domingo, 16 de agosto de 2009

Os Capilares Sanguíneos X Aloe (Babosa)

O autor deste livro é o químico alemão Michael Peuser, um dos maiores pesquisadores no mundo sobre o grande poder medicinal da aloe (babosa). Autor dos livros “Câncer, onde está tua vitória?” e “Aloe, a Imperatriz das Plantas Medicinais”, pesquisou profundamente mais de 100 doenças, em cujo tratamento a Aloe (babosa), como eficaz coadjuvante, acelera e melhora as terapias. O autor avaliou mais de 500 livros e textos publicados em todos os tempos, não apenas as 300 substâncias diferentes contidas na Aloe (babosa), mas também o vasto espectro de aplicação dessa planta medicinal em dezenas de doenças. Peuser enfatiza que o emprego da Aloe (babosa) é a terapia mais antiga utilizada pela humanidade e, para fins medicinais, é a maior “fábrica farmacêutica do mundo”. “Se houvesse uma farmácia que oferecesse todos os remédios fabricados no mundo, 25% de suas substâncias ativas também se encontrariam na Aloe (babosa)”.
Na obra Commentar zur Pharmacopea Germanica - o primeiro livro oficial para os farmacêuticos alemães -, patrocinada pelo chanceler Otto von Bismarck, em 1873, encontra-se o comentário: "A Aloe (babosa) parece ter encontrado uso médico desde tempos imemoriais. Desde o início da era cristã a Aloe (babosa) foi um dos remédios mais utilizados". Hoje a Aloe (babosa) é o remédio mais pesquisado com mais de 4 mil textos publicados em revistas científicas medicinais e uma grande parte com testes duplos cegos.
Segundo Peuser, nossa saúde começa a enfraquecer quando os 150.000 Km de capilares arteriais e venosos, existentes em nosso corpo, diminuem o seu diâmetro e não conseguem transportar em quantidade suficiente as células sanguíneas. Assim ocorre a redução do suprimento do oxigênio e dos nutrientes para as 65 bilhões de células. Ao mesmo tempo, as toxinas não são eliminadas em quantidades suficientes. Tudo isso poderá acarretar no colapso de nosso organismo.
Isso mesmo... Nosso organismo tem 65 bilhões de células que são supridas pelos capilares que, colocados em linha reta, correspondem a 3,5 vezes a circunferência de nosso globo terrestre ou seja, 150.000 Km.
Todo este fino sistema de capilares tem um volume de, aproximadamente três a quatro litros. Muitas pessoas afirmam que os capilares tem o diâmetro de um fio de cabelo ou seja, 0,1 mm; mas se isto fosse verdade o volume total dos 150.000 KM de capilares com diâmetro de 0,1 mm seria de aproximadamente 1.200 litros e não caberia em nosso corpo que tem um volume médio de 70 litros. Isto mostra que os capilares são muitas vezes mais finos que um fio de cabelo.
Esses capilares têm papel decisivo no surgimento de mais de 100 doenças, dentre as quais algumas crônicas, com milhões de vítimas, como por exemplo câncer, angina pectoris, psoríase e fibromialgia, para citar apenas algumas.



A circulação sanguínea
O coração bombeia por minuto todo o sangue de nosso corpo para a corrente sanguínea – aproximadamente 10.000 litros ao dia, o que corresponde ao volume de um caminhão tanque.Para isto, é importante o bom desempenho das ARTÉRIAS, que alimentam as diversas regiões do corpo com sangue bem oxigenado e nutrientes; VEIAS, que sirvam para a limpeza do tecido e transportem, de volta ao coração e aos pulmões, o sangue pobre em oxigênio. A saúde de nosso sistema capilar é importante. Os capilares, os músculos, microscópicos vasos abastecem cada uma das 65 bilhões de células. O sangue rico em oxigênio é bombeado pelo coração até a periferia via sistema arterial. Lá, as artérias se subdividem em arteríolas, pré-capilares e, finalmente, nos menores vasos de nosso corpo, os capilares, que são formados por camadas de células epiteliais tubulares. Eles interligam artérias e veias e são o local das trocas de gases. Nos capilares o fluxo sanguíneo é bastante lento, que favorece o metabolismo.


