricionais em Hospitais do Rio de Janeiro, sem sucesso e no livro “A dieta do doutor Barcellos contra o câncer e todas as alergias”, a jornalista e escritora Sonia Hirsch relata sobre as dificuldades que o Dr. Barcellos encontrou.

20. Dra. Jocelem Mastrodi Salgado – Professora titular em Nutrição – ESALQ / USP e autora dos livros “Faça do alimento o seu medicamento” e “Pharmacia de Alimentos”, sobre a prevenção de doenças.

21. Patrick Holford – um dos mais renomados escritores da área de nutrição. Em 1984, fundou o Institute for Optimum Nutrition, um centro independente e sem fins lucrativos dedicado às pesquisas e à prática de nutrição. É autor de vários livros, como Optimum Nutritiion Bible , 100% Health, incluídos entre os mais vendidos. No Brasil, foi publicado o livro “Diga Não ao Câncer”.

22. Dr. Charles R. Attwood, M.D., F.A.A.P. – membro da Academia Norte-Americana de Pediatria, exercendo a especialidade por mais de 35 anos. Mais do que um dedicado e competente pediatra, se revelou, nos últimos anos, um ativista da alimentação racional de adultos e crianças. Nos adultos, Attwood visa modificar toda uma maneira de se alimentar, cujos reflexos são principalmente a obesidade. Nas crianças e nos jovens a “cruzada” do Dr. Attwood é promover desde cedo hábitos sadios de alimentação, com ênfase na alimentação vegetariana.

23. Dr. Henrique Smith – médico macrobiótico e autor do livro “Macrobiótica Zen para o Brasil”, onde relata dezenas de experiências clínicas com seus pacientes, fazendo uso da macrobiótica e recursos naturais.

24. Prof. Lelington Lobo Franco – Bachareu em química pela Universidade Federal do Paraná, especializou-se em radioatividade através do Ministério de Minas e Energia. Colaborador da revista “Vida e Saúde” e consultor das revistas “Fitoterapia e Saúde”, “Saúde é Vital”, entre outras. Ministrante de cursos de Extensão Universitária, na área de Terapias Naturais. Pesquisador sobre princípios ativos de plantas e frutas. Autor de diversos livros, entre eles “As incríveis 50 frutas com poderes medicinais”, “As sensacionais 50 plantas medicinais campeãs de poder curativo”, “As sensacionais + 50 plantas medicinais campeãs de poder curativo”, “50 chás medicinais campeões de saúde”, “As principais doenças do século e seus tratamentos naturais”, Saiba como emagrecer, permanecer magra e bonita”, “Diabetes uma doce tentação”, “50 sucos medicinais campeões de saúde” e “+ 50 sucos medicinais campeões de saúde”.

25. Dr. Sang Lee – médico coreano, especializado em alergia pela Califórnia University C. Irving. Após curar-se de maneira espetacular de um problema de alergia, transferiu-se para o Instituto Weimer Ca., onde reside e trabalha como médico e professor. Eloqüente orador, têm levado, com sucesso, sua experiência pessoal e clínica de cura e prevenção por meios naturais, e milhares de pessoas o ouviram em vários países, como Japão, Koreia, Cingapura, China, Canadá, Noruega, Brasil, entre outros.

26. Dra. Aileen Ludington – autora e educadora na área de saúde internacionalmente conhecida. Seus livros sobre saúde venderam mais de meio milhão de exemplares e foram traduzidos em vários idiomas. Vive em Paradise, Califórnia, com seu esposo, o Dr. Clifford Ludington. No Brasil, é co-autora do livro “Controle sua saúde”, sobre hábitos de quem deseja viver mais.

27. Dr. Hans Diehl – doutor em ciências da Saúde, fundador e diretor do Lifestyle Medicine Institute de Loma Linda, Califórnia. Contribuiu para o estabelecimento do Centro de Promoção da Saúde da Universidade da Califórnia. Em Los Angeles. Vive com sua esposa, Dra. Lily Diehl, e seus filhos em Loma Linda, Califórnia. O Dr. Diehl e a Dra. Ludington são autores do livro “Vida Dinâmica”, lançado pela CPB.

28. Eliza Mello Soares Biazzi – conferencista, escritora, especialista em culinária vegetariana e tratamentos naturais. Tem ministrado cursos e palestras sobre suas especialidades, desde 1975, no Brasil e nos Estados Unidos. Entre suas obras publicadas, “Viva Natural”, “Saúde pelas plantas”, Delícias da Cozinha Natural”, “Delicias da Cozinha Natural – doces” e “Delícias Naturais para o bebê” e co-autora de “Como deixar: álcool, fumo e drogas” e “Seis anos a mais”.