Paredes porosas dos capilares
A fina parede capilar é porosa. Pelos poros, o corpo transfere as substâncias como oxigênio, água, sal e albuminas dos capilares para as células pelas membranas semi-permeáveis. Somente pequenos corpos sanguíneos e moléculas gigantes do plasma não conseguem passar por esses poros...
A remoção dos resíduos é feita via sistema venoso cujas veias estão providas de, assim chamadas, válvulas que tem por objetivo regular o refluxo do sangue. Nos anos 50 e 60 foi constatado (por Rohracher) que existem formações anatômicas nas vênulas e, mesmo na parte venosa dos capilares, que funcionam como válvulas.



Os capilares reagem à temperatura e lesões
Os capilares da epiderme são importantes para a regulagem da temperatura do corpo. Quando ela aumenta, há uma irrigação sanguínea maior na pele e, assim, o sangue pode esfriar-se na superfície corporal.
Ocorrendo um trauma dos sensíveis capilares, o sangue entra no tecido, ocasionando um hematoma. Para o tratamento de um estado agudo, os meios mais apropriados são o frio e/ou compressas. A hemoglobina nesse sangue perdido assume a coloração azul, porque o tecido retira dele o oxigênio. Se mais adiante a mancha fica verde ou amarela, isso se deve à bilirrubina, um subproduto da hemoglobina. Essa pigmentação anuncia a recomposição dos capilares lesados.



Como o oxigênio e o nitrogênio entram no sangue?
Oxigênio, nitrogênio e um dos produtos finais, o dióxido de carbono, movem-se como todos os gases, sempre na direção em que houver menos pressão do respectivo gás. Isto vale de maneira muito especial para a respiração no pulmão e na célula. O ar respirado contém em média, além de seus 21% de oxigênio e 78% de nitrogênio, mais de 1% de outros gases. Após a respiração, essa relação mantém-se igual nos alvéolos pulmonares.
Para que os efeitos do oxigênio e do nitrogênio sejam eficazes no sangue, há necessidade de um sistema de transporte eficiente. Este é representado pelos glóbulos vermelhos, pela hemoglobina, que é a “parte vermelha do sangue”. O oxigênio chega aos glóbulos vermelhos e liga-se à hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina pode ligar duas moléculas de oxigênio.



Capilares estreitos como causas de doenças
O fluxo sanguíneo nos menores vasos, os capilares, é uma questão complicada em todos os organismos de seres de sangue quente. O grande problema reside no fato de ser o diâmetro dos glóbulos vermelhos (eritrócitos) um pouco grande demais para os capilares, de forma que eles têm de “abrir seu caminho” em “fila indiana”, ou seja, um após o outro.
Para evitar que os glóbulos vermelhos de colem, foram desenvolvidos diversos mecanismos compensatórios. Os glóbulos vermelhos se repelem, devido à sua carga elétrica. Isso nem sempre funciona sem ressalvas. Diversas interferências podem ocasionar uma perda desta carga elétrica valiosa dos glóbulos vermelhos e, consequentemente, cria-se um caos, um verdadeiro “congestionamento” nos capilares. O sangue, então, flui mais devagar, transportando menos nutrientes e oxigênio à musculatura. Ao mesmo tempo, fica alterada a remoção dos resíduos de processo metabólico, os quais por falta de transporte acabam acumulando-se nos espaços intermediários das fibras musculares, ocasionando dores e enrijecimento de membros, quadro este, que faz parte da sintomatologia da fibromialgia.
Também diabetes tem seus efeitos sobre os capilares. A partir de 200 mg/dL de glicose no sangue há tanto açúcar nos capilares que o fluxo sanguíneos dos glóbulos vermelhos (velocidade do fluxo) diminui sensivelmente devido ao estreitamento dos capilares (como um congestionamento na saída de rodovias). Na marca de 300 mg/dL o sangue nos capilares já está parado. Abrem-se então ligações de curto-circuito e o sangue flui ao lado de seu ponto de destino sem atingir o mesmo (rodovia com saída fechada).
No caso de diabetes não diagnosticada ou desregulada, o constante aumento de açúcar no sangue prejudica, preferencialmente, células que podem absorver glicose sem insulina. A essas células dependentes de insulina pertencem os vasos sanguíneos na retina ocular (denominadas células endoteliais) aquelas que revestem a retina, como um papel de parede. Com o prolongamento de diabetes, essas células são afetadas, morrem e têm de ser trocadas por novas células endoteliais. Infelizmente, esse processo de reparação nem sempre funciona, de maneira que, inicialmente, em algumas poucas partes e mais tarde em áreas sempre maiores, os menores capilares entram em colapso. O sangue já não flui mais por eles. Além do mais os capilares, cujas células endoteliais ainda vivem, mas já então alteradas, ficam permeáveis à passagem de componentes do sangue.
Nos locais da retina em que repousam grupos de capilares fechados, inicia-se a tentativa de formar novos vasos sanguíneos. Aparecem pequenos sacos vazios – microaneurismas – que podem ser detectados com o oftalmoscópio como pequenas manchas vermelhas. São os primeiros sinais visíveis de que a diabetes afetou a retina.
Se campos maiores dos capilares estão fechados, esta procura compensar a evolução do déficit de oxigênio com a formação de novos vasos. Essa tentativa é, no entanto, fatal, porque os vasos recém-formados são muito quebradiços e penetram no corpo vítreo localizado diante da retina. Aí ocorre um leve sangramento. Se esse sangramento acontece diante do campo de maior acuidade visual – a mácula -, o paciente é acometido de cegueira aguda..