29. Dr. Peter J. D´Adamo - conceituado médico naturopata, palestrante e criador da Dieta do Tipo Sanguíneo.

30. Carolina Bergerot – Nutricionista e autora de mais de 20 livros sobre nutrição. Especializada em Nutrição Clínica, direciona seus estudos para a oncologia. Autora do livro “Câncer, o poder da alimentação na prevenção e tratamento” .

31. Paulo Gustavo Bergerot – co-autor do livro “Câncer – o poder da alimentação na prevenção e tratamento”

32. Joe Schwarcz – professor de química com ênfase em nutrição e apresenta programas de rádio e TV sobre a aplicação cotidiana da ciência. Canadense, foi o único não-americano a receber o prestigioso Grady-Stack Award da Sociedade Química Americana, dentre numerosos outros prêmios. Tem diversos livros publicados, entre eles “Uma maça por dia – Mitos e verdades sobre os alimentos que comemos”.

33. Dr. Richard Béliveau - especialista de grande projeção na área do câncer, é titular da Cadeira de Prevenção e Tratamento do Câncer da Universidade de Quebec, em Montreal, onde também é professor de bioquímica. É professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal (Departamento de Cirurgia e Departamento de Fisiologia) e diretor do Laboratório de Medicina Molecular, no Serviço de Hematooncologia do Centro de Cancerologia Charles Bruneau, do Hospital Sainte-Justine. Co-autor do livro “Os alimentos contra o câncer”.

34. Dr. Denis Gingras - pesquisador especializado em oncologia, no Laboratório de Medicina Molecular, no Serviço de Hematooncologia do Hospital Sainte-Justine, Co-autor do livro “Os alimentos contra o câncer”.

35. Dr. Marcos Sandoval Medeiros de Freitas – médico especializado em distúrbios do metabolismo e da alimentação, emagrecimento, medicina preventiva e de saúde. Sanitarista, nutrólogo, tireoidologista e medicina ortomolecular. Autor do livro “Tudo o que vocês precisa saber sobre emagrecimento, alimentação, envelhecimento, saúde”

36. Dr. Silmar Cristo - Médico brasileiro, autor, consultor e conferencista de renome internacional. Por mais de 15 anos tem dedicado sua vida profissional a pesquisa e a promoção do desempenho humano nos EUA, México e Canadá. Somente nos EUA trabalhou em mais de 20 estados, provendo consultoria para empresas privadas, Organizações governamentais e não governamentais, entre elas destacam-se a Secretaria de Educação do Texas, em um excelente projeto para a redução dos índices de obesidade em crianças de idade escolar, melhoria da disciplina e desempenho acadêmico. Atuou também junto a organização "The March of Dimes" em um projeto para a redução dos altos índices de defeitos de nascimento, no sul do Texas e para dezenas de empresas privadas como consultor de maximização do desempenho humano e produtividade.

37. Prof. Dr. José de Felippe Junior – doutor em fisiologia pela Universidade de São Paulo, docente livre em clínica médica – medicina intensiva pela Universidade do Rio de Janeiro, clínica médica, terapia intensiva e nutrologia. Grande pesquisador, mantém o site: http://www.medicinacomplementar.com.br/. É presidente da Associação Brasileira de Medicina Complementar e aplica a medicina biomolecular. (É o médico que acompanha o tratamento complementar do Vitor)


Pesquisas com Bicarbonato de Sódio

No dia 13/06/2009 postei o título “Bicarbonato de Sódio pode curar câncer?”, sobre a teoria do Sr. Simoncini, o oncologista italiano que diz que o câncer não depende de fatores complexos, (genéticos, imunológicos ou auto-imunes, como propõe a Oncologia tradicional), mas sim a partir de uma simples infecção causada por fungos.

Link: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/06/bicarbonato-de-sodio-cura-cancer.html

No dia 20/06/09 recebi uma informação valiosa da amiga virtual Susy Mara, acerca de uma matéria sobre o "Bicarbonato de Sódio" que havia saído no Jornal Folha de São Paulo, no dia anterior, ou seja, dia 19/06/2009.
A matéria faz referências a pesquisas com Bicarbonato de Sódio para tratamento do câncer...Os testes primeiramente foram em animais, mas em breve espera-se ser testado também em humanos. Um dos pesquisadores é brasileiro, do Instituto Boldrini (renomado Instituto para Tratamento do Câncer Infantil, em Campinas/SP) e os outros são americanos...

Abaixo, o conteúdo da matéria:

Bicarbonato de sódio confina tumores, sugerem pesquisas

A importância do uso do bicarbonato de sódio para frear o surgimento de metástases tumorais ganha força com resultados recentes de experimentos feitos em camundongos. A substância eleva o pH do ambiente tumoral, o que dificulta a proliferação das células.