A formação de novos capilares no câncer (angiogênese)
Nos tumores cancerosos, também se observam quão importantes são os capilares. Uma das causas principais de tumores é o colapso do suprimento de oxigênio nas células. Nesse caso, os capilares são estreitos ou fechados, De acordo com Otto Warburg, alemão laureado com o Prêmio Nobel, na falta de suprimento de oxigênio, as células são levadas ao processo de fermentação celular, o que cria muito mais energia do que o abastecimento natural, normal e sadio das células com oxigênio. Como a fermentação celular fornece mais energia, estas células recebem assim uma força que pode ocasionar uma multiplicação mais rápida e incontrolável das células o que denominamos câncer.
Na falta de oxigênio, a natureza procura uma compensação imediata e novos capilares crescem nas áreas ameaçadas de tumor. Fala-se então de angiogênese. O conceito é de J. Folkmann (pesquisador de Harvard) e resultou do estudo da vascularização de tumores (com base nas pesquisas do Dr. Judah Folkmann, foi desenvolvido o ultra moderno quimioterápico de terapia alvo AVASTIN. Uma única dose de AVASTIN custa hoje em torno de R$ 10.000,00 ). A angiogênese tumoral significa, no entanto, quase que exclusivamente o crescimento de novos capilares. Ao atingir determinado tamanho, o tumor transmite sinais, os chamados “fatores de crescimento”, a receptores nas células endoteliais, situados sobre as paredes vasculares, estimulando a formação de novos capilares.
Esses novos capilares, infelizmente, são atingem todas as células subnutridas ou sem nutrição alguma, de maneira, que, frequentemente, o tumor não pode ser completamente paralisado, continuando por isso a favorecer sua existência. Normalmente esse processo natural da angiogênese tem uma função importante no organismo, como por exemplo no desenvolvimento embrionário, na menstruação e na cura de feridas. Nesses casos o papel da angiogênese é decisivo.


Capilares suprem o cérebro com oxigênio
Vinte por cento do oxigênio absorvido pelo organismo é transportado pelos capilares ao cérebro e lá consumidos. Se o suprimento de oxigênio não estiver assegurado ou for limitado por algum motivo, isso pode levar não apenas a alterações perceptíveis no desenvolvimento do cérebro, como também interferir negativamente na transmissão de impulsos cerebrais a outros órgãos, glândulas e músculos. Tais interferências podem pôr em risco o funcionamento de todo o organismo e também ocasionar, ao longo do tempo, danos irreversíveis. Células cerebrais mortas por falta de oxigênio não podem mais ser repostas.



Organismo ácido deixa glóbulos vermelhos rígidos
Quando os glóbulos vermelhos se encontram em meio altamente ácido, os mesmos perdem a sua elasticidade. Esses corpos, normalmente, arredondados como pequenos tambores, não conseguem mais se alongar para poderem passar por capilares mais finos ou ultrafinos. Esta situação é denominada (Rigidez acidótica” (Dr. Worlitschek – “Praxis des Sãure-/Base-Hausgaltes”, S. 55). O resultado é um fornecimento reduzido de oxigênio e dos nutrientes para as células.

Principais causas do estreitamento dos capilares :
1. Alimentação errada
2. Mistura, nas refeições, de alimentos que não combinam
3. Fumar ativa ou passivamente
4. Álcool
5. Radiações
6. Certos produtos químicos e quimioterapia
7. Determinados vírus, baxctérias e parasitas
8. Falta de água
9. Notícias ruins, choque de conflitos, estress, tristeza, desgosto e insatisfação no lugar de trabalho
10. Mudanças Hormonais
11. Falta de exercício físico


Qual a função da aloe (babosa) nos capilares?
A aloe (babosa) pode restabelecer o diâmetro dos capilares estreitados, restabelecendo à sua forma original e sadia. As aberturas e os poros dos capilares são igualmente dilatados para os seus diâmetros normais e sadios, e os resíduos do metabolismo acumulados podem voltar a ser removidos normalmente, pelos capilares. Os espaços entre as células são novamente esvaziados. A aloe (babosa) pode ajudar nosso organismo a se livrar dos radicais livres.
Eu (Lidionete) acredito na cura de doenças através de mudança dos hábitos alimentares. Uma alimentação saudável ajuda a restabelecer o equlíbrio do organismo. Um organismo intoxicado não funciona da maneira que Deus planejou... A aloe (babosa) pode e muito ajudar nesta parte.
Aqui em casa, eu, meu marido e meus 3 filhos Bruno, Davi e Vitor, de 12, 10 e 8 anos, estamos fazendo uso deste maravilhoso recurso. Usamos o preparado de babosa como suplementos alimentar, conforme a receita do Frei Romano Zago .
Veja o link: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2009/05/babosa.html
Tomamos o preparado por 10 dias, depois damos uma pausa de uns 30 dias e voltamos a tomar novamente.
Segundo os livros que tenho pesquisado, a aloe (babosa) auxilia o organismo no restabelecimento de diversas doenças, entre elas: câncer (auxílio durante a radioterapia e a quimioterapia), AIDS, fibromialgia, diabetes, feridas (excelente cicatrizante e analgésico), acne, alegias, anemia, arteriosclerose, artrite, asma. arritmia cardíaca, inflamações da bexiga, derrame cerebral, doenças do coração, doenças dos olhos, doenças femininas, esclerose múltipla, rugas, gastrite, queimaduras, hemorróidas, hepatite, cirrose, impotência, lúpus, manchas na pele, problemas bucais, problemas capilares, psoríase, sinusite, úlceras, varizes, entre outras doenças.



Composição da aloe (babosa):
- Lignina – sua presença denota grande capacidade de penetração na pele humana
- Sapopinas – capacidade antisséptica e de limpeza e também agentes saponificantes
- Composto antraquinônico (agentes laxativos, agentes bactericidas valiosos e capacidade virucida): Aloína, barbaloína, isobarbaloína. glicosídio barbaloína, aloe emodin lemodin, ácido aloético, óleo etére, ácido crisofânico, ácido cinâmico, éster do ácido cinâmico, resistanóis.
- Ingredientes inorgânicos e minerais (elementos minerais no corpo humano, que interagem com certas vitaminas, co-enzimas e enzimas proteolíticas): cálcio, sódio, potássio, clorina, zinco, manganês, magnésio, cobre, cromo
- Vitaminas - Se o organismo se debilitar ou adoecer, sãs as vitaminas os primeiros elementos que necessitam ser repostos para que o organismo recobre a saúde): vitamina B1,niacinamida (niacim), vitamina B 2, Vitamina B6, vitamina C, vitamina E, colina, ácido fólico.
- Mucopolissacarídeos: celulose-glicoce, manose, ácido urânico, aldonentose e L.triarmose
- Enzimas (incluindo os grandes complexos proteolíticos, identificadas no gel da babosa): oxidase, catalase, amilase, celulase e a aliinase.
- Aminoácidos identificados no gel da babosa: lisina, treonina, valine, tionina, leucina, isoleucina, fenilanina, histidina, arginina, hidroxiprolina, ácido cuparático, serina, ácido glutâmico, prolina, glicerina, alanina, cistina e tirosina. Existem 22 aminoácidos que necessitam estar presentes no corpo humano saudável. Oito deles são considerados essenciais, porque podem fabricar outros aminoácidos no organismo. Na babosa são encontrados 20 dos 22 aminoácidos, bem como 7 dos 8 aminoácidos essenciais.