"Os testes em animais mostram que o bicarbonato deixa o tumor confinado", afirma Andres Yunes, pesquisador do Centro Infantil Boldrini, em Campinas, interior paulista.

Os animais tomaram bicarbonato via oral. A acidez dentro de um ambiente tumoral (pH mais baixo) torna a doença mais agressiva, como várias pesquisas já demonstraram.

Com os dois estudos publicados no periódico "Cancer Research", que reuniu grupos americanos (Arizona e Flórida) e um brasileiro (Boldrini), a hipótese que associa acidez a metástases fica mais robusta.

A tendência é que ela seja examinada em testes em humanos, que devem ser feitos nos EUA, no curto prazo.

De acordo com Yunes, que participou dos estudos ao ajudar a desenvolver um simulador computacional de tumor, existem argumentos para que testes clínicos com o bicarbonato em humanos possam ser feitos também no Brasil.

O modelo de computador, desenvolvido pelo engenheiro Ariosto Silva, hoje na Universidade da Flórida, corrobora a importância da acidez.

A ferramenta simulou o crescimento de um tumor de mama em três dimensões a partir de cenários reais. A substância ideal para neutralizar o tumor teria de ter um pH por volta de 7. O bicarbonato tem um pH de 6,1. Não é o ideal, mas serve.

Porém, os caminhos para frear tumores agressivos, diz Yunes, são vários. Uma saída é interferir diretamente na resistência do tumor à acidez.

"Tudo indica que essa maior resistência é por causa de uma proteína específica", diz Yunes. Portanto, pode-se pensar em uma droga que aja diretamente sobre ela. O resultado esperado é que o ambiente ácido, antes benéfico, acabe agora se voltando contra as células tumorais.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u581633.shtml

sábado, 4 de julho de 2009

04 JUL 2009 - Férias...


Graças ao bom Deus segue tudo bem conosco! As crianças estão de férias e a todo vapor. Vocês não fazem idéia da agitação que é uma casa com 3 meninos cheios de energia... Brincam muuuuito mas também brigam muuuuuito. Me deixam “doidinha”... rsr. Meus meninos são o Bruno de 12 anos, o Davi de 10 e o Vitor de 8...São os meus tesouros e agradeço muito a Deus por estarem assim “dando trabalho” e cheios de saúde e disposição...... Quanto ao Vitor, cada dia melhor!
Na escola foi muito bem, tanto no desempenho, quanto nas notas. E evoluiu bastante também com relação ao "Mutismo Seletivo" e têm "conversado" cada vez com um número maior de crianças... Mas o "silêncio" ainda permanece na escola...
Há uns dias atrás aconteceu uma coisa interessante... O Vitor anda descalço em casa o tempo todo, não importa o clima e ocorreu que ele pisou numa capinha de CD partida e cortou o dedinho do pé. Gritou de dor, pois o corte foi profundo... No momento fiquei sem saber o que fazer, mas me lembrei que havia lido algo sobre as propriedades cicatrizantes da babosa (aloe), em ferimentos diversos. Até então só usava babosa via oral... Tenho várias mudas em casa. Fui até o quintal, peguei uma folha, cortei e apliquei o gel no dedinho dele e depois deixei um pedaço preso com uma faixa. O alívio foi imediato! Foi aí que uma coisa interessante aconteceu: O Vitor começou a “pular” com um pé só e por sinal o direito, pois o ferimento estava no pé esquerdo. Eu quase chorei de alegria, pois era justamente o equilíbrio do lado direito do corpo que havia sido prejudicado na cirurgia e ainda restaram pequenas seqüelas... Antes não conseguia equilibrar-se com a perna direita... Nem mesmo escadas conseguia subir ou descer sem se “agarrar” ao corrimão, mas já faz uns 6 meses que superou “subir e descer”e hoje o faz igual um “tiro” de tão rápido. Mas eu ainda não sabia que estava conseguindo equilibra-se com uma perna só, ainda mais o lado direito!!! Na próxima semana teremos consulta com o neuropediatra clínico do GRAACC e será constatada esta grande evolução, mediante os testes neurológicos que o médico irá realizar... Glórias a Deus por mais esta vitória!
E no dia seguinte ao acorrido, o ferimento estava quase que cicatrizado e o Vitor pediu que eu aplicasse mais babosa e assim fiz e em 2 ou 3 dias, sarou completamente. Depois disso, usei o gel da babosa em aftas, espinhas, machucado nas pontas dos dedos, rachadura no pé, cortes em geral e o resultado é fantástico!
E vamos seguindo com fé, pois nosso Deus é maravilhoso!
Abração a todos!


P.S.: A foto acima foi tirada uns 5 minutos antes desta postagem...

Pesquisar este blog