Nenhum laboratório farmacêutico do mundo consegue produzir sinteticamente algo que se aproxime do valor da aloe (babosa), para a vida humana.

A aloe (babosa) representa o vegetal mais completo e saudável dentre todas as espécies de vegetais. Um verdadeiro presente de Deus e da natureza.

9 comentários:

  1. Mto bom esse post...
    O que você sabe sobre a acção do aloe em um angioma"Port wine stain"?

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo seu contato!
    Li 5 livros sobre as propriedades medicinais da babosa e os efeitos positivos são sobre todo o organismo, independente do tipo de câncer.
    Em simples palavras, ela atua "desintoxicando" o organismo de toxinas e resíduos metabólicos (muitas vezes decorrentes do próprio tumor) e com isto restaura a circulação de oxigênio nos capilares e as células cancerígenas não conseguem se desenvolver na presença do oxigênio. A babosa é uma planta que contém dezenas de substâncias ativas que ajudam a equilibrar um organismo doente, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos, etc, etc.
    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  3. perabens lidionete,pela iniciativa de divulgação da babosa é uma planta fantastisca,sou fã incondicional,e assim já soube de inuméros casos de cura,sou criador do projeto ação natal verde,que distribui mudas de arvores e plantas medicinais grátis,já doamos centenas de mudas de babosa juntamente com a receita do frei romano zago

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Muito obrigada pelo comentário!
    Sou fã da babosa também, e uso para muitos fins. Tenho mais de 50 mudinhas em vasinhos, cuja finalidade é doar tbém.
    Temos que divulgar aquilo que acreditamos, experimentamos e nos fazem tão bem.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Olá Lindionete. Tenho uma cadela que etá com cancer de mama. Nenhum veterinario recomenda cirurgia mas o tumor já está bastante grande a poto de o veterinário dizer que tenho que esperar até o animal ter que ser sacrificado. Um amigo meu utilizou a babosa para um cacer de utero em sua cadela e a bichinha está curada após também ser diagnosticado pelo seu veterinário um caso sem solucao. A questão é: posso injetar a babosa diretamente no tumor do animal? Tenho pesquisado e nao encontro nada a respeito. Como nao tenho mais saida, estou peando seriamente nesta opçao. Por favor, se tiver conhecimento que possa me ajudar, ficaria muito grata.

    Patricia

    ResponderExcluir
  6. It's actually a great and useful piece oof info. I'm satisfied that you shared this useful info
    with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.


    Feel free to surf to my page; web page - -

    ResponderExcluir
  7. hop online for thousands of Taps, sinks, bathroom, kitchen and shower

    fixtures. FREE SHIPPING on most items. Same day shipping on in stock

    items.http://www.plumpinguk.co.uk/kitchen-taps/wall-mounted-taps.html

    ResponderExcluir
  8. This is an exquisite advancing age, any article, emphasizing practical and quality, but also the appearance of a very important consideration criteria. Basin tap certainly not backward, modern home space, http://www.cheaptap.co.uk/kitchen-taps-led-kitchen-taps-c-22_25.html is not just a practical tool, it can also transform himself into a work of art. Now designers draw inspiration from the tradition, through a new way to interpret the ordinary common equipment tap makeover. Break the conventional mode of operation, by twisting down spout control switch, simple and practical. This policy led to the intuition of similar rare in today's designs. At present, many kitchen sink taps water temperature can be adjusted independently, but now particularly good way to adjust the design and appearance off concept, both stylish.

    ResponderExcluir
  9. Sou consultor da Racco e o produto que mais vendo é o Aloe Life um suco da babosa. Excelente produto e eu já estou tomando e me sinto muito bem.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